Oficina Brasil


Melhores do Fórum Junho 2013

GM Corsa 1.6 MPFI estava com as velas carbonizadas

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

GM Corsa 1.6 MPFI estava com as velas carbonizadas
Usuário: Agenasf1
Veículo:GM Corsa 1.6 MPFI 98/99

Defeito:Carbonização das velas

Diagnóstico:Após o cliente trazer o veículo a nossa oficina com a informação de perda de rendimento e consumo alto de combustível, comecei a conferir qual era o problema. Notei que o comando de válvulas, além de estar desgastado, não era correto para o modelo. Substitui e realizei sincronismo, mas ao testar o veículo durante um tempo, notei que o defeito persistiu. Conferi então se a polia e a chaveta estavam ok, e ambas estavam. Substitui também a sonda lambda que estava travada, mas quando coloquei a nova, ficou com uma mistura rica. A compressão do motor estava de acordo e a pressão da linha de combustível também. Conferindo o sistema com scanner, nenhum defeito foi apontado.

Resolvido: Quando substituímos o comando, percebi que as velas que eu havia removido estavam todas, apesar de novas, bem fechadas. Assim, aferi todas as novas com abertura de 0,8mm e o
veículo funcionou bem por uns três meses. Depois disto, o defeito retornou. Daí o módulo realizou um aprendizado do sistema errado, já que a sonda travou devido à carbonização e começou a trabalhar com malha aberta. Assim, o defeito foi solucionado somente após resetar os parâmetros da UCE. Ao dar nova partida o defeito cessou e o cliente levou o carro embora.


Peugeot 206 com dificuldades na partida
Usuário: kikomec
Veículo: Peugeot 206

Defeito: Modo eco ativado

Diagnóstico: O veículo chegou à oficina para que eu realizasse a substituição das correias. O cliente informou que o carro apresentava dificuldades na partida. Conversando com o proprietário, ele comentou que o defeito apareceu após ter instalado um auto radio no. Assim, decidi conferir se havia algum fio solto atrás do rádio, mas após remover o alojamento do radio do painel o carro não pegou mais e surgiu a mensagem no painel “MODO ECO”.

Solução: Como o veículo teve o radio original furtado (informação passada pelo proprietário), o fusível ainda estava presente e foi o que provavelmente queimou no ato do furto. Testando um a um, descobri qual era e o substitui. Para apagar a função de “MODO ECO”, bastou manter a chave ligada durante quarenta minutos e, em seguida, dar partida normalmente deixando o veículo ligado. Após cinco minutos, a chave deixou de ser reconhecida. Para solucionar este caso fui para a ligação do radio e descobri qual era a fiação que ia para os alto-falantes e os separei par a par. Após, foi só descobrir qual era o 12+ (um fio cinza grosso) e o negativo (-) (um verde de listra amarela). Assim, sobrou um fio cinza fino e um laranja com bege que estavam enrolados. Separei os dois e os isolei, ficando um marrom claro com fio branco que também era 12+. Depois, liguei a chave e verifiquei que as setas e os limpadores de parabrisas estavam funcionando normalmente. Dei partida e o defeito cessou.


GM  Prisma 1.4 Flex: apresentando pré-ignição no ato da partida
Usuário: Antonio74
Veículo: GM Prisma 1.4 Flex 2009

Defeito: pré-ignição no momento da partida e escapamento incandescente

Diagnóstico: Após realizarmos retifica completa deste veículo e termos resetado todas as memórias de falha existentes no módulo, ao dar partida no veículo, ele apresenta sintomas de pré-ignição e depois normaliza. Porém, ao testarmos o veículo a uma velocidade de 100km/h este aquece o sistema de escape de tal maneira que o catalisador fica incandescente. Troquei sensor de temperatura da injeção, velas e ainda conferi pressão da bomba, dos bicos e condições da roda fônica, mas tudo estava ok. Conferi se a bomba de óleo estava fora de ponto, mas também estava dentro da normalidade. O veículo possuía kit GNV instalado, mas o proprietário havia pedido para retirá-lo e não há mais nenhum componente do mesmo no veículo.

