Oficina Brasil


Fiat Lança o Novo Fastback Abarth, a versão envenenada do SUV

A linha Abarth no Brasil, divisão esportiva da Fiat, acaba de ganhar mais um modelo para fazer companhia ao pulse.

Compartilhe
Por Kaic Sales


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Trata-se da versão brava do Fastback, o suv com uma pegada de cupê acabou de receber o veneno da marca do escorpião, com nova suspensão, escape e mapas de acelerador e câmbio que foram calibradas para dar mais fôlego ao modelo.

Abarth

A Abarth foi criada por Carlo Abarth, um engenheiro, piloto de corridas e empresário nascido em Viena na Áustria, um verdadeiro apaixonado por corridas.

Ele fundou sua empresa em 1949, uma empresa especializada em preparações de alto desempenho para carros e peças de automóveis. Com a criação da marca, Carlo rapidamente se tornou um nome conhecido no mundo automobilístico por suas preparações de carros para competições.

Porém a Abarth ganhou sua notoriedade quando começou a modificar e aprimorar carros da Fiat para competições automobilísticas, tornando-os carros leves e simples em veículos mais potentes e aptos para o desempenho em corridas e isso foi um sucesso.

Em 1971, a Abarth se fundiu com o grupo Fiat e desde lá diversos carros foram desenvolvidos dentro da nova divisão de esportivos da marca.

A parceria foi de sucesso, conquistando inclusive inúmeras vitórias em competições de prestígio, incluindo o campeonato mundial de rali (wrc) no ano de 1977, foi campeão com um Fiat 131 Abarth, preparado pela equipe Abarth em parceria com a montadora de Turim, tornando assim um símbolo de alta performance e engenharia italiana de precisão.

Curiosidade, Carlo nasceu em 15 de novembro de 1908, sob o signo de escorpião. Ele escolheu o escorpião como símbolo para representar sua empresa e seus produtos de alto desempenho, refletindo a natureza feroz e apaixonada de seu trabalho no automobilismo, e desde lá a marca vem “envenenando” muitos carros por aí.

Fastback

O contato com a marca do escorpião e o Fastback já existia a algum tempo, quando a Fiat lançou o Fastback Limited edition turbo 270 Power by Abarth, com o mesmo motor 1.3 turbo de 185 cavalos e 27,5 kgfm de torque, mas a parceria com a Abarth ficava só nisso, no motor, ainda não sendo um carro com o DNA 100% esportivo.

A marca italiana então renova a linha de versões com o autêntico Fastback Abarth, seu suv compacto premium agora também é envenenado da cabeça aos pés.

O motor é o mesmo, mas algumas mudanças eletrônicas somam forças ao conjunto, de cara já tivemos um ganho de 5 segundos no zero a cem, que agora é de 7,6 segundos com etanol, e com velocidade final de 220 km/h, tudo isso graças aos novos mapas de aceleração e ajustes na transmissão.

Literalmente “feito sob medida”, o novo Fastback Abarth foi desenvolvido sobre a plataforma mla e teve ajustes específicos para o modelo, como a calibração do motor e do câmbio, levando a trocas mais rápidas e esportivas. Ele traz ainda uma dinâmica mais precisa, contando com uma direção mais direta, além de rodas mais largas (18”) e mais leves e pneus mais aderentes.

Desenvolvido e produzido no polo automotivo da Stellantis em Betim (mg), o novo Fastback Abarth mantém os traços que fazem sucesso no suv coupé, com um toque da direção provocante do escorpião mais famoso do mundo. Dispensando opcionais, traz ampla lista de equipamentos de série, como escapamento duplo esportivo, central multimídia de 10,1" com serviços conectados, paddle shifters, adas (sistemas avançados de assistência à direção), freio de mão eletrônico com auto hold e wireless charger (carregador por indução).

O Fastback Abarth usa o motor que em outro modelo é chamado de t270 e equipa outros modelos da Stellantis como Fiat Toro, Jeep Renegade, Compass e Commander.

Escape duplo bilateral

No seu início da marca Abarth, uma das principais alterações que Carlo Abarth realizava nos veículos era o sistema de exaustão, o escapamento, para ganhar potência; a Fiat resgatou isso e nessa versão temos um sistema de exaustão modificado que ganhou até um som mais agudo de carro esportivo com inclusive alguns pops (sons de estouros em reduções do motor)

Suspensão e direção

Já as suspensões passam a garantir mais estabilidade e dirigibilidade, com menor rolagem e menor altura de solo (5 mm a menos em relação ao Fiat Fastback comum). As molas ficaram mais rígidas e os amortecedores até 21% mais estáveis. Já a suspensão dianteira ganhou nova geometria, o que garantiu uma melhor dirigibilidade.

Como um verdadeiro suv, ele possui o vão livre do solo de 215mm, 20° de ângulo de entrada e 23° de saída. Aliás, comparado com o novo Fiat Fastback, o Abarth possui um tempo de resposta até 49% mais rápido, entregando mais esportividade. Possui câmbio automático de seis marchas e três modos de condução: normal, com foco em esportividade e conforto; manual, trazendo versatilidade e personalidade, e “Poison” (que significa veneno) exclusivo da marca, com resposta rápida e envenenada e muito mais fun-to-drive (divertido de dirigir), com isso a marca garante:

  • Tempo de resposta 49% mais rápido, entregando maior esportividade;
  • Rolagem da carroceria 8% menor, mantendo a altura de solo elevada de um suv;
  • Envelope de performance mais amplo permite atingir maiores acelerações lateral e longitudinal;

Desing e esportividade andam juntos.

Para o novo modelo foi desenvolvido um aerofólio e novo para-choque traseiro que funciona como difusores para reduzir o arrasto aerodinâmico (cx) em 1,4%, isso traz uma melhora significativa em relação aos números de aceleração e velocidade máxima, que anteriormente na versão comum do Fastback atingia 210 km/h de máxima, agora na versão Abarth chega aos seus 220 km/h e 80 a 120 km/h em 5,0 segundos, isso reforça o trabalho da marca com o modelo investindo não só em itens estéticos mas também funcionais.

Comentários