Oficina Brasil


Melhores do Fórum - Dezembro 2013

As informações a seguir foram postadas por reparadores na comunidade do Fórum do Jornal Oficina Brasil e, com certeza,irão ajudar outros profissionais com relatos de reparos, retirados de experiências práticas nas oficinas. Para ter suaexperiência publicada nesta seção, acesse o fórum no site do Jornal e cadastre-se com seu nome completo, nome daoficina, cidade e estado em que reside. Os casos sol

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Motor do GM Omega estava apresentando batida de tuchos

O reparador Fabio Luis postou a seguinte falha em nosso fórum e encontrou a solução:

Veículo: GM Omega 3.0

Defeito: Tuchos batendo

Diagnóstico: Estive com este veículo em minha oficina para executar retífica, após este ter travado. Após efetuar toda a manutenção, dei partida no motor e este começou a fazer barulho de tuchos batendo. Efetuei as regulagens necessárias para solucionar o caso, mas o barulho permanecia. Depois de certo tempo, o motor esfriou e, ao ligá-lo novamente o barulho cessou, porém quando começou a aquecer o barulho recomeçou.

Solução: Após efetuar novo diagnóstico, notei que o selo do cabeçote do sexto cilindro se soltou e isso fazia com que o cabeçote apresentasse vazamento e, por consequência, perda de pressão. Esta, por sua vez, fazia com que os tuchos apresentassem barulhos. Recolocando o selo correspondente e efetuando a troca de óleo, o defeito cessou.

Ford Ka 2004 estava com seu motor 1.0 falhando

O reparador Gerson teve um problema com um veículo em sua oficina e encontrou a solução para a falha:

Veículo: Ford Ka 1.0 2004

Defeito: Motor falhando

Diagnóstico: Este defeito ocorre de maneira intermitente e, quando esse ocorria, se desligássemos a ignição e déssemos uma nova partida, o defeito cessava. Realizando diagnóstico do veículo, notei que no momento da falha ocorria corte de pulso dos bicos 2 e 3.

Solução: Continuando no processo de diagnóstico, percebi que o defeito estava na bobina de ignição. O mais curioso é que a bobina funcionava corretamente, emitindo pulsos adequados às velas, porém sofria interferência eletromagnética e falhava, assim o módulo cortava o pulso dos bicos. Devemos ter muita atenção com este tipo de defeito pois são bem difíceis de diagnosticar.


Gol geração 4 não passava na inspeção veicular

O reparador Ismael A. do Nascimento encontrou a solução para esta falha com a ajuda de nosso fórum:

Defeito: Veículo não era aprovado na Inspeção Veicular Ambiental.

Diagnóstico: O veículo era do ano modelo 2007/2008 flex, e quando ia fazer inspeção para conferir a emissão de poluentes, o mesmo era reprovado por emitir muito acima do permitido para seu ano de fabricação. Conversando com o cliente sobre o histórico do veículo, este me informou que até pouco tempo atrás este possuía GNV, mas agora foi retirado e estava já com 214.000km rodados. Em sua última inspeção, este foi reprovado por emitir COc igual a 2,32, enquanto o limite para este é COc igual a 1,00. Substituí velas, cabos, filtro de combustível, abasteci o veículo com etanol, mas nada resolvia o caso. Com auxílio de um scanner, conferi o tempo de injeção, a pressão do coletor, os valores da sonda lambda, o ângulo de ignição e relação A/F, mas tudo estava ok.

Solução: Seguindo o conselho de outro reparador do fórum, decidi novamente efetuar a troca do jogo de velas, o filtro de ar esportivo por um original e efetuar a descarbonização do TBI e do coletor de admissão. Após todos estes reparos, ainda efetuei a troca do óleo do motor e do filtro, assim, o defeito foi solucionado e o veículo foi aprovado na inspeção veicular.

