Oficina Brasil


DIRETO DO FÓRUM – GM Onix não parametriza troca do corpo de borboleta

O hatch da montadora norte americana, apresentada dificuldade na parametrização do corpo de borboleta novo

Compartilhe
Por Da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO:

Uma situação intrigante relacionada a um Chevrolet Onix 1.0 do ano 2014 foi apresentado a um reparador usuário do fórum.

O problema envolveu o corpo de borboleta do sistema de admissão de ar, que apresentou sérios danos nas engrenagens, incluindo dentes quebrados. Surpreendentemente, a parte elétrica deste componente, abrangendo sensores e o motor elétrico, permaneceu funcional.

A complexidade da questão se aprofundou ao tentar substituir o corpo de borboleta.

Foram realizados testes com dois corpos de borboleta originais e até mesmo com um componente de terceiros, precisamente programado através de um scanner de diagnóstico.

Contudo, o veículo se recusou a operar com qualquer um desses corpos de borboleta alternativos, aceitando apenas o componente original, apesar das engrenagens danificadas.

Diante desta situação, o técnico automotivo buscou assistência na comunidade do Fórum Oficina Brasil, onde especialistas em mecânica automotiva compartilham seus conhecimentos para abordar desafios técnicos. Nesse ambiente de colaboração técnica, surgiram sugestões valiosas.

Precedendo a descrição do caso, o técnico informou aos colegas que realizou diversas ações, incluindo o reset de parâmetros, a verificação da posição da borboleta, e a análise de todos os parâmetros de funcionamento, além da inspeção do chicote elétrico, o qual foi encontrado em perfeito estado. Contudo, mesmo após essas ações, persistia uma aparente incompatibilidade relacionada ao corpo de borboleta.

Ele notou que, até o ano de 2015, o diagrama elétrico contemplava dois sensores para monitorar a posição da borboleta, enquanto em 2016 e 2017 ocorreu uma mudança no esquema, resultando em um único sensor para essa finalidade.

O técnico manifestou a suspeita de que a numeração do corpo de borboleta precisa ser exatamente a mesma para garantir o correto funcionamento, já que a substituição por um componente de fabricante paralelo, mesmo alegando ser compatível no período de 2013 a 2021, não se mostrou eficaz no veículo. Ele planejava adquirir uma peça original e compartilhar os resultados subsequentes.

Após a publicação no problema no fórum, as primeiras dicas começaram a aparecer, acompanhe abaixo:

  • Verifique a Atualização de Software: Um colega reparador orientou certificar se a unidade de controle do veículo esteja utilizando a versão de software mais recente. Às vezes, atualizações de software podem corrigir problemas de compatibilidade.
  • Verifique Conexões e Chicotes Elétricos: A próxima sugestão indicou inspecionar minuciosamente todas as conexões elétricas e chicotes relacionados ao corpo de borboleta, certificando-se de que não haja fios soltos ou conectores danificados.
  • Considere uma Recalibração: Tente recalibrar o sistema após a instalação do corpo de borboleta novo com outro scanner. Siga os procedimentos específicos do fabricante para garantir que o sistema reconheça a nova peça.
  • Consulte o Fabricante: Foi orientado para que entre em contato com o fabricante do corpo de borboleta novo para garantir que ele seja totalmente compatível com o modelo e ano do seu veículo.
  • Verifique o Estado do Sensor da Borboleta: Foi orientado para que se realize testes específicos no sensor da borboleta para garantir que ele esteja funcionando corretamente, fornecendo informações precisas sobre a posição da borboleta.

SOLUÇÃO:

Com base nas orientações fornecidas pelos colegas no fórum, o reparador gostaria de comunicar que não conseguiu localizar um corpo de borboleta original novo. Ele relatou que, atualmente, mesmo na fábrica da GM, não é possível fazer a encomenda desse componente.

A solução adotada envolveu a aquisição de um corpo de borboleta recondicionado com a mesma numeração. Após a instalação desta peça no veículo, observou-se que os códigos de diagnóstico (DTCs) foram prontamente resetados, e o funcionamento do carro foi restaurado ao estado normal.

Além disso, o reparador expressa seu sincero agradecimento aos insights fornecidos pelos colegas reparadores no fórum, cujas contribuições foram cruciais para a resolução bem-sucedida deste desafio técnico.

Comentários