Oficina Brasil


DIRETO DO FÓRUM - Interrupção Intermitente de Sinais de Ignição em um GOL G5 2012

O hatch da montadora norte americana, equipado com o motor Ecotec C16XE de 120cv apresenta uma redução progressiva de potência acompanhada do superaquecimento do catalisador, que se torna incandescente.

Compartilhe
Por Da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO:

Na oficina, um desafio técnico intrigante se apresenta com um Volkswagen GOL G5 2012.

Quando o veículo atinge a temperatura de funcionamento normal, vários sinais cruciais, incluindo os da ignição, bomba de combustível, bicos injetores, canister e sonda lambda, são abruptamente interrompidos.

No entanto, dentro de um curto intervalo de 3 a 5 segundos, esses sinais são restaurados e o veículo retorna ao seu funcionamento normal.

Essa interrupção e recuperação intermitente ocorrem repetidamente durante a operação do veículo. É notável que nenhum código de falha seja registrado no scanner de diagnóstico, tornando o diagnóstico ainda mais desafiador.

O proprietário já realizou a substituição do módulo de controle e do relé de ignição, suspeitando do relé, uma vez que os sinais afetados têm origem nesse componente. No entanto, o problema persiste.

A equipe técnica iniciou uma investigação minuciosa para identificar a causa raiz. Foram conduzidos testes detalhados para avaliar a integridade de todos os componentes elétricos e eletrônicos que fazem parte do sistema de ignição, incluindo a inspeção de cabos, conectores e sensores. Surpreendentemente, nenhum defeito físico óbvio foi detectado. Além disso, os registros do scanner não indicam qualquer falha aparente nos sistemas relacionados.

As tentativas de substituição do módulo de controle e do relé de ignição não produziram resultados positivos, acrescentando complexidade a esse desafio técnico.

O problema permanece como um mistério não resolvido. A equipe técnica enfrenta uma situação única, na qual vários sinais cruciais de ignição são interrompidos intermitentemente à medida que o veículo aquece, apenas para serem restaurados após um curto período. A ausência de códigos de falha no scanner de diagnóstico torna a identificação da causa subjacente ainda mais difícil.

A comunidade técnica do Fórum é convidada a compartilhar experiências ou insights que possam lançar luz sobre esse enigma. Veja abaixo as sugestões dos colegas do Fórum:

  • Um membro do fórum mencionou a possibilidade de problemas nos pontos de massa como um potencial causa.
  • Foi sugerida a troca da bobina de ignição como teste, com o comentário de que é comum esse defeito ocorrer nesse componente.
  • Outro membro perguntou se o sensor de rotação já havia sido testado como possível causa.
  • O autor do problema respondeu que planejava fazer um teste na bobina e mencionou que o sensor de rotação é difícil de testar e geralmente falha rapidamente, cortando os pulsos de ignição.
  • Um membro mencionou que em alguns sistemas de injeção, o positivo pode ser interligado com outros componentes como a sonda lambda, o canister, a bomba de combustível e os bicos injetores. A perda de positivo devido a um mau contato no fusível ou no fio de alimentação poderia ser a causa do problema.
  • Outro membro sugeriu verificar o comutador de ignição como uma possível causa.

O autor do problema atualizou o grupo, informando que havia feito a troca de várias peças, incluindo bobina, módulo, sensor de rotação, comutador de ignição, velas e cabos. No entanto, o problema persistia, e ele observou que não havia pulso nos bicos injetores e na bobina de ignição, e o sinal de ignição estava sendo interrompido, mesmo com a alimentação do módulo aparentemente correta.

SOLUÇÃO:

Após uma investigação aprofundada reparador identificou o problema: Foi identificado que o chicote elétrico que passava próximo às mangueiras estava entrando em contato e raspando na mangueira de água do radiador. Essa interferência era a causa dos problemas de superaquecimento.

O carro chegou a parar em algumas ocasiões, mas, com o passar do tempo, foi possível identificar a origem do defeito ao mexer no chicote. Curiosamente, o defeito não se manifestava imediatamente, mas, com mais tempo de uso, tornava-se evidente.

Comentários