Oficina Brasil


Gestão Aula 81 - Datas especiais para jogar a isca!

São várias as datas especiais, como dia das mães, dia dos pais, das crianças, da mulher, natal, ano novo, e talvez o mais importante, data do aniversário do cliente, ações nestas datas podem fazer toda a diferença para a sua empresa!

Compartilhe
Por Pedro Luiz Scopino


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A ideia é muito simples, mas poucos praticam, aliás, quase nenhuma empresa tem comunicação com o cliente após ele deixar o estabelecimento comercial. Você mesmo gestor e gestora, quantas vezes pensando como um consumidor também, recebe um e-mail, um aviso nas redes sociais, uma mensagem da data de seu aniversário? Algumas vezes, mas com certeza, todas elas bem frias, ou seja, sem um contato humanizado por trás, mas sim um sistema automatizado em que a rede social avisou que era a data de seu aniversário. 

Utilizar isca é fundamental para trazer o cliente para a oficina

Vamos pensar em outras ações de grande volume, como anúncios em rádio, televisão, outdoor ou fazer 10.000 panfletos e distribuir no semáforo, qual a quantidade de clientes que chegarão até você com estas ações? Pesquisas de mercado colocam a marca de cerca de 3%, ou dependendo da região bem menos que isso. Agora se você lembrar do seu cliente em datas especiais, como final de ano com um cartão de feliz natal e próspero ano novo, ou no mês de seu aniversário, teremos algo muito mais humanizado, muito mais pessoal, e se for uma forma física, como um cartão enviado por correspondência, será uma forma diferente de fidelizar seu cliente.

Utilize o cadastro de clientes e pesque dentro de um aquário!

Dentro da gestão da empresa o que temos de maior valor é o cadastro dos seus clientes. Mas de que adianta ter o cadastro do cliente completo, com nome, endereço, data de nascimento, e-mail, telefones e simplesmente não usar para nada! Fazendo ações em datas especiais, utilizando o cadastro de seus clientes, estaremos fazendo uma ponte, uma ligação entre a empresa e o cliente, e cliente que é lembrado, sempre vai recorrer à sua empresa quando precisar. Vamos fazer um exercício simples, quando você pensa em um refrigerante por exemplo, qual vem primeiro à sua cabeça e pensamento? Aquele que sempre está aparecendo no programa que assisto, ou que é comentado na rádio que ouço. Na hora da manutenção de seu veículo, o cliente vai pensar primeiro em quem sempre faz contato com ele. E quando você usa o cadastro de clientes, é como pescar em um aquário, o seu aquário, afinal de contas, dentro desse aquário que é o cadastro de seus clientes, só tem peixe bom, os seus clientes!

Faça o cliente sempre lembrar de você!

Quantas vezes por dia você verifica os seus e-mails? 
Há anos atrás esta resposta seria “várias vezes ao dia”. 
E hoje, qual seria a resposta? Muitos podem responder que sequer mais leem e-mails. Esta é a nova realidade, é a velocidade da comunicação. Agora ao receber um cartão de aniversário, ou mesmo um cartão de final de ano de feliz natal e próspero ano novo, é algo diferente, especial, palpável, tangível e diferente! Vai fazer toda a diferença.

Conclusão

Existem várias formas de “chamar a atenção” de clientes ou de prováveis clientes. Podemos fazer um anúncio na rádio local, em outdoors, em vidros de ônibus, fazer uma panfletagem ou mesmo ou faixa no seu bairro. São várias as formas de divulgação, mas quanto em % você terá de retorno? A fidelização de clientes depende de você, amigo gestor e gestora. O atendimento e relacionamento com o seu cliente NÃO terminam ao ele efetuar o pagamento e sair da sua empresa.Manter clientes é muito mais barato e mais lucrativo a tentar conquistar novos clientes.O ticket médio é muito maior com clientes fidelizados a clientes novos, que ainda estão na fase de experimentador de sus serviços!
Pensem nisso! Mas não se esqueçam, que além de ser mecânico, tem que ser gestor. Transforme a sua empresa em uma oficina forte! Faça a gestão da sua empresa, ela é muito importante e vital para a vida empresarial!

Comentários