Golf 1.6 SR 2001 estava sem potência

O reparador Magno Batista compartilhou em nosso fórum uma falha neste veículo a qual encontrou a solução

Defeito: Motor apresentava baixa potência

Diagnóstico: o veículo apresentava este sintoma e, aparentando que o ponto estava atrasado. Conferi o sincronismo da correia dentada, e este estava ok. Conferi a bomba de combustível e esta era nova, segundo o cliente, recentemente trocada. Questionei este então para entender como havia ocorrido a falha e ele comentou que esta ocorreu repentinamente, mas que vinha se tornando recorrente a uns três meses. Outro detalhe que observei era que o motor demorava para pegar e, em algumas oportunidades, o motor não pegava. Efetuando testes para entender o motivo desta falha, notei que o sistema cortava as centelhas. Conectei o scanner ao sistema do veículo e não constavam falhas presentes.

Solução: Medi a resistência do sensor de fase e deu como resistência aberta. Dessa forma, me certifiquei que o defeito era nele. Portanto, substitui o sensor de fase avariado por outro novo e o defeito foi solucionado.

Sensor de rotação do GM Vectra 2.0 16V não enviava sinal

O reparador Geraldo Luis Scalabrin postou em nosso fórum uma fala a qual, com a ajuda de outros reparadores, a solução para o caso:

Defeito: Após apresentar falha na bomba elétrica e receber a manutenção cabível, motor não pegou mais.

Diagnóstico: O veículo chegou a minha oficina no guincho, pois o motor não pegava. Ao diagnosticar a causa da falha, notamos que a bomba de combustível estava queimada. Substituí esta por outra original, mas o motor do veículo ainda não dava partida. Conectei o scanner ao sistema do veículo para conferir se havia alguma falha registrada e constava código 031 referente a falta de sinal no sensor de rotação. Assim, conferi as condições deste e notei que o chicote do mesmo estava danificado na conexão com o circuito. Substituí então o sensor por outro, mas o defeito continuava. Após a dica de um colega do fórum do jornal Oficina Brasil, decidi novamente substituir o sensor, mas dessa vez por um original, mas o defeito persistiu. Tirei o cárter do motor e conferi a roda fônica também, mas esta também estava ok.

Solução: Após outra dica de outro reparador do fórum, decidi remapear a ECU e reinstalá-la no veículo. Ao fazer isto, notei que dentro do forro antirruído do capô havia um ninho de ratos, onde este roeram os chicotes, fazendo com que esta apresentasse curto circuito. Dessa forma, refiz o chico­te e conectei à ECU e, ao ligar o veí­culo, o defeito foi solucionado.

Volkswagen Parati 1.6 Flex apresentava falha na partida no motor

O reparador Pedro Jeronimo estava com um problema neste veículo, mas conseguiu descobrir a causa da falha e compartilhou com os outros reparadores do fórum do jornal Oficina Brasil.

Defeito: Motor não dava partida

Diagnóstico: O veículo chegou a minha oficina em um guincho, pois o motor não pegava. Conversei com o cliente para entender um pouco melhor a causa da falha e este me contou que esta ocorreu durante uma viagem, onde o motor começou a apresentar corte de rotação. Assim, quando chegou ao seu destino desligou o motor, este não deu mais partida. Conferimos então cabo de velas, velas, bobina de ignição e sincronismo, mas todos estavam ok. Conectei o scanner ao veículo para conferir se haviam falhas registradas, mas não havia nenhuma. Decidimos então substituí o corpo de borboleta, o sensor da borboleta, o motor de passo e o sensor MAP. Ao testar o veículo novamente, depois de muita insistência o motor funcionou, mas começou a apresentar funcionamento irregular do motor.

Solução: Corrigi o A/F do veículo para ver se o defeito solucionava e a princípio sim, porém, dois dias depois o veículo retornou com o mesmo defeito. Decidimos então realizar uma nova conferência do sistema e notamos que o alarme estava ligado no imobilizador. Removemos o mesmo e o defeito foi solucionado.

Comentários