Oficina Brasil


BMW “New Class”, o primeiro sedã médio da marca que combinava linhas elegantes com prazer ao dirigir

O BMW 1500 criou o segmento de sedãs médio com veia esportiva, inicialmente tinha motor de 1,5 litro, ganhou notoriedade com variantes mais potentes.

Compartilhe
Por Anderson Nunes


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A espera durava em média meia hora. Esse foi o tempo que os visitantes tiveram que aguardar na fila do Salão do Automóvel de Frankfurt de 1961 para ver de perto o mais novo veículo da BMW – ou mesmo para acessar o interior, mesmo que por não mais que um minuto. “Qualquer pessoa que esteve na área de exposição sentiu-se atraída pelo estande da Bayerische Motoren Werke”, notaram os repórteres de uma revista automotiva alemã, “ou, para ser mais preciso, pelo novo carro de gama média da BMW que até então era um segredo interno bem guardado, mas agora estava à vista do público pela primeira vez no estande da marca”.

O BMW 1500 celebrava sua estreia mundial. No recinto, os visitantes podiam apreciar dois protótipos, um na tonalidade branca girava lentamente sobre uma plataforma fechada. A poucos metros de distância estava seu gêmeo, convidando os visitantes a tocá-lo e até mesmo a sentar-se ao volante. Qualquer um que conseguisse garantir um lugar em frente à barreira adjacente na altura dos joelhos teria uma visão desimpedida do sedã de quatro portas. 

Nem mesmo o elegante 3200 CS Coupé de oito cilindros que também estava exposto no evento chamava tanta a atenção quando o “Neue Klasse” (Nova Classe), nome dado à nova família de veículos. O termo Nova Classe referia-se à categoria de automóveis de 1,5 a 2 litros da qual a BMW estava ausente desde a Segunda Guerra Mundial. Além disso, a BMW visava atender à demanda do mercado que havia ficado sem um representante no segmento de veículos de médio porte, com a saída de linha do Borgward Isabella no ano anterior.

FUNCIONAL E ESPORTIVO 

Após passar por uma turbulenta crise financeira em meados anos de 1950 em que quase foi à falência, a BMW conseguiu reverter os prejuízos com o lançamento de uma gama de carros pequenos lançada no início da década de 1960 – o BMW Isetta, BMW 600, BMW 700. No outro extremo, a marca era representada pelos grandes sedãs de luxo, incluindo a linha 501/502/503, apelidada de ‘Anjos Barrocos’ na Alemanha. Essa lacuna na gama de modelos da BMW precisava ser preenchida. 

Após estudos a BMW vislumbrou um modelo que podia atender ao segmento de veículos médios e o projeto foi batizado de Neue Klasse (“nova classe”). Esse carro deveria ser funcional, confiável e esportivo. Também foi apontado no projeto que o veículo deveria oferecer um amplo espaço interno, porta-malas capaz de levar 600 litros, pensado para ser prático, do painel criado para não causar reflexos no para-brisa aos instrumentos circulares de fácil leitura.

Mesmo antes do slogan “Puro prazer de dirigir” ser concebido, os projetistas da casa bávara já tinham em mente oferecer ao motorista esta característica técnica que era sinônimo de BMW. O Neue Klasse representou o “renascimento do veículo esportivo de médio porte”, pois transplantou as características esportivas dos modelos BMW 326, BMW 327/28 e BMW 328 até a década de 1960. Esses modelos deram à marca BMW o seu aspecto inconfundível na década de 1930. A BMW não apenas preencheu um nicho em sua própria linha de modelos, mas também criou um segmento totalmente novo com modelos médios dotado de esportividade.

A BMW também se preparou para todos os estágios de fabricação do Neue Klasse, investindo na expansão da capacidade de produção com métodos de fabricação mais eficientes e mais qualificados. Isso incluiu a construção de um novo pavilhão na fábrica em Munique e a contratação de cerca de 3 mil trabalhadores. Também foi adotado um sistema de inspeção de qualidade em vários estágios que tornou possível resolver rapidamente os problemas que surgiram durante a produção.

UMA NOVA ERA PARA A BMW

A BMW começou as primeiras entregas do modelo 1500 em julho de 1962. O 1500 apresentava um visual elegante e funcional, além disso esse visual foi um afastamento das linhas clássicas e luxuosas dos BMW 501/502/503. Chamava a atenção os traços fluidos e com fortes vincos que percorriam toda a lateral, que deixaram uma impressão de esportividade. A BMW capturou perfeitamente a essência de estilo da época, e visto de alguns ângulos o sedã lembrava os carros italianos.

Todo o trabalha estético foi executado pela equipe do estilista chefe da BMW, Wilhelm Hofmeister, com a consultoria do designer italiano Giovanni Michelotti. As linhas eram limpas e modernas, com grade discreta ao estilo do BMW 507, enquanto a traseira se destacava pelas lanternas verticais integradas ao conjunto.