Solução: Seguindo uma dica publicada pelo reparador wgneto, conferi as condições do chicote de saída do módulo. Lá, pude me certificar que todos os fios haviam sido cortados para instalação do GNV e as emendas realizadas não estavam boas. Substitui o chicote do veículo por outro e o defeito acabou.


Volkswagen Polo-motion "não andava" mais e deu trabalho ao reparador
Usuário: Cidney
Veículo: VW Polo 1.6 2010 I-Motion

Defeito: Veículo não anda

Diagnóstico: O veículo chegou até minha oficina no guincho. O cliente comentou que ao entrar em sua garagem, engatou primeira e logo depois, quando engatou a ré, o câmbio entrou em neutro e não engatou mais nenhuma marcha. Conferi então os fusíveis e fiz reset do sistema de controle das marchas, mas o defeito persistiu.

Solução: Com o auxilio de um esquema elétrico, vi que perto do positivo da bateria existe um fusível de 30A que é a proteção da bomba elétrica do cambio. Assim, em uma analise mais detalhada, verifiquei que a corrente consumida pela bomba eletro hidráulica estava muito alta e ao retirá-la, notei que esta estava trincada. Assim substitui a mesma e o defeito foi sanado.


C3 estava com defeito pouco comum
Usuário: pena
Veículo: Citroën C3 1.6 16v

Defeito: Centelhamento na polia do virabrequim

Diagnóstico: Estive com o veículo em minha oficina que apresentou marcha lenta irregular e centelhas saindo da polia do virabrequim quando acelerávamos, aquela que possui uma borracha no meio. Refiz o aterramento do veículo e substitui as velas e as bobinas, mas o defeito persistiu. Notei que curiosamente o defeito aumentava com o motor frio. Conferi se estava ocorrendo transmissão de voltagem através do liquido de arrefecimento, mas na medição constou 75mV, valor normal. Removi então a polia e a limpei com solução desengraxante e até a deixei suja com graxa para ver se isolava, mas o centelhamento continuava. Analisando o sistema de injeção com scanner, vi que não constavam defeitos registrados. Assim, decidi remover à polia para ver se o defeito sanava, porém, o centelhamento começou a ocorrer direto do virabrequim. Fiz então um novo aterramento, mas mesmo assim o defeito persistiu.

Resolvido: substituindo a polia por outra o defeito curiosamente deixou de existir.



Luz do óleo do motor do Gol 16V acendeu após troca de embreagem
Usuário: marcosdoarrocha
Veículo: VW Gol 1.0 16v

Defeito: Após substituição da embreagem, a luz do óleo do motor acendeu

Diagnóstico: Proveniente de uma revenda, o veículo chegou à minha oficina para efetuar a substituição do kit de embreagem. Realizamos a manutenção e ao testar o veículo, a luz de advertência do óleo do motor acendeu. Efetuei analise do sistema de lubrificação e decidi substituir a bomba de óleo e seu pescador, mas o defeito não resolveu. Decidi então alterar a especificação do óleo do motor. Tentei varias delas, mas não consegui solucionar. Os tuchos também não estavam carregando. Ainda substitui válvula de pressão, retifiquei cabeçote e eixo comando, realizei limpeza química do bloco do motor e mesmo assim o defeito persistiu. Verificando a pressão do sistema com um manômetro, notei que a pressão estava ok entre a bomba e o filtro, porém, do filtro pra cima, a pressão caia.

Solução: em uma nova conferência do sistema, notei que o pescador estava muito próximo ao fundo do cárter e dei uma leve entortada a fim de aumentar este espaço. Assim, ao testar o motor novamente, o defeito foi solucionado.

 

 

Comentários