Oficina Brasil


LANÇAMENTO - Jeep Grand Cherokee 4xe

O clássico SUV está de volta ao Brasil agora com propulsão híbrida

Compartilhe
Por Kaic Sales


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

O Jeep Grand Cherokee foi oficialmente apresentado ao público e à imprensa em 6 de janeiro de 1992, durante o Salão Internacional do Automóvel da América do Norte, em Detroit-Michigan. Este evento marcou a estreia do Grand Cherokee, e ele foi lançado como um veículo totalmente novo da Jeep, projetado para se destacar no mercado de SUVs.

O Jeep Grand Cherokee é um veículo utilitário esportivo (SUV) de médio porte fabricado pela Jeep, uma divisão da Stellantis (anteriormente parte da Fiat Chrysler Automobiles). A história do Grand Cherokee remonta ao final da década de 1980 e envolve várias gerações e evoluções ao longo dos anos, suas gerações se dividiram em seus 30 anos de história

Em sua primeira geração estreava em um veículo de tração nas quatro rodas com uma variedade de opções de motores, incluindo um seis cilindros em linha e um V8. A primeira geração do Grand Cherokee estabeleceu a base para o sucesso futuro do modelo, que não perdeu suas características e reputação sólida ao longo dos anos por sua capacidade off-road, luxo e versatilidade.

A Jeep é uma marca com presença consolidada no Brasil, Renegade e Compass são ótimos exemplos disso, e o Grand Cherokee sempre foi um dos modelos mais emblemáticos da marca, atraindo compradores em busca de um SUV de luxo com capacidade off-road. No Brasil, o Jeep Grand Cherokee sempre foi uma opção de luxo, muitas vezes competindo com veículos de marcas premium devido ao seu preço relativamente alto, e dessa vez não será diferente, já que o modelo chega ao país com o valor de R$ 569.990,00, sendo assim posicionado para ser o carro topo da linha da marca Jeep no Brasil, consolidando o melhor que ela pode oferecer e trazendo sofisticação aliada ao melhor off-road!

Na sua 5ª geração O Grand Cherokee chega ao Brasil apenas na versão 4xe, sendo mais um integrante da família de modelos eletrificados da Jeep no Brasil (em que já existe O Compass 4xe) incorporando os pilares da marca: liberdade e sustentabilidade. A sua tecnologia 4xe aumenta a diversão, a liberdade e a aventura, ao mesmo tempo que proporciona desempenho, capacidade, economia de combustível e respeito pelo ambiente.

MOTORES

O Grand Cherokee une o melhor dos dois mundos atualmente: um motor a combustão e um elétrico. Nessa versão escolhida pela Jeep para ser comercializada no Brasil utiliza um motor a combustão 2.0L turbo a gasolina com injeção direta (diferente dos motores e 3.6L V6 5.7L V8 HEMI que equipam versões fora do país), junto de 2 motores elétricos de alta tensão, obtendo assim uma potência combinada de 380 cv e 637Nm de torque combinado que leva a Grand Cherokee de 0 a 100 KM/H em 6,3 segundos.

Os motores estão divididos no eixo dianteiro e traseiro, o de combustão interna é de posiciona-me longitudinal, que é quando ele fica posicionado paralelamente ao comprimento do veículo, pois por meio de um eixo cardã realiza a transferência de força para as rodas motrizes traseiras assim como por meio de um diferencial traciona as dianteiras.

Os pares de motores elétricos estão separados, o da dianteira, segundo a Jeep, faz o auxílio de potência do motor a combustão, já o traseiro, que possui maior potência, propulsiona as rodas traseiras, tudo isso sendo controlado pelas centrais eletrônicas de comandos levando em consideração os modos de condução e demanda do motorista.

  • E SAVE - O modo E Save coloca o motor a combustão para funcionar 100% e economiza a energia da bateria para as aventuras na estrada.
  • HYBRID - O Modo Híbrido combina as forças do motor turbo e do motor elétrico. Esta combinação eficiente fornece potência máxima, torque instantâneo e aceleração máxima.
  • ELECTRIC - No modo elétrico, a emissão é quase zero, privilegiando o uso dos motores elétricos. Além disto, proporciona a força do torque instantâneo que a tecnologia eletrificada possui.

A tração pode ser escolhida pelos motoristas pelo Seletor de terrenos 4xe (Select-Terrain System), no qual você pode escolher diversos modos da Tração 4x4 Jeep com 4WD LOCK e 4WD LOW.

AUTONOMIA E CONSUMO

De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in obteve a classificação “A”, com consumo de 19,3 km/l equivalente, tanto em uso urbano quanto em rodovia. Em modo 100% elétrico, tem uma autonomia de 29km pelo ciclo do INMETRO. Lembrando sempre que esses valores podem variar muito por diversos motivos como estilo de condução do motorista, elevação do trecho percorrido (lugares com muitos morros por exemplo), temperatura externa e carga do veículo.

O modelo conta com tanque de combustível de 72 litros e tempo de carregamento de 2 horas e meia.

Comentários