Oficina Brasil


2023, um ano com o dobro de oportunidades

Analisando os últimos 5 anos, jamais pensaríamos que íamos passar por tanta coisa. De lá pra cá, enfrentamos crises políticas, econômicas, sociais e sanitárias. Todavia, nosso aftermarket se mostrou resiliente e mais forte do que nunca. Agora, estamos diante de um novo ano, com 365 dias à frente, repleto de oportunidades e desafios.

Compartilhe
Por Grupo Oficina Brasil


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

 

Nossa indústria sempre se beneficiou das crises, pois a reparação automotiva funciona como um “bem insubstituível”. Claro que existem gargalos, como falta de peças, embalagens, inflação etc., porém toda essa gama de dificuldades não foram capazes de comprometer um vigoroso crescimento, como comprova o PULSO DO AFTERMARKET.

É nesse clima que começamos mais um ano, que com toda certeza será o ano das oportunidades, de tomar atitudes mais arrojadas e ousadas, em que todos os executivos, empresários e empreendedores atuantes no mercado de reposição devem procurar apurar, com a maior precisão, seu efetivo crescimento. Acontece que para muitos basta “crescer” e por isso comemoram este momento sem muitas críticas, o que é um risco, pois seus concorrentes podem ter crescido bem mais.

Para os tomadores de decisão que não se contentam com apenas ter crescido, a equipe da CINAU orienta que procurem aprofundar o estudo do comportamento da demanda de autopeças por linha de atuação. A diversidade da frota trouxe um novo desafio, pois as linhas de produtos cresceram individualmente e, mais do que nunca, é necessário entender os motivos e como manter esse crescimento saudável e longevo.

Nesta edição, trouxemos mais indicadores sobre o comportamento de compra das oficinas mecânicas. O balanço final do ano de 2022 mostra que o mercado de reposição de veículos leves e comerciais leves confirmou crescimento de 20,51% em comparação com os anos anteriores. Isso demonstra a força do aftermarket e confirma que em 2023, muito mais do que crescer, vamos alavancar o mercado de reposição, com informações que comprovam como e por que isso irá acontecer. Para as indústrias fica uma reflexão: Mais importante do que crescer é saber como a empresa posiciona o seu produto para atingir seus objetivos.

No filme “Lobo de Wall Street” de 2013, dirigido por Martin Scorsese, com roteiro de Terence Winter, conta a história de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) um corretor de ações em uma empresa estabelecida em Wall Street. Em uma das cenas do filme, Jordan simula a venda de uma caneta. Sem jeito, alguns deles tenta realçar as características da simples caneta, mas sem sucesso, até que um deles mostra solução do desafio proposto: ao invés de “dourar a caneta” ele cria a demanda: a necessidade pela caneta. Simples assim, oferta e demanda.

Este exemplo ilustra o cenário de inúmeras empresas, onde erram em muitas estratégias no mercado: vemos marcas focando no produto e não na necessidade do seu público. A demanda nasce na oficina, e quem pensa (estrategicamente) o portifólio de oferta é a indústria.

Para que haja sinergia e assertividade, entre oferta e demanda as indústrias precisam buscar dados/informações da base geradora de demanda (oficinas).

Na página xxxx a nossa pesquisa qualitativa traz informações sobre o hábito de consumo das oficinas mecânicas dentro e fora do meio digital. Pesquisas de mercado, princing, hábitos, tendências, são fundamentais para elevar os indicadores de Market Share das linhas de produto.

Sabemos que o mercado de reposição é carente por informações, mas o Oficina Brasil através do seu braço de inteligência de mercado CINAU, é capaz de trazer os dados que as indústrias necessitam para entendimento da demanda, sendo a luz da “verdade” sobre os dados.

Como gestores que identificam crises antes das ameaças, é prudente buscar todos os lados desse crescimento para entender se é um crescimento saudável. Pois, grande parte das indústrias crescem, e deixam de lado os estudos de mercado, informações, pricing, hábito de compras e etc. Logo, ficam sem entender a percepção sobre seus produtos e esquecem do principal foco que é a construção de marca.

Observando o desempenho de 2021 e 2022 prevemos um ano de alta volatilidade no aftermaket. historicamente quando há um aumento de serviços nas oficinas (passagens) a tendência é de crescimento no número de aberturas da mesma. Pressupomos um cenário de acomodação na quantidade de serviços com ligeiro crescimento.

Para concluir: Aproveite 2023, não deixe nenhuma oportunidade passar. Estude, análise e questione. Afinal, o aftermarket sempre favorece aqueles que buscam informação.

Comentários