Oficina Brasil


DIRETO DO FÓRUM - GM Sonic 1.6 falha, perde força e catalisador fica incandescente

O hatch da montadora norte americana, equipado com o motor Ecotec C16XE, apresentada uma redução progressiva de potência acompanhada do superaquecimento do catalisador, que se torna incandescente.

Compartilhe
Por Da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO:

O carro chegou com um problema, o dono do veículo estava visivelmente preocupado, descrevendo os sintomas: o motor falhava, a potência diminuía e, surpreendentemente, o catalisador ficava incandescente, como se estivesse prestes a superaquecer.

Foram realizados todos os procedimentos padrão de diagnóstico, mas a incógnita persistia. O motor do Sonic apresentava falhas intermitentes, a potência diminuía e o catalisador, em vez de reduzir emissões, apresentava uma coloração incandescente preocupante.

Os códigos de erro do sistema eletrônico não forneciam pistas claras sobre a origem do problema, aumentando o desafio. Uma inspeção inicial do sistema de escapamento não revelou obstruções visíveis, aprofundando a questão.

Diante da persistente complexidade do problema, o técnico optou por buscar direcionamento na comunidade do Fórum Oficina Brasil. Foi então que as recomendações começaram a ser apresentadas:

  • Bico Injetor Travado: Um reparador parceiro sugeriu que a questão poderia ser causada por um bico injetor travado.
  • Verificação do Sincronismo da Correia: Um membro do fórum recomendou verificar o sincronismo da correia, pois isso pode estar relacionado ao problema.
  • Possibilidade de Problema no Catalisador: Alguém compartilhou uma experiência anterior na qual o próprio catalisador estava causando sintomas semelhantes.
  • Excesso de Temperatura no Catalisador: Um usuário sugeriu que o aumento da temperatura no catalisador poderia estar relacionado a uma falha no sistema de ignição, ponto morto superior (PMS) e bicos injetores.
  • Teste da Junta do Cabeçote: Foi recomendado realizar um teste para verificar a integridade da junta do cabeçote, a fim de descartar essa possibilidade.
  • Uso de Osciloscópio para Precisão: Um membro destacou a importância do uso de um osciloscópio para diagnósticos mais precisos, observando que uma mistura pobre pode ser causada por falta de combustível ou falha na centelha. Também foi sugerido verificar a pressão do catalisador e a pressão do coletor, especialmente em veículos da GM.
  • Possibilidade de Falha de Ignição: Finalmente, foi mencionada a hipótese de uma falha de ignição como uma possível causa do problema.

SOLUÇÃO:

Após uma investigação aprofundada e seguir as dicas dos colegas, o reparador identificou que o problema estava relacionado aos bicos injetores e à sonda lambda.

Além disso, constatou que o sincronismo da correia dentada estava incorreto, resultando nos sintomas relatados. Essa combinação de problemas foi responsável pela complexa questão que estava enfrentando.

O reparador deseja expressar sua sincera gratidão a todos pela valiosa orientação e sugestões fornecidas. Com a ajuda da comunidade, foi possível resolver esse desafio.

Comentários