Oficina Brasil


Nakata revela qual o segredo para se destacar no mercado de reposição e suas novidades

Marcelo Tonon, Diretor Geral da Nakata Automotiva, destaca o crescimento da marca, a importância do reparador para o desenvolvimento da fabricante e comemora o crescimento da empresa

Compartilhe
Por Da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Fale um pouco de sua carreira, trajetória profissional e responsabilidades na Frasle Mobility.

Estou na Nakata há mais de 25 anos e tive a grata oportunidade de acompanhar desde 2004 todo o processo de evolução da empresa com a ampliação de portfólio e novas linhas de produtos que tornou a marca referência em componentes para suspensão no mercado reposição. Sempre atuei nas áreas de operações industriais e supply chain e gosto muito de estar próximo da minha equipe, procurando entender as dificuldades e dar espaço para que as pessoas possam desenvolver as suas habilidades da melhor forma possível, estabelecendo um diálogo franco e direto. 
Trabalhei no desenvolvimento de fornecedores na Ásia lá no começo desse processo. Foi uma experiência muito enriquecedora e uma grande escola para a vida que trouxe muito aprendizado sobre as diferentes culturas. 

Inaugurada há dois anos, o que representa a unidade Nakata de Extrema-MG para os planos estratégicos da marca?

A fábrica de amortecedores Nakata e o centro de distribuição Frasle Mobility de Extrema - MG é um novo marco para a empresa e representa não só a ampliação da manufatura no Brasil, mas também poder competir mundialmente. Foi projetado para sustentar o nosso plano de crescimento nos próximos anos, por isso, é o foco central de toda a nossa estratégia de desenvolvimento. A nova planta possui alta capacidade produtiva e modernos processos da indústria 4.0 e está integrada ao centro de distribuição, que foi ampliado para suportar a expansão dos negócios que concentra também a distribuição de outras marcas do grupo como Fras-le, Fremax e Controil, sendo atualizado com modernos processos de suplly chain para garantir agilidade no serviço de entregas.
A Nakata mostra mais uma vez que entende e está comprometida com o mercado de reposição, investindo em um projeto audacioso e que visa oferecer, primeiramente, agilidade no desenvolvimento e abastecimento de produtos, garantindo a peça certa, no lugar certo com amplo acesso ao mercado. O resultado de uma fábrica com equipamentos de última geração garante esta eficiência na produção, ganho de competividade e rapidez na entrega, suportando as necessidades atuais e novas demandas. A Nakata confia no potencial do mercado e na capacidade do Brasil em possuir centros de excelência de produção mundial, a exemplo de outras empresas do grupo.

Quais são as principais mudanças e resultados alcançados com a nova fábrica?

Em termos de tecnologia, a nova planta segue os preceitos do mais alto padrão de qualidade e inovação adotados em todas as plantas da Frasle Mobility ao redor do mundo, pois, desde 2020, a Nakata passou a fazer parte desse importante grupo brasileiro com atuação global. Com equipamentos avançados e processos da indústria 4.0, é possível dobrar a capacidade de produção, além de aumentar a eficiência para o desenvolvimento de novos produtos, assim como garante agilidade no setup da produção. 
A nova fábrica oferece efetivos ganhos em produtividade e com muitas oportunidades para atender demandas de médio e longo prazo, pensando lá na frente. O impacto é bem representativo e já estimando atender ás necessidades do nosso plano de negócios no futuro.

Quais são as práticas sustentáveis adotadas na fábrica de Extrema? 

Temos como compromisso a preocupação de minimizar impactos ambientais e garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para seus colaboradores. Para isso, seguimos à risca o Sistema de Gestão Integrado baseado nos requisitos das principais normas internacionais de qualidade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional, que atendem os padrões de certificações ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018, verificados durante auditorias feitas por órgão certificador. Inclusive, a mais recente certificação é a ISO 45001, criada a partir de dados da Organização Internacional do Trabalho, para atestar um Sistema de Gestão que elimine os perigos e minimize os riscos através de medidas preventivas e de proteção, proporcionando um local seguro e saudável.
Desta forma, promovemos não só o desenvolvimento contínuo, mas também oferecemos soluções cada vez melhores e inovadoras para o mercado de reposição, com diversidade de produtos para atender á complexidade de novos modelos de veículos, sejam leves, comerciais ou motopeças através de produtos e processos que atendem aos requisitos de qualidade, meio ambiente e segurança e saúde ocupacional. 

Quais são as projeções de crescimento da marca e há planos para exportação? 

