Oficina Brasil


NOVO RENAULT KANGOO E-TECH 100% ELÉTRICO CHEGA AO BRASIL

Custo por quilômetro rodado de R$ 0,15 e revisões 45% mais baratas que modelo similar térmico em um período de 60 mil km

Compartilhe
Por Da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A Renault lança no Brasil a nova geração do Kangoo E-Tech 100% elétrico. O modelo, primeiro veículo comercial elétrico vendido no Brasil e que chegou ao mercado em 2013, contribuiu com o pioneirismo da Renault no segmento, sendo a base para o desenvolvimento de soluções para clientes profissionais, evolução da rede 100% E-Tech, além de auxiliar na construção da estratégia de pós-vendas de veículos elétricos adotada pela Renault atualmente.

O novo Kangoo E-Tech traz a solução de mobilidade elétrica para empresas que têm objetivos de redução do impacto ambiental, por meio da eletrificação da frota, e chega com a proposta de oferecer uma entrega ágil e 100% elétrica, trazendo praticidade, segurança e baixo custo por quilômetro rodado.

Com mais de 4,4 milhões de unidades produzidas em 50 países em todo o mundo, o Kangoo é o veículo mais vendido do segmento na versão elétrica desde 2011. No Brasil, foi o pioneiro do segmento de veículos comerciais elétricos.

“O Kangoo é um veículo emblemático para a Renault em todo mundo e, no Brasil, sua versão elétrica é reconhecida por grandes empresas que buscam atingir seus objetivos de descarbonização por sua praticidade, baixo custo de operação e por todo o suporte que a marca oferece, por meio de sua Rede Pro+. Essa nova geração do modelo chega ao mercado para consolidar essa trajetória de sucesso”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

Entrega ágil e 100% elétrica

O novo Kangoo E-Tech 100% elétrico vem equipado com um motor de 90 kW (120 cv) e 25 kgfm (245 Nm) de torque instantâneo para uma experiência de condução suave e sem stress em todas as circunstâncias.

Graças à sua nova bateria de íons de lítio de 45 kWh, composta por oito módulos independentes e facilmente reparáveis, o novo Kangoo E-Tech 100% elétrico possui

autonomia de 210 km, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) e autonomia no ciclo urbano de até 329 km e de 300 km no ciclo combinado, de acordo com a norma do INMETRO (SAE J1634). Com isso, os motoristas podem ficar tranquilos ao realizar um dia inteiro de viagens de trabalho, por um custo imbatível de operação.

A bateria possui sistema de refrigeração líquida e resistência elétrica permitindo a utilização na zona de temperatura adequada, mantendo assim a sua autonomia e reduzindo o tempo de carregamento. As baterias têm garantia de oito anos ou 160.000 km. Durante este intervalo, eles são substituídos gratuitamente se a sua capacidade diminuir para menos de 70% do seu valor nominal (SOC).

Comparada a geração anterior, a bateria possui maior capacidade (33 kWh X 45 kWh), refrigeração líquida, o que ampliou a autonomia e permitiu, também um aumento da garantia, de cinco para oito anos.

O modo Eco, que limita a potência e a velocidade máxima do veículo, ajuda a otimizar a autonomia geral e pode ser utilizado ao transportar uma carga leve.

O condutor pode escolher entre três modos de frenagem regenerativa:

  • · Cruzeiro (indicador luminoso B1): modo regenerativo limitado, adequado para condução em rodovias e vias rápidas
  • · Drive (B2): modo regenerativo padrão para uso versátil que tem uma sensação de motor à combustão ao pisar no acelerador
  • · Freio (B3): modo regenerativo máximo para uso em engarrafamentos e trechos de serra.

No novo Kangoo E-Tech a frenagem hidráulica convencional é assistida por um sistema ARB (Adaptive Regenerative Brake System), que maximiza a quantidade de energia recuperada independentemente do regime de frenagem selecionado.

A gama de combinações de modo de condução/regime de frenagem regenerativa significa que os condutores podem escolher entre seis estilos de condução diferentes para um conforto e autonomia ideais, de acordo com a utilização específica do veículo e as condições de trânsito.

