Oficina Brasil


VW Nivus no Brasil, Taigo na Europa - é o carro brasileiro avaliado por nossos reparadores

Nivus Highline 200 TSI na cor cinza (mondstein gray) é um SUV classificado como sub- compacto, equipado com o motor de três cilindros turbo de 1 litro, o mesmo que equipa o Up TSI, mas a diferença está no câmbio

Compartilhe
Por Antônio Gaspar de Oliveira


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

O Nivus coloca a fábrica mais antiga da Volkswagen na América Latina em destaque mundial com o desenvolvimento e produção para o Brasil e para o mundo. Foram utilizadas as mais modernas ferramentas tecnológicas, possibilitando desenvolver o modelo de forma totalmente digital, sem a necessidade de montar um protótipo físico para analisar as formas e estrutura do novo carro.

Para quem não sabe, o modelo chegou na Europa com o nome Taigo e trazendo praticamente o mesmo visual, a não ser por algumas adaptações mais ao gosto do consumidor do velho continente.

Os SUVs compactos estão chegando com força no mercado e o Nivus é o mais espaçoso entre estes modelos. O veículo combina elementos de um SUV com linhas de um carro cupê e está entre os maiores no segmento de veículos pequenos.

A VW está utilizando a estratégia de fabricação modular MQB, que é compartilhada pelos modelos Polo, Virtus e T-Cross, além de adotar equipamentos que só estavam disponíveis em veículos de segmentos superiores.

Possui comprimento de 4.266 mm, largura de 1.757 mm, altura de 1.493 mm e 2.566 mm de distância entre-eixos. Mais um dos atrativos deste carro é o porta- malas espaçoso, com capacidade para 415 litros, permite a abertura da tampa através de um dos botões virtuais do VW Play.

O sistema de informações e entretenimento VW Play foi desenvolvido no Brasil e está sendo utilizado pelas demais fábricas da marca pelo mundo.

O sistema está presente em quase 70 países, depois da sua estreia aqui no Brasil no Nivus, está ganhando o mundo através das marcas Volkswagen e Skoda em países como a Rússia, Índia, Argentina, México, Espanha e estará disponível em seis idiomas. 

O VW Play disponibiliza o manual cognitivo integrado ao veículo e o Nivus foi o primeiro carro do mundo com este recurso, tem capacidade para ler praticamente todos os formatos de mídia, com excelente qualidade de áudio e facilidade de conectividade com smartphones, foi o primeiro carro do Brasil com espelhamento sem fio.

Como já deu para perceber, os carros atuais estão buscando mais apelos tecnológicos de informações, comunicação e diversão para agradar os novos compradores e as parte mecânica e eletrônica, que envolvem principalmente motor e câmbio, ficaram em um segundo plano, aquela fase de querer saber o que tem debaixo do capô já ficou para trás e só os reparadores ainda continuam interessados neste compartimento que gera bastante serviço para as oficinas.

Oficinas

Nikolaus Serviços Automotivos foi a primeira oficina a conhecer o Nivus para a Avaliação do Reparador, fica na região da Vila Mariana na capital paulista e tem um histórico interessante de parcerias com empresas multinacionais como a Precion Tune, Delphi e atualmente faz parte da Euro Repar e ZF [pro]Tech.

Fomos bem recebidos pelo Pedro e sua equipe, que já conhecem o jornal há bastante tempo e a satisfação em receber mais um carro para ser conhecido e avaliado. Percebemos que o interesse pelo carro se intensifica quando é colocado no elevador ou plataforma para ser visto por baixo. Deste ângulo é possível visualizar alguns componentes que precisam de mais manutenção pelo desgaste natural como freio e também a suspensão que sofre muito com os buracos nas ruas da cidade, que não são poucos.

No bairro ao lado, fomos visitar a Tokio Car Service na Av. do Cursino, 723 e o Ricardo nos recebeu junto com a sua equipe para participar da Avaliação do Reparador com o novo carro da VW.

A oficina do Ricardo já tem alguns anos, desde a década de 70 estão na atividade da reparação automotiva nos serviços de mecânica, elétrica e eletrônica, tem a bandeira Bosch Car Service. Na visão do Ricardo, a oficina atende clientes de carros particulares e de empresas, mas é preciso ter um cuidado especial com os clientes particulares para mantê-los, pois os clientes de empresas podem gerar um faturamento bom para a oficina, mas quando param de enviar carros, pode até comprometer a estrutura financeira da oficina. 

