Oficina Brasil


Gol G6 falhando em médias rotações

O proprietário do Volkswagen, equipado com motor 1.0, foi à oficina para adquirir uma nova ECU para seu veículo que apresentava falhas, o reparador realizou a substituição do módulo, porém após uma semana o cliente retornou com o mesmo defeito

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO: Diante da situação o reparