Oficina Brasil


Gestão Aula 79 - Venda mais acessórios

Perder o medo de oferecer e mostrar vantagens de alguns acessórios vão ajudar na maior lucratividade da empresa, e quanto mais se tem opções de produtos e serviços, maior será o faturamento em acessórios na oficina

Compartilhe
Por Pedro Luiz Scopino


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A venda de acessórios vai incrementar o faturamento da sua empresa, seja ela pequena, média ou grande. Essa afirmação traz grande perspectiva para o aumento do faturamento das oficinas no Brasil. Isso é possível, bastar buscar ideias e fornecedores, e levar essa possibilidade ao seu cliente. Podem ser acessórios simples, como palhetas, limpa para-brisas, um odorizador, um acabamento, um spoiler, uma ponteira de escapamento, um farol auxiliar, enfim, são várias as possiblidades para os amantes de veículos e para as oficinas. Um exemplo bem interessante é, para quem trabalha com escapamento, a venda de ponteiras esportivas ou com detalhes que diferenciam de um sistema tradicional. A explicação é simples, o veículo vai funcionar corretamente com o novo sistema de escapamento, e não há necessidade de ter uma ponteira esportiva por exemplo. Mas a venda do acessório ponteira vai mudar o aspecto visual do veículo, ou o som do mesmo, e assim um acessório pode fazer uma grande diferença para o consumidor e melhor ainda para a empresa que vende.

VENDER MÃO DE OBRA E PEÇAS É SOMENTE O BÁSICO

Se você já trabalha na venda de peças e serviços pode perfeitamente aumentar o faturamento da empresa com a venda de acessórios aos clientes. O básico você já faz bem feito com toda a certeza. Agora você pode e deve aprender a vender mais para o mesmo cliente! Afinal de contas ele já está na oficina, ele já conhece e confia em seu trabalho, e o que deve ser feito? Deve haver uma preparação, treinamentos, análise de mercado e aplicação de métodos que visam à venda de acessórios. O faturamento individual em pequenos itens de baixo investimento pode ser muito grande quando comparado com outros, como peças ou outros itens. Por exemplo, a venda de um pneu, que é um item de prateleira, com grande concorrência, com pesquisas rápidas que o cliente pode fazer pela internet, com margens cada vez menores, pode deixar uma baixa lucratividade no item individual. Mas o complemento da venda de um pneu, com um jogo de calotas, que em si, não terá dificuldades em sua instalação, pode gerar uma lucratividade grande com base no investimento, aumentando o ticket médio e tornando a venda extra para o mesmo cliente, atingindo metas de faturamento que antes poderiam não estar no nível desejado.

A VENDA HONESTA É SEMPRE BEM-VINDA 

Alguns acessórios você pode colocar para venda, seja na recepção, seja na frente da oficina, em balcões, paredes, folders, redes sociais e site. E também pode implementar as vendas colocando esses itens dentro do seu check list de inspeção, assim os técnicos não esquecerão de incluir esses itens acessórios para aumentar as vendas. Quantas oficinas que não vemos venda de palhetas, vendas agregadas de acessórios, mas poderiam ter maior faturamento!

Você é um excelente vendedor! 

Vender serviços é uma dificuldade maior que muitos imaginam, só quem está dentro de uma oficina mecânica sabe do tamanho da responsabilidade em fazer um reparo bem feito, uma revisão no sistema de freios, o quanto é importante ter treinamentos e procedimentos em sistemas que podem afetar a segurança dos usuários dos veículos atendidos, e ainda ter que valorizar esses serviços e ter faturamento compatível. A venda de acessórios é um pouco mais fácil, pois gera o desejo por parte do cliente, o comprador. Para isso é necessário despertar o desejo. Crie essa vontade de adquirir acessórios que você pode e deve colocar para vender.

CONCLUSÃO

Vender mais para o mesmo cliente! Com certeza você amigo reparador e amiga reparadora já ouviu essa frase! E a venda de acessórios é uma das possibilidades diárias que podemos oferecer aos clientes que já estão na oficina com o seu veículo em manutenção, e também para chamar a atenção para isto, afinal serão mais vendas, e é necessário treinamento em vendas e abordagem do cliente, mas uma coisa é simples e facilmente aplicável, deixar visível esses acessórios, assim gera a curiosidade, que vai para o desejo ou necessidade que o cliente tem para comprar esse acessório para o seu carro. E quando a oficina vende acessórios pode muito naturalmente, ter o aumento de seu ticket médio. Quanto mais vendas teremos mais faturamento, e muitas vezes acessórios são mais fáceis de serem vendidos, e esses complementam vão ajudar no faturamento mensal da empresa. É um complemento de venda sempre muito bem-vindo!
Pensem nisso! Mas não se esqueçam, que além de ser mecânico, tem que ser gestor. Transforme a sua empresa em uma oficina forte! Faça a gestão da sua empresa, ela é muito importante e vital para a vida empresarial!

Comentários