Oficina Brasil


IQA apresenta os principais temas que irá discutir no 8º Fórum de qualidade

Com a percepção da sociedade sobre a sustentabilidade em pauta, a conferência trará temas como descarbonização, impactos ambientais, tecnologia, entre outros

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Preocupado com os movimentos e desafios da cadeia automotiva nos próximos anos, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva irá reunir, no dia 20 de setembro, a partir das 8h, no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo (SP), os profissionais da área com o intuito de discutir os principais desafios sustentáveis no futuro com base no que o cenário atual apresenta.

Após dois anos sem realizar o evento devido à pandemia do Covid-19, o evento retorna ao modelo presencial com o tema principal: “Susten­tabilidade ESG e Qualidade Automotiva: Mu­danças na Cadeia de Valor e Percepções da Sociedade”.

Pautas como a descarbonização, os impactos ambientais, a tecnologia e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estarão em evidência.

Alexandre Xavier, superintendente do IQA, afirma: “A escolha do tema está diretamente ligada à importância da sustentabilidade para o setor automotivo atualmente. É preciso disseminar informações que apoiem todas as organizações do setor, seja a indústria, o comércio, os serviços, a enfrentarem esses desafios e potencializarem os seus resultados”.

A sustentabilidade não está ligada apenas ao uso de veículos híbridos ou elétricos, mas também ao uso de diversas formas de locomoção e a maneira como as cidades se adaptam para receber essas mudanças, seja com semáforos inteligentes, faixas específicas para transporte público e carros híbridos ou com o estímulo à carona. Ao introduzir o debate em torno de um conceito, o IQA busca ratificar a importância do tema para a melhoria da qualidade de vida de todos.

Xavier acrescenta: “Discutiremos diversos aspectos que fazem o cruzamento da qualidade e seus profissionais aos desafios ESG. Vamos debater quais são os impactos em cada elo da cadeia produtiva. Qual o papel das organizações e dos profissionais da qualidade perante esses desafios? Onde temos que nos atualizar, o que precisamos conhecer e quais serão os caminhos do futuro?”, completou. 

A abertura do 8º Fórum IQA da Qualidade Automotiva, que acontece na Vila Clementino, na Zona Sul da capital paulista, será às 9h. Antes do início das atividades, após passarem pelo credenciamento, os participantes receberão um café de boas-vindas. Já às 12h haverá uma pausa para o almoço. O encerramento está previsto para as 16h. 

Durante a conferência, também, será realizada a cerimônia de premiação do segundo Prêmio da Qualidade IQA, que este ano contou com duas categorias de inscrição: “Qualidade no Processo Produtivo” e “Qualidade na Inovação e Novas Tecnologias”.

Claudio Moyses, Diretor-presidente do IQA, comemora o sucesso do evento e afirma: “Após o sucesso da primeira edição (2021), o Prêmio da Qualidade IQA veio para ficar. Nesta segunda edição foi incluída uma nova categoria: “Qualidade na Inovação e Novas Tecnologias”, que tem como objetivo a consolidação do Prêmio e sua importância para o setor, explica sobre a relevância da premiação.

O Prêmio mantém o foco na excelência da aplicação da metodologia e nas pessoas que fazem parte do processo e reconhece quem agrega valor à qualidade da indústria automotiva nacional, além de transformar e impactar positivamente o setor com soluções inovadoras. 

Moyses acrescenta: “Ser o curador deste Prêmio tão importante permite ao IQA manter o propósito de relevância para o setor, ao mesmo tempo em que promove a qualidade, a competitividade e a sustentabilidade do universo automotivo, agregando valor à sociedade e orgulhando seus colaboradores e entidades parceiras”. 

Comentários