A terceira visita foi na oficina Nicola, na avenida Paulo Afonso, 574, no município de São Bernardo do Campo, na grande São Paulo, perto da fábrica da VW, é a oficina do Rafael que carrega o sobrenome ‘Cécere’, que revela um longo histórico desta família no setor da reparação automotiva.

A oficina Nicola sempre se destacou no mercado pela dedicação profissional do Rafael, que faz bem o que deve ser feito para que o carro seja reparado e o cliente sempre orientado sobre as condições dos serviços executados.

Esta dedicação vem desde os motores com carburadores, passando pela injeção eletrônica, reparos e preparação de motores e chegando até participar de campeonatos de arrancadas. Sem perder o foco, que é a reparação automotiva, a oficina Nicola e o profissional Rafael estão ‘vivos’ e resistindo bravamente aos desafios que a vida impõe a todos.

O conhecimento técnico acumulado durante décadas na reparação automotiva fez do Rafael um profissional capacitado e atualizado para atender os carros mais avançados e até o Nivus, que não revelou surpresa no motor que ele já conhecia pelas manutenções realizadas nos VW Up, que utiliza o mesmo motor.

Primeiras impressões

Para o Pedro da oficina Nikolaus, todo carro novo gera curiosidade e interesse em dirigir e saber alguma novidade sobre a mecânica e a eletrônica, que vai precisar de reparos durante a vida útil do veículo. A cor do carro já chama a atenção porque é uma cor nova e depois o desenho do carro também se destaca e isso já é o suficiente para querer conhecer o carro. Só ver o carro por fora não é o bastante, mas ver por dentro, sentar no banco do motorista, observar detalhes do painel, aumenta a vontade de acelerar o carro, que tem uma visão muito boa pela altura do carro em relação ao solo.

O Ricardo da Tókio Car Service ficou feliz pela oportunidade de participar da ‘Avaliação do Reparador’, com um carro que ele ainda não conhecia. Por ser um carro VW, o Ricardo já queria saber qual motor que equipa o Nivus. Essa curiosidade é natural, principalmente para quem faz manutenção nos automóveis e ao descobrir que o motor é o TSI 1.0, ele ficou mais tranquilo por ser um motor já conhecido e usado em outros modelos da marca.

O carro tem um desenho diferente e por dentro o que chama a atenção é o painel moderno, com muitos recursos para quem estiver dirigindo ou o para o passageiro. O Ricardo gostou das novidades do Volkswagen Nivus.

Na oficina Nicola, o Rafael, com sua visão mais apurada no desempenho dos carros, foi olhando ao redor e comentando sobre a cor e o desenho diferente do carro, a altura em relação ao solo, que agrada as pessoas por se sentirem em uma posição mais elevada que facilita a visibilidade nas ruas, mas ele queria mesmo era saber o que estava debaixo do capô, porque ele já tinha observado um adesivo na tampa do porta-malas com a informação ‘200TSI’.

Para o Rafael, as montadoras colocam carros no mercado para atender determinadas faixas de públicos e o Nivus tem um apelo de carro urbano, que vai ao encontro das necessidades de uma família, oferecendo conforto, espaço interno, segurança e desempenho.

Ao volante

Mesmo sendo mecânico e proprietário da oficina Nikolaus, o Pedro não deixou de lado o prazer de dirigir um carro novo e até esquecer por um instante a sua profissão para aproveitar ao máximo a oportunidade de conhecer o Nivus.

As saídas com o carro são bem ágeis devido ao conjunto composto pelo motor turbo de três cilindros e o câmbio automático que deixou o carro bem equilibrado e com muito conforto ao dirigir pelas ruas da cidade.

O Pedro até gostaria de dirigir mais o carro, mas passando pelas ruas bem conhecidas por ele, foi suficiente para ter uma ideia do que o carro oferece na parte de conforto, estabilidade e desempenho. A posição do volante e o painel multimídia com todas as informações do carro e muita conectividade completam o prazer de estar ao volante do Volkswagen Nivus. 

O Ricardo seguiu pelas ruas próximas da sua oficina e logo percebeu que o carro oferece bom desempenho e respostas rápidas, mesmo não sendo um carro pequeno. Para ele, a VW encontrou um equilíbrio entre conforto, tecnologia, espaço e agilidade com o lançamento do Nivus. Isso é exatamente o desejo de muitos clientes que buscam carros que não sejam muito grandes, mas que ofereçam vários recursos, porque este é o tipo de carro que certamente vai ser usado para levar crianças para a escola, ir ao trabalho e também viajar com a família com todo conforto e segurança.