As informações relativas ao modo de condução selecionado e gerenciamento de energia elétrica são exibidas em um painel de instrumentos digital colorido de 4,2 polegadas no centro do painel.

Para recarregar a bateria, o novo Kangoo E-Tech 100% elétrico oferece diversas opções de carregamento:

· Carregamento de 2,3 kW, adequado para carregamento em tomadas domésticas

· Carregamento trifásico AC (corrente alternada) de 3,7 kW até 22 kW (inédito em veículos comerciais), configurado para carregamento em postos públicos e wallboxes

· Carregador rápido DC de 80 kW (corrente contínua) para carregadores ultrarrápidos de rodovias.

A bateria do novo Kangoo E-Tech leva 2h40 (02h30) para passar de 15% a 80% de carga quando conectada a uma Wallbox de 11 kW e menos de seis horas em uma Wallbox de 7,4 kW. O Kangoo E-Tech também pode ser recarregado em uma tomada doméstica padrão ABNT em 220 volts com o uso de um carregador portátil, comercializado separadamente como acessório.

Praticidade e segurança

O novo Kangoo E-Tech 100% elétrico oferece um espaço de carga de 4,3 m³. A sua carga útil máxima é de 800 kg e a capacidade de reboque, de 1.500 kg. A sua porta lateral deslizante extralarga (864 mm) permite a acomodação de grandes objetos e facilidade de carga e descarga em centros urbanos, e seu espaço de armazenamento traz dimensões generosas, de 2,2 metros de comprimento, 1,5 metro de largura e 1.3 metro de altura. A área de carga possui portas traseiras 1/3 – 2/3 que podem abrir de 90° a 180°, facilitando o acesso mesmo que haja pouco espaço atrás do veículo.

As fechaduras das portas lateral e traseiras foram removidos para aumentar a resistência à intrusão e ao roubo. Um sistema de supertravamento oferece um nível mais alto de proteção: os controles internos de destravamento das portas só são ativados se a chave for usada. Com isso, em caso de arrombamento da cabine, a área de carga (100% protegida) permanece fechada.

Os ocupantes também farão a jornada com toda a segurança, já que o Kangoo E-Tech é equipado com diversas tecnologias, como quatro airbags, controles de tração e de estabilidade (ESP) e assistente de partida em rampas (HSA). Além disso, a bateria é abrigada em uma estrutura de alta resistência e possui plug de desconexão do sistema de alta voltagem e dispositivo de extinção rápida de fogo na bateria no qual, existe um disco de ruptura que se rompe com a pressão da mangueira dos bombeiros, inundando o interior da bateria e auxiliando na contenção de chamas.

Design exterior forte e funcional

O Kangoo E-Tech apresenta um design inédito, mais forte e funcional: capô horizontal com nervuras, dianteira elevada e laterais esculpidas. Os destaques cromados e os acabamentos atraentes elevam o design.

A inédita dianteira ficou mais vertical, com acabamento cromado que fica entre a grade e o para-choque dianteiro. As lâmpadas apresentam as luzes diurnas em LED em forma de C, características da marca Renault. O seu design traz uma sensação mais ágil e dinâmica, em linha com o restante da gama de veículos comerciais da marca.

Com as suas laterais esculpidas e ombros pronunciados, o Kangoo E-Tech rompe com o design tradicionalmente quadrado dos veículos comerciais. As linhas horizontais e as portas traseiras curvas e inclinadas conferem ao veículo uma sensação fluida e dinâmica. A traseira modelo tem proporções mais equilibradas para um visual mais sólido. No novo Kangoo a bitola traseira e mais larga que a anterior para oferecer mais espaço de carga. O aspecto visual simplificado e as lanternas traseiras exclusivas em LED oferecem um toque mais moderno.

Os espelhos laterais mais largos (+35 mm de comprimento e +22 mm de largura) melhoram a visibilidade traseira em 35%. Faróis de neblina LED também estão disponíveis para melhorar a visibilidade na estrada.

