Oficina Brasil


Fábrica da GM em Gravataí (RS) produz 2,5 milhões de carros

Capacidade do complexo, que faz 14 anos domingo, é de 380 mil carros por ano

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Complexo GM Gravataí RSO complexo industrial da General Motors do Brasil em Gravataí (RS) comemorou neste domingo (20) seus 14 anos de atividades e a marca de 2,5 milhões de carros produzidos.

Com capacidade de até 63 unidades por hora, em três turnos, a fábrica é atualmente a maior da empresa no hemisfério Sul. Inaugurado em 2000 com um conceito inovador de condomínio industrial, pois reúne os principais fornecedores próximo à linha de montagem, o complexo serve de modelo para outras companhias em todo o mundo.

Hoje o parque tem 19 sistemistas e aproximadamente 8.000 trabalhadores envolvidos na produção e na montagem de três modelos :os hatches Chevrolet Onix e Celta e o sedã Prisma.

Nestes 14 anos a GM realizou duas grandes ampliações no local. A primeira, em 2006, com o lançamento do Prisma, a capacidade produtiva passou de 120 mil para 230 mil unidades anuais. A mais recente, concluída em 2012 com a chegada do projeto do Onix, elevou a capacidade para até 380 mil carros por ano.

O complexo abriga ainda restaurantes, agências bancárias, farmácia, loja de conveniência e ambulatório. Há também estação de tratamento de efluentes, reservatório de água e até uma subestação de energia elétrica.

Além dessa unidade no Sul do país, a GM te, duas fábricas de veículos no Estado de São Paulo – uma em São Caetano do Sul e a outra em São José dos Campos. No ano passado a empresa produziu 680,7 mil carros, sendo 15% para exportação.

Comentários