Oficina Brasil


Cresceremos mais de 17%?

O PULSO DO AFTERMARKET está registrando até o dia 29 de outubro um aumento dos serviços nas oficinas da ordem de 15,20%. Considerando que as passagens devem acelerar em dezembro, esta incrível marca de crescimento fica dia a dia mais viável para 2022. As boas notícias para o mercado de reposição não param por aí como você pode conferir em mais este boletim exclusivo

Compartilhe
Por Equipe CINAU


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

O PULSO DO AFTERMARKET é produzido pela CINAU – Central de Inteligência Automotiva, unidade de pesquisa, BI-Business Intelligence e Consultoria do Grupo Oficina Brasil, uma empresa com atuação muito além da mídia e 100% focada no mercado de reposição.

Você que acompanha nossos informes mensais não deve estar surpreso, porém a pujança do mercado de reposição é algo que causa espanto até nos mais bem informados. O fato é que as oficinas estão cheias de serviços, os fornecedores e fabricantes de autopeças estão experimentando “o melhor ano de todos os tempos”.

Este fenômeno é explicado a exaustão com a “dissecação” realizada pelo PULSO DO AFTERMARKET no nascedouro da demanda de autopeças no mercado de reposição e que acontece no dia a dia das oficinas mecânicas.

O PULSO DO AFTERMARKET, além dos dados quantitativos (gráfico acima),  regularmente também traz uma séria de indicadores que são fruto da pesquisa qualitativa, que nesta edição aconteceu entre os dias 01 e 03 de novembro, ouviu 389 oficinas em todo o território nacional.

Depois da comprovação do crescimento quantitativo do gráfico acima e analisando a série de dados qualitativos adiante, colhidos pela equipe da CINAU, nos chama atenção a queda da percepção de falta de peças, que encontra o menor patamar desde o início de séria histórica em abril de 2020. Sendo esta a quarta medição em declínio, podemos afirmar com quase 100% de certeza de que o pior já passou e o abastecimento caminha para a normalidade.

Esta é uma ótima notícia para a cadeia “tradicional” de fornecedores, pois os hábitos de compra da oficina, ditados principalmente pela “produtividade”, indicam preferência absoluta pelos fornecedores de estabelecimentos de cimento e argamassa em detrimento ao mercado digital.

Por outro lado, quem trabalha com autopeças tem consciência do crescimento exponencial dos SKUs ou seja de aplicações da chamada “cauda longa” o que naturalmente faz elevar a percepção de falta de peças por parte das oficinas e manter os níveis de buscas no ambiente digital.

Aliás, a grande contribuição do “e-tailing” é no sentido de oferecer a oficina uma alternativa à crescente necessidade de compra de peças da cauda longa ou as chamadas “moscas brancas”. Em contrapartida sabemos de oficinas que estão desistindo de atender certos modelos de veículos pela dificuldade de obtenção de peças.  O que faz todo o sentido, pois em tempos de abundância de serviços as oficinas podem se dar ao luxo de escolher clientes. 

Nós da equipe do Oficina Brasil, CINAU e PULSO DO AFTERMARKET Sugerimos que você leitor realize a análise dos gráficos da pesquisa qualitativa e tire suas próprias conclusões.

CONCLUSÃO

Nosso objetivo sempre foi contribuir com a disseminação da informação no mercado de reposição e a criação deste PULSO DO AFTERMARKET, que é hoje o principal painel de indicadores do desempenho do aftermarket automotivo nacional, cumpre este papel.

Nesse sentido a equipe da CINAU fica à disposição dos profissionais atuantes em todos os elos da cadeia do mercado de reposição para responder dúvidas e atender eventuais demandas de pesquisas personalizadas para produtos específicos, afinal em 33 anos o Grupo Oficina Brasil criou a maior plataforma de comunicação/interação com as oficinas mecânicas no País. 

Nossa estrutura junto a mais de 71% das oficinas do Brasil é um mecanismo ainda inédito e capaz de prestar serviços de grande valor a empresas de todos os elos da cadeia do mercado de reposição.

Caso tenha interesse em conhecer melhor nossos serviços entre em contato no e-mail cinau@oficinabrasil.com.br .

Bons negócios e até o próximo mês com mais uma edição do PULSO DO AFTERMAR­KET

CANAL DIGITAL

 

Comentários