O Rafael já conhecia o desempenho do motor 1.0 turbo que equipa o UP, mas logo percebeu a diferença de comportamento do Nivus que utiliza câmbio automático, isso deixou o carro mais dócil, até porque a proposta da VW foi esta mesma, pois quem vai se interessar pelo Nivus é um público diferente daquele que tem um UP.

Dirigindo e comentando sobre o carro, o Rafael falou sobre o equilíbrio entre o desempenho do motor e do câmbio que ficou na medida certa, tanto nas arrancadas como nas marchas mais altas. Parece coisa de detalhistas, mas o Nivus tem uma estratégia de manter a segunda marcha por mais tempo, subindo o giro do motor e passando para terceira marcha com velocidade e giro suficiente para garantir o bom desempenho, que passa a sensação de um carro que oferece agilidade no trânsito. Para um carro ‘família’, está bem acertado e quem for acelerar vai gostar muito.

Motor

O sistema de injeção direta de combustível e o turbocompressor contribuem com a geração de 128 cavalos de potência e 204 Nm de torque. Nossos três reparadores confirmaram que a manutenção básica deste motor 1.0 de três cilindros é fácil pelas localizações dos componentes. 

O acesso ao filtro de óleo é pela parte inferior do motor, como a troca do óleo é realizada por baixo, já aproveita que o filtro está bem do lado do cárter para fazer a substituição por um filtro novo, de qualidade e eficiência comprovada.

O óleo do motor é aquele que a montadora recomenda, esta informação está no manual do carro, o óleo de motor aprovado pela Volkswagen conforme a norma VW 508 88.

Caso não tenha o óleo de motor que atenda à norma VW 508 88, provisoriamente pode-se utilizar um óleo de motor que atenda às seguintes especificações: 

ACEA A3/B4 com classe de viscosidade SAE 0W 30, SAE 0W 40, SAE 5W 30, SAE 5W 40, SAE 10W 30 ou SAE 10W 40.

A troca do filtro de ar é realizada pela parte superior do motor e esta tarefa exige a remoção da mangueira de ar e depois remover alguns parafusos que prendem a caixa do filtro de ar. Para chegar no filtro de ar, ainda é necessário remover mais alguns parafusos, com a caixa do filtro ar aberta, é só fazer a troca e o processo de montagem é na sequência inversa.

O filtro de combustível está na parte inferior do carro, no lado direito do tanque de combustível, sua troca é rápida, bastando apenas soltar os dois engates das extremidades do filtro para liberar as mangueiras. Cuidado com a pressão de combustível que ainda pode permanecer no circuito. 

Outro cuidado que o Rafael comentou é sobre o sistema de alta pressão de combustível. Para quem está acostumado a trabalhar com veículos que o motor necessita de um sistema de injeção combustível com pressão em torno de três bares, no Nivus esta pressão salta para 120 e pode variar até 250 bares.

O 1.0 TSI é o menor motor da família EA211 e é fabricado na unidade de São Carlos, interior do estado de São Paulo. A Volkswagen introduziu o motor em 2015 como mais um passo de sua estratégia de downsizing (redução do tamanho do motor). 

O bloco do motor é feito de liga de alumínio fundido, possui virabrequim em aço forjado com mancais de 45 mm e mancais da biela de 47,1 mm, que permitem a redução de vibração e atrito. Com as massas móveis otimizadas das bielas forjadas, pistões de alumínio, o amortecedor de vibração exclusivo e o volante com furos, foi possível eliminar o eixo de balanceamento, mesmo considerando o projeto do motor de 3 cilindros.

O cabeçote é fabricado em alumínio com coletor de escape integrado, assim os gases quentes de escape ajudam o motor a aquecer rapidamente. Possui 4 válvulas por cilindro (total de 12 válvulas). As válvulas são acionadas através de balancins de roletes e são equipadas com compensadores hidráulicos, tudo isso é acionado pelos dois comandos de válvulas movidos por uma correia dentada. 

Para completar o sucesso do motor 1.0 TSI, temos o turbocompressor com o wastegate controlado eletronicamente, resfriador do ar de admissão que é refrigerado pelo líquido de arrefecimento do motor e o coletor de admissão compacto é feito de plástico. O conversor catalítico está acoplado atrás do turbocompressor, que reduz ainda mais as emissões de gases poluentes.

