Oficina Brasil


Oficinas mecânicas investem em qualificação e infraestrutura para acompanhar avanços tecnológicos

Profissionais se especializam para atender as necessidades da área automotiva; oportunidades de formação serão apresentadas durante o Mundo Senai

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Para acompanhar as constantes inovações do mundo automotivo, muitas oficinas já se adaptam e fazem investimentos em qualificação e infraestrutura para fazer parte do mercado atual de reparação automotiva.

O empresário Celso Cordeiro, proprietário de uma oficina em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, realiza cursos de aperfeiçoamento e adquire equipamentos específicos para atender as necessidades dos clientes. “Se o mecânico não se aperfeiçoa, vai trocar só pastilha, lona de freio e rolamento. E, dependendo do carro, nem isso vai conseguir, porque nos mais novos as pastilhas de freio têm que ser liberadas através de um scanner. Então, se não souber mexer, pode estragar o automóvel por não ter ferramentas”.

Especialista em resolver problemas aparentemente sem solução, Celso repassa aos funcionários de sua empresa todos os conhecimentos que adquire, seja em aulas ou trocando informações com colegas do ramo por meio de um grupo criado no Skype. “Hoje, para ser mecânico, precisa entender de elétrica e eletrônica. Temos uma inovação diária muito grande, com transmissão de dados em alta velocidade e módulos se comunicando. Muita gente acha que conhece tudo isso, mas acaba danificando o veículo”, salienta.

Oportunidade
Para quem busca formação profissional no setor industrial, uma boa opção é conferir a 6ª edição do Mundo Senai, que acontece esta semana nas unidades brasileiras da entidade. Nos dias 21 e 22, serão promovidas atividades como palestras, mostras tecnológicas, minicursos e orientação profissional.

No Paraná, empresários do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa), que possui cursos em parceria com o Senai, participarão do evento. Em Curitiba, a programação contará com café temático sobre logística reversa; exposição de carros antigos; exposição e montagem de carros de rally; e exposição de carros do Clube do Fiat 147 – ambas as atrações da área automotiva estarão concentradas no Senai Boqueirão.

Nas cidades de Guarapuava, Ponta Grossa, Bandeirantes, Maringá, Paranavaí, Francisco Beltrão e Toledo, serão desenvolvidas ações como mostra de projetos de cursos técnicos em eletromecânica, eletrotécnica e automação industrial; mini aulas de mecânico de motocicletas; oficinas de metalmecânica, manutenção mecânica e manutenção automotiva; e cursos de mecânica básica.

Para consultar a programação completa, basta acessar: http://www.mundosenai.com.br/programacao.

Comentários