O mercado de reposição no Brasil oferece boas perspectivas, a frota circulante evolui e a demanda para atender esses veículos também, isso é um movimento contínuo. O aftermaket evolui de forma estável e constante com crescimento pequeno. O mercado de veículos usados está aquecido nos últimos anos, gerando impacto na reposição porque o seminovo requer manutenção e quando este mercado está aquecido, a tendência é que as pessoas se preocupem mais em deixar o veículo em boas condições de uso, já que vão adiar a compra do zero quilômetro. 
Agora uma empresa da Frasle Mobility, a Nakata tem diversas oportunidades para expandir os negócios, para outras geografias, da América do Sul, juntamente com outras marcas da companhia, além de outros mercados que a Frasle Mobility já atua, como América do Norte, Ásia e Europa. 

A Nakata está preparada para atender aos veículos elétricos e híbridos?

Sem dúvida, é uma questão que estamos tratando com toda a importância que o tema merece até porque já há uma evolução desta frota eletrificada no Brasil, que cresceu 250% nos últimos anos. A Nakata está se preparando para atender esses novos modelos que trazem mais tecnologia embarcada, a nossa fábrica de amortecedores oferece todas as condições para atender, da melhor forma, todas as inovações que a indústria vem apresentando, assim como contamos com todo hub de inovação da Frasle Mobility.  

Em termos de linha de produtos quais são os segmentos que a Nakata abrangem atualmente? 

A Nakata vem ampliando constantemente a sua linha de produtos, com 70 anos de atuação, foi pioneira ao lançar o amortecedor pressurizado HG no Brasil na década de 80. Hoje, possui amplo portfólio com mais de 4.700 itens em constante evolução, reunindo linhas de suspensão, direção, freio e transmissão, tanto para carros, motos, quanto para caminhões e ônibus, com cobertura de quase 95% da frota de veículos. 
Entre as linhas de produtos lançadas recentemente, temos bomba de direção hidráulica para veículos leves e pesados para 84 aplicações, além de cabos de comando para motocicletas, como cabos de acelerador, embreagem, freios e velocímetro. São 52 itens para várias aplicações das marcas de motocicletas Honda, Yamaha e Suzuki.

Na sua opinião, o que realmente o mecânico leva em consideração no ato da compra da peça Nakata? 

O mercado de reposição tem características muito singulares aqui no Brasil, valorizando muito o relacionamento e a confiança. A cadeia produtiva estabelece vínculos baseados nesses conceitos porque a demanda surge na oficina e precisa ser atendida em menor tempo possível. O mecânico recorre ao parceiro varejista que tem já longo histórico de bom atendimento, pois sabe que terá as suas necessidades supridas. A escolha da marca também passa por uma série de fatores que são avaliados por essa cadeia, como disponibilidade, qualidade, atendimento, suporte pós-venda e serviços agregados para que os aplicadores se sintam seguros em usar o produto e saibam que podem contar com todo o esse respaldo que faz toda a diferença para ele que está ali vendendo o seu serviço ao dono do carro. A Nakata tem em seu DNA ser próxima ao mecânico para entender as suas dores e poder contribuir com soluções que possam melhorar o dia a dia na oficina, onde tudo acontece e reflete diretamente na fábrica. 

Como enxerga o papel dos mecânicos e de que forma a Nakata atua para atendê-los em suas necessidades?

Os mecânicos têm uma participação fundamental em todo o processo, são eles que abrem a caixinha e decidem sobre qual marca vão aplicar. 
A Nakata trabalha oferecendo soluções para proporcionar aos mecânicos a melhor experiência com a marca em todos os pontos de contato ao longo de sua jornada de consumo e reafirma o seu compromisso com o mercado em oferecer produtos de alta qualidade e portfólio variado com constantes lançamentos de componentes para as linhas de suspensão, direção, freio, transmissão e motor. Também atua de forma consistente e próxima dos clientes, ouvindo as suas necessidades e entregando soluções, que vão além do produto em si. Neste sentido, nosso serviço de atendimento ao cliente é referência no mercado porque conta com especialistas técnicos experientes que interpretam e resolvem todas as questões importantes para o dia a dia do reparador, disponível agora também pelo WhatsApp. Além disso, somos muito preocupados com a capacitação do mecânico e investimos constantemente em cursos on-line, e conteúdo técnico e de formação, distribuídos em diversos canais digitais em variados formatos para que ele possa aprender um pouco mais todos os dias, da forma que preferir.  O Instagram Feras da Oficina Nakata reúne todos os serviços e conteúdo em um só lugar: informação técnica, vídeos explicativos de manutenção, novidades do mundo automotivo e dicas de carreira e atendimento. Assim, procuramos unir qualidade, conforto e conveniência para auxiliar o dia a dia do mecânico em um mercado cada vez mais dinâmico e exigente. 

Deixe uma mensagem aos mecânicos. 

Construímos toda a nossa trajetória com foco e dedicação no aftermarket. Com isso, ficamos muito singulares e temos como propósito tornar a vida dos nossos clientes mais fácil para que possam ter a tranquilidade que a Nakata vai sempre oferecer apoio em todas as situações. Trabalhamos para oferecer soluções completas e poder proporcionar as melhores experiências aos clientes.

Comentários