Transmissão

A transmissão automática de seis marchas é fabricada pela conhecida empresa japonesa Aisin com o código TF-60SN. Este câmbio foi inicialmente usado pela Audi com o código AQ250-6F, com o código de serviço 09G.

É uma transmissão de 6 velocidades com controles eletro-hidráulicos e conversor de torque hidrodinâmico. O fluido recomendado é o G 052 025 A2, Esso JWS 3309, com capacidade de 7.0 litros.

Nossos reparadores perceberam, ao dirigir o Nivus, que a transmissão automática tem um desempenho compatível com o motor 1.0 turbo, tornando a dirigibilidade suave e segura. Deu até para perceber que a segunda marcha está configurada para atuar por mais tempo, principalmente em trechos de subidas que exigem um esforço maior do conjunto ‘motor e câmbio’.

Suspensão, freios e direção 

A suspensão traseira do Nivus utiliza um eixo rígido no formato de ‘U’ invertido, que é o mesmo encontrado em outros modelos como o Virtus. O detalhe é que este tipo de suspensão tem apresentado problemas muitos sérios como as rachaduras longitudinais, a solução é a substituição completa do conjunto.

Nossos reparadores notaram um barulho de rolamento danificado no batente do amortecedor da suspensão dianteira e o rangido já induzia para um diagnóstico de substituição desta peça, pois isso é comum acontecer em carros utilizados em estradas com muitos buracos e com quilometragem alta.

Não deveria ser o caso do Nivus da Avaliação do Reparador porque a quilometragem estava muito baixa, além de ser um carro de imprensa que a VW disponibiliza para os repórteres nos testes e avaliações.

Diante desta situação de um barulho na suspensão dianteira de um carro novo, seria fácil condenar o componente indicando a sua substituição, mas não foi isso que aconteceu. Buscando informações em uma concessionária da marca, foi possível descobrir que este barulho é comum neste modelo de carro, durante o período de garantia. 

A solução que a VW recomenda para a rede de concessionárias é apenas soltar os parafusos que prendem esta peça, lubrificar com uma graxa especial, reapertar e o problema do barulho é solucionado, a VW não troca esta peça.

O sistema de freios dianteiro utiliza discos ventilados e na traseira tem um par de discos sólidos e quando são exigidos em condições de emergência, são capazes de fazer uma frenagem de 100 km/h até 0 em apenas 35,5 metros.

A direção elétrica contribui para uma dirigibilidade leve e confortável e durante manobras, é possível realizar um giro completo em apenas 10,9 metros.

Elétrica, eletrônica e conectividade 

As montadoras procuram atender às expectativas das pessoas que adquirem um carro novo, conforme o seu perfil. É natural que haja mudanças e no momento o que desperta o interesse durante a decisão de compra não é o motor e câmbio, mas é o que está no painel do carro e nas telas de LCD, isso envolve principalmente a conectividade e muita eletrônica. Um cuidado especial da VW está nos parafusos de aterramentos, que sextavados e com a extremidade arredondada.

Para os nossos reparadores que avaliaram o Nivus, é preciso ficar atento e se aperfeiçoar para atender esses clientes que estão cada vez mais conectados com os seus carros.

A lista de itens é bem ampla, porque é isso que o cliente quer de um carro novo.

Conforto

• Ar quente;

• Ar-condicionado;

• Ar-condicionado automático;

• Banco do motorista com ajuste de altura;

• Ajuste elétrico dos retrovisores;

• Câmbio automático;

• Chave presencial;

• Comando interno da tampa do tanque;

• Comando interno do porta-malas;

• Controle automático de velocidade;

• Controle de velocidade adaptativo

• Controle elétrico dos vidros dianteiros;

• Controle elétrico dos vidros traseiros;

• Direção assistida (motor elétrico);

• Faróis com acendimento automático;

• Limitador de velocidade;

• Limpador de para-brisa automático;

• Luz no porta-luvas;

• Luz no porta-malas;

• Retrovisor interno fotocrômico;

• Retrovisores rebatíveis eletricamente;

• Troca de marchas no volante;

• Zonas de ar-condicionado: 1.

Informação e entretenimento

• Computador de bordo;

• Conexão Bluetooth;

• Conexão USB;

• Conta-giros;

• Espelhamento da tela do celular;

• HD interno;

• Indicador de temperatura externa;

• Rádio;

• Termômetro da água do motor;

• Volante multifuncional.