Há uma outra curiosidade sobre o desenho. Herbert Quandt, o principal acionista da BMW, foi um dos responsáveis por vários retoques na aparência do 1500. Após ver o protótipo, o executivo apontou que a grade de duplo rim cercada apenas por metal deixava a dianteira muito simples. A pedido dele, os designers colocaram o clássico duplo rim no centro, mas com uma grade horizontal que englobava também os faróis, enquanto as luzes dos piscas ficavam nas laterais na porção superior do para-lamas. Uma caraterística de estilo que perdurou por décadas nos veículos BMW.

A combinação de grade horizontal de duplo rim e faróis circulares não foi a única herança de estilo que o BMW 1500 deixou para os futuros carros da marca. O sedã estreou um detalhe que está em todos BMW até hoje: a famosa coluna traseira Hofmeister. A base da coluna C  era mais grossa e vinha acompanhada de uma pequena torção que fugia da mesmice e, de quebra, aumentava a rigidez torcional em uma parte sensível da estrutura de qualquer veículo. 

Internamente o BMW 1500 trazia um acabamento simples, com bancos de encostos baixos, revestidos em um tecido xadrez, esse mesmo revestimento estava presente nas forrações das portas. O painel de instrumentos continha somente os medidores necessários: à esquerda velocímetro, ao centro o relógio de horas e à direita os medidores de temperatura do líquido de arrefecimento e nível do tanque de combustível e luzes-espia. No centro estavam os comandos de ventilação da cabine e o volante apresentava dois raios. Já a curta alavanca de troca de marchas ficava posicionada no assoalho.  

MECÂNICA ESPORTIVA

O Puro Prazer de Dirigir acessível era o principal argumento de sedução do BMW 1500. O desempenho o destacava diante dos rivais desatualizados dos anos 60. Suas especificações técnicas chamavam a atenção: motor de 4 cilindros em linha, (82 x 71 mm, 1.499,8 cm³), 75 cv a 5.500 rpm, torque de 12 m.kgf a partir de 1.400 rpm, comando simples no cabeçote, virabrequim de 5 rolamentos. A suspensão dianteira era do tipo McPherson, na traseira independente, que apresentava molas helicoidais e braços semiarrastados articulados a partir de uma viga transversal que também sustentava a caixa do diferencial, e por fim freios a disco nas rodas dianteiras. Após sua apresentação, a BMW fez alguns ajustes mecânicos e o motor 1,5 litro passou a render 80 cv com o aumento da taxa de compressão.  

O BMW 1500 trouxe todo o aprendizado da fabricante no que diz respeito à resistência torcional da carroceria. De tão rígido, o modelo estava apto a receber motores mais fortes. Em 1963, por exemplo, o BMW 1500 foi substituído pelo BMW 1600. Não parou por aí – na verdade, seguiu-se toda uma série de variantes: BMW 1800 e 1800 TI, BMW 1800 TI/SA, BMW 2000, 2000 TI, 2000 tilux, 2000 tii.

Em 1964, dois modelos de 1,8 litro foram adicionados à linha, o 1800 de 90 cv e o 1800 ti, as duas últimas letras significam Turismo Internazionale, uma veia de competição que combinava com o novo motor 1,8 litro de 110 cv. O câmbio de quatro marchas tinha relações curtas para ajudar o sedã a ir de zero a 100 km/h em 11 segundos. Com a versão 2000 tii, lançada em 1969, também auxiliou a BMW a se tornar uma força motriz no segmento de carros esportivos, pois o modelo fornecia 130 cv.

Isto constituiu um desempenho que foi muito além do padrão para um veículo de médio porte de sua época.

Outra característica apreciada neste motor de quatro cilindros era seu bloco  extremamente reforçado, esse de trem de força prestaria bons serviços não apenas nos carros de passeio da marca. Batizado internamente de M10, o quatro cilindros serviu de base para várias aplicações de pista de corrida, entre elas, o 1,5 litro turbo usado na Fórmula 1 pela equipe Brabham BMW dos anos 80. Foi com esse propulsor de mais de 800 cv que Nelson Piquet ganhou o campeonato de F1 de 1983.

O Neue Klasse ajudou a BMW a se posicionar como fabricante de veículos esportivos e de uso diário. Isto refletiu-se nos números de vendas: só nos dez anos entre 1960 e 1970, as vendas de automóveis BMW triplicaram. No total, foram produzidas 339.814 unidades entre fevereiro de 1962 a janeiro de 1972. A Neue Klasse foi um enorme sucesso para a BMW. O Neue Klasse abriu o caminho para o futuro da marca e também para a chegada da futura Série 5, lançada em 1972.  

Comentários