Interior moderno e funcional

O Novo Kangoo E-Tech 100% elétrico tem um interior mais moderno e atualizado. O painel horizontal cria uma sensação de continuidade até os painéis das portas. Os assentos totalmente redesenhados são mais resistentes do que antes. O conforto no interior do habitáculo é aumentado pelo isolamento acústico adicional, proporcionando uma experiência de condução mais silenciosa e menos cansativa.

O interior foi atualizado com painel horizontal e um novo volante que abriga os controles principais. O jogo sutil de cores e texturas eleva o nível do interior. O Novo Kangoo E-Tech possui banco regulável em altura e profundidade. O volante também é ajustável em altura e profundidade, para maior conforto em longas jornadas.

O Kangoo E-Tech 100% elétrico também está equipado com o Espelho Amplo, que permite ver o que se passa no ângulo morto direito do veículo e, por exemplo, atravessar um cruzamento com segurança. Os bancos envolventes são reforçados com espuma e tecidos mais resistentes para tornar as horas de condução mais confortáveis.

A cabine do Kangoo E-Tech 100% elétrico dispõe de amplo espaço nos diversos porta-objetos espalhados no interior:

  • · Bandeja de teto
  • · Armazenamento central do painel
  • · Compartimentos de porta incluindo dois porta-copos
  • · Compartimento fechado do lado do motorista

Os porta-objetos foram concebidos para serem sempre facilmente acessíveis – enquanto conduz ou sai do veículo – e para manter os seus pertences fora da vista e em segurança.

Mais conforto nas jornadas

Para melhorar o conforto a bordo e reduzir o cansaço durante as jornadas, a acústica do Kangoo E-Tech 100% elétrico foi concebido para reduzir as perturbações sonoras: isolamento acústico reforçado do painel e dos painéis das portas, vidros mais grossos (+11%), uso de estofamento de espuma etc. A acústica do sistema de som também foi aprimorada com dois alto-falantes nos painéis das portas e dois alto-falantes na base do para-brisa. Os dutos de ar foram reformulados para uma distribuição mais uniforme do fluxo de ar entre as aberturas laterais e centrais. E para impedir a entrada de poluição externa, o Kangoo E-Tech 100% elétrico está equipado com ar-condicionado digital automático, com filtro de pólen integrado.

Para maior conforto térmico, as saídas de ar foram redesenhadas e permitem uma melhor distribuição dos fluxos de ar laterais e centrais.

O Kangoo E-Tech 100% elétrico também vem equipado com o novo sistema multimídia Renault EASY LINK e tela de 8” para maior comodidade. O display de 8”

está embutido no painel e é tão fácil de usar e personalizar quanto um smartphone. Compatível com Android Auto e Apple CarPlay, o Renault EASY LINK pode ser ativado por voz para acesso à todas as funcionalidades multimídia, navegação e infotainment, O motorista também pode fazer e receber chamadas usando o volante, a tela sensível ao toque ou comandos de voz, e pode ouvir e ditar mensagens de texto.

Um suporte para smartphones, que pode ser colocado na frente do motorista, à esquerda ou à direita (dependendo se ele é destro ou canhoto), permite a acomodação correta do aparelho e conta com tomada USB. O carregamento para automaticamente quando a bateria está cheia, eliminando o risco de sobrecarga.

O Kangoo E-Tech conta ainda com sensores de chuva e luminosidade, além de vidros e travas elétricas, oferecendo muito conforto aos seus ocupantes.

Baixo custo operacional

O Kangoo E-Tech 100% elétrico é o parceiro ideal para empresas que buscam uma solução com baixo custo operacional e zero emissão de poluentes e ruídos. O Kangoo E-Tech possui um baixo custo por quilômetro rodado, de R$ 0,15 (versus R$ 0,50 de um modelo similar à combustão*), além de um custo 45% menor nos valores das seis primeiras revisões.

Além disso, por ser elétrico, possui isenção de IPVA em alguns estados, bem como não possui rodagem restrita em capitais que adotam o rodízio veicular, reduzindo significativamente o custo total de rodagem.

“A Renault possui grande experiência no desenvolvimento, fabricação e comercialização de veículos elétricos. Esse pioneirismo nos permite oferecer soluções para empresas que têm objetivos de redução do impacto ambiental, por meio da eletrificação da frota”, afirma Alex Dias, diretor para vendas a empresas da Renault do Brasil.

Disponível em versão única, o Kangoo E-Tech 100% elétrico está disponível em duas cores: Branco Glacier e Cinza Urban. O modelo é equipado com rodas de aço de 16 polegadas e tem o preço sugerido de R$ 259.990.

Uma rede preparada

Atualmente, a Renault do Brasil comercializa a linha E-Tech 100% elétrica em suas 270 concessionárias em todo o Brasil. E, nas unidades com oficinas (259), é possível realizar revisões e manutenções regulares dos veículos 100% elétricos da marca, sendo destas, 45 unidades Full E-Tech, aptas a realizar qualquer intervenção em um veículo elétrico Renault.

Além disso, a Renault também reestruturou seu Centro de Distribuição de peças em Quatro Barras (PR), criando uma área dedicada para peças de reposição de veículos elétricos comercializados no país. A operação permite a entrega de peças de veículos elétricos, em até um dia útil, para todas as capitais do Brasil. No caso de baterias, o prazo de envio se dá em até três dias úteis.

Renault Pro+

Uma das grandes vantagens oferecidas pela Renault para veículos comerciais é o programa “Renault Pro+”, que acena com tratamento especializado no cliente profissional marca, incluindo desde a consultoria no momento da compra até a manutenção programada.

O “Renault Pro+” é formado por uma rede de 43 concessionárias credenciadas em 19 estados, além do Distrito Federal, com área específica, dedicada exclusivamente à manutenção de veículos utilitários.

Parceira do seu negócio

Com a experiência de quem é líder no mercado europeu de veículos transformados, a Renault do Brasil oferece parceiros qualificados para a transformação dos veículos comerciais da marca. Os projetos são desenvolvidos pelos fornecedores validados pela Renault do Brasil, o que garante a segurança e a qualidade dos produtos.

Os veículos transformados pelas empresas certificados com o Agrèment Renault têm a facilidade na hora de realizar o financiamento, já que o cliente fatura o veículo completo, evitando a realização de dois financiamentos e/ou negociação distintas – o do carro e o da adaptação.

Renault Kangoo, líder e pioneiro em veículos elétricos

O Renault Kangoo desempenhou um papel importante e por vezes pouco conhecido ao ajudar a Renault a desenvolver conhecimentos em veículos elétricos.

Embora a Renault tenha começado a explorar a ideia de veículos elétricos em 1985, com uma versão EV do Renault Express, que operava com baterias de níquel-zinco, esta ambição tornou-se realidade no início dos anos 2000 com o Renault Kangoo.

O Renault Kangoo serviu de campo de testes para futuros veículos elétricos e estava disponível nas versões elétrica (Kangoo Electri’cité) e híbrida (Kangoo Elect’road) já em 2002.

Estas execuções em pequena escala ajudaram a marca a desenvolver conhecimentos reais em design, industrialização e, especialmente, manutenção de veículos elétricos. Na época, uma equipe de técnicos viajava até cada cliente para analisar, manter e melhorar os modelos já em circulação.

Em 2011, quando foi comercializado ao público em geral, o Renault Kangoo Z.E tornou-se o primeiro veículo totalmente elétrico a ganhar o título de “Van Internacional do Ano”, criando assim um segmento para furgões elétricos. Em 2013, o veículo teve sua comercialização iniciada no Brasil.

A Renault aproveita agora os seus anos de experiência e uso intensivo por profissionais para projetar o novo Kangoo E-Tech de alto desempenho, líder de mercado.

Desde então, este modelo tornou-se o veículo elétrico mais vendido da história, com mais de 100.000 unidades comercializadas.

Comentários