Oficina Brasil


UMA PROFISSÃO

EM ASCENSÃO...

Compartilhe
Por André Simões


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Desde a revolução industrial a conexão entre o ser humano e as máquinas se tornou cada vez mais intensa. Não temos dúvida que a profissão do reparador é um exemplo de uma relação que transcende a racionalidade e que se instala no coração deste profissional. 

Se analisarmos o passado, o reparador brasileiro protagonizou uma das maiores demonstrações de superação já presenciadas no âmbito das profissões.

Explicando melhor, em meados dos anos 90, com quase 100 anos da existência do automóvel, as modificações e tecnologias aplicadas pouco evoluíram. Porém, o advento da injeção eletrônica colocou todos esses mecânicos num desafio e tanto: Para continuarem reparando veículos, eles não só teriam que entender de “fios”, mas também de eletrônica. Um salto de conhecimento e desenvolvimento, quase impossível de ser praticado por aqueles homens.

Mas, para surpresa de todos, o nosso mecânico que não mexia em fios, mergulhou de cabeça em esquemas elétricos, leis de Ohm, Watt, Volt, Ampere, scanner e osciloscópio e etc., buscando mais conhecimento e se profissionalizando para essa nova realidade. 

À medida que os carros com “eletrônica” foram deixando as garantias das fabricantes e abandonando as concessionárias, os donos desses veículos encontraram um novo profissional, não era mais o mecânico, nem o autoelétrico, mas um ser que, superando todas as expectativas, absorveu conhecimentos, potencializou seu conhecimento e se capacitou a resolver as panes mais complexas desses veículos. 

Hoje, as tecnologias continuam evoluindo de forma impressionante e desgovernada, porém como o maior salto já foi dado, esses valorosos profissionais entenderam que para se manterem na profissão precisam incorporar em seu dia a dia o estudo e o contínuo desenvolvimento.

Hoje, como qualquer médico, dentista, engenheiro e outras profissões, o reparador precisa de constante aprimoramento.  

Você, reparador que está lendo essa edição de março de 2023, são responsáveis pela manutenção de mais de XX milhões de veículos, apenas considerando a linha leve e comercial leve.

Este montante representa mais de XX% da frota circulante do Brasil, e um movimento de mais de XXX bilhões de reais/ano. Ou seja, quem mantém o nosso país rodando são os reparadores brasileiros.  

O Grupo Oficina Brasil faz questão de sempre levar o melhor conteúdo para você reparador, seja em nosso Jornal, Facebook, Instagram, Site ou no nosso portal de treinamentos do Rota Oficina Brasil.

Tudo isso de forma gratuita, para que você possa se aperfeiçoar cada dia mais. 

E não podemos esquecer que este é o mês das mulheres, e o Oficina Brasil se orgulha de dizer que a maioria dos nossos profissionais são mulheres, todas cheia de fibra, garra e determinação. 

O Dia Internacional da Mulher, é a data da celebração das conquistas econômicas, políticas, sociais e do empoderamento das mulheres ao longo dos anos.

Sabemos que esse passado não foi fácil, mas como é revigorante saber que hoje vocês ocupam cada vez mais espaços. Espaços esses considerados predominantemente masculinos, ver vocês reparando carros, sendo donas de oficinas e até mesmo grandes empresárias no setor da reparação não tem preço. Isso demostra como nosso setor vem crescendo e se tornando cada ver mais diverso. 

Neste editorial, quero agradecer a todas as mulheres que me moldaram e ajudaram para crescer, são elas: Minha mãe, irmã e Esposa, que sempre estiveram comigo nos momentos mais difíceis e alegres da minha vida.

Além disso, vocês mulheres que estão diariamente na oficina, escrevendo um novo capítulo desta história, ocupando um espaço que é de vocês. 

Com todo esse passado de lutas e conquistas, como analisar o futuro? Em nossa perspectiva, vocês reparadores e reparadoras, se fazem cada vez mais essenciais, uma vez que pesquisas indicam que a preferência do consumidor é levar o veículo em oficinas independentes. Demostrando mais uma vez que o reparador sempre será crucial para nossa sociedade.  

André Simões

Comentários