Oficina Brasil


Corsa 1.0 EFI apresenta perda da aceleração e baixa compressão

O hatch da montadora norte-americana, equipado com o motor Família l de 50cv quando abastecido com gasolina, apresenta falta de aceleração e inoperância intermitente

Compartilhe
Por Da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

O veículo Corsa 1.0 EFI (monoponto) foi rebocado para a oficina após passar por várias outras oficinas sem sucesso em solucionar o problema. 

Durante a análise, foi identificado que o sensor MAP apresentava falta de informação devido a um defeito no chicote elétrico, o qual também foi reparado. Mesmo assim, o veículo ainda não funcionava corretamente.

Foram realizados testes adicionais, incluindo a verificação da limpeza do corpo de borboleta (TBI). 

Quando o carro funcionava, era necessário segurar o acelerador totalmente pressionado e manter a partida para que o motor ligasse. 

Após isso, o veículo mantinha a marcha lenta, mas o sensor MAP indicava uma queda de pressão de 0,9 para 0,7, sugerindo uma falta de vácuo. 

O sensor MAP foi testado e aparentemente estava em bom estado, porém, a leitura no scanner indicava uma queda de pressão ideal para cerca de 0,3 (cerca de 300 milibares). Vários testes foram conduzidos, incluindo testes de compressão, revelando leituras relativamente baixas: 

Apesar das leituras de compressão baixas, não houve uma resposta de aceleração esperada. 

Após todas as intervenções citadas acima, o técnico responsável pelo reparo do veículo suspeitou de um possível problema no cabeçote, porém, o fato de a pressão de combustível não diminuir poderia também indicar um defeito na TBI. 

Neste cenário o reparador buscou ideias e sugestões para solucionar o problema, e resolveu compartilhar o caso no Forum OB

• A primeira sugestão orientou verificar se não há entupimentos e se as molas do diafragma da TBI estão montadas corretamente. Aconselhou ter cuidado com bicos injetores de origem chinesa, pois podem apresentar problemas. 

• Realizar uma ligação externa com outra bomba de combustível. Se a falha persistir, provavelmente o problema está na bomba de combustível do veículo, possivelmente com uma vazão excessiva. Caso a falha desapareça, então o problema pode estar relacionado à TBI.

• Desconectar o TPS (sensor de posição da borboleta) e fazer o teste. Ou então, substituí-lo por outro para fins de teste. Tentar também adiantar o ponto de ignição do distribuidor para fins de teste.

• Verificar se a bomba de combustível está correta para o sistema MPFI (Injeção Multiponto) e não para o EFI (Injeção Eletrônica de Combustível). Esse detalhe pode ser crucial para solucionar o problema.

Essas foram algumas sugestões fornecidas pelos colegas para auxiliá-lo na resolução do problema.

SOLUÇÃO

Baseando-se nas dicas dos colegas, o reparador realizou diversos outros testes no veículo, e por fim utilizou um relógio comparador para verificar o ponto de sincronização do motor. 

Durante a verificação ele constatou que o veículo estava fora de ponto. Realizando os ajustes necessários, o reparador conseguiu restabelecer o funcionamento normal do motor e a capacidade de resposta às acelerações.

Decidindo investigar mais a fundo, o reparador desmontou os componentes na frente do motor e notou que o tensor da correia dentada estava posicionado incorretamente. 

O reparador expressou sua gratidão pelas dicas fornecidas por outros colegas, que foram fundamentais nesse processo de reparação. 

O reparador voltou ao Fórum OB para agradecer a dica dada pelos reparadores. 

Comentários