Segurança

• Airbags de cortina;

• Airbags frontais;

• Airbags laterais;

• Alarme antifurto perimétrico;

• Alarme antifurto volumétrico;

• Alerta de colisão frontal;

• Assistente de partida em rampa;

• Câmera traseira para manobras;

• Controle de estabilidade;

• Controle de tração;

• Desembaçador do vidro traseiro;

• Faróis com refletores duplos;

• Faróis com regulagem de altura;

• Faróis de LED;

• Faróis de neblina;

• Freios ABS;

• Frenagem automática de emergência;

• Frenagem automática em manobras;

• Indicador de fadiga;

• Limpador e lavador do vidro traseiro;

• Luzes de condução diurna;

• Monitoramento de pressão dos pneus;

• Repetidores laterais das luzes de direção;

• Sensores de estacionamento dianteiro;

• Sensores de estacionamento traseiro;

• Travamento central das portas.

Peças de reposição

Realmente nós temos um carro novo no mercado, afirmaram os nossos reparadores, Rafael, Ricardo e o Pedro, mas alguns componentes já são conhecidos como o motor e o câmbio, porque equipam modelos que já estão há mais tempo nas ruas.  Como o carro é novo, as manutenções ficam restritas e se concentram nas trocas de filtros, óleo e outros líquidos.

Estas peças de motor, incluindo bobinas e velas de ignição, são fáceis de encontrar no mercado de reposição, isso é bom para o cliente e para a oficina que tem mais agilidade para compras e até pode pesquisar preços melhores em alguns fornecedores, sem esquecer de consultar o preço que a concessionária está praticando para ter uma referência.

O Ricardo e o Pedro comentaram que o cliente sempre quer que o serviço seja realizado no menor tempo possível, mas para isso é preciso ter acesso fácil às peças. Um exemplo de serviço que não é demorado é a troca do óleo e do filtro e também o filtro de combustível que precisa destravar os engates rápidos da linha de combustível e soltar o suporte que prende o filtro.

Para o Rafael, a cada cliente que chega para fazer um orçamento ou já pede para fazer o serviço, é preciso agilizar as peças e ficar atento aos preços para não fazer um orçamento com preço errado e evitar fechar o orçamento sem ter a certeza que vai encontrar as peças para comprar, já que é impossível manter estoque da oficina com tanta variedade de carros que entram para fazer serviços. 

A observação fica para as peças de acabamento e componentes externos como faróis, lanternas e latarias, que ainda ficamos dependentes das concessionárias para o fornecimento.

Recomendações

Ricardo: Sempre ouvir atentamente o que o cliente tem a dizer sobre o problema do carro e se possível, fazer um teste junto com ele para comprovar o serviço solicitado. No caso de carros novos como o Nivus, fica mais difícil quando não se conhece o carro e é nesta condição que devemos ficar mais atentos antes de fechar o orçamento.

Pedro: A VW mantém uma tradição de instalar o mesmo tipo de motor em vários modelos da marca. Para as oficinas é muito bom porque facilita na hora das manutenções, mas é preciso saber qual mecânica está em cada carro, isso já dificulta um pouco. Quando o Jornal Oficina Brasil traz um carro para avaliação, além de ser uma satisfação de atender, também é uma grande oportunidade para a equipe da oficina aprender juntos. Como são muitos carros lançados por ano, as oficinas acabam atendendo carros que ainda não conhecem e é neste momento que é preciso usar toda a experiência para atender bem o cliente, mesmo não conhecendo o carro e ser sincero com ele, informando que vai verificar a possibilidade de atender ou não, dependendo do tipo de serviço.

Rafael: Usa seu conhecimento e cautela quando o carro é novo, mesmo no caso do Nivus que usa uma plataforma compartilhada com vários modelos que já estão no mercado, o motor e câmbio também já são conhecidos, mesmo assim não podemos baixar a guarda e passar toda segurança para o cliente sobre o serviço que será executado. Quando o cliente deixa o carro na oficina é porque de alguma maneira ele sabe e deseja que o serviço seja bem feito. Ele quer o carro em ordem e conta com serviços e peças de qualidade, por isso que é importante ter a certeza que a peça é de confiança. Não compensa correr riscos aplicando peças de qualidade e procedência duvidosa, é melhor ganhar menos e ter tranquilidade e uma clientela satisfeita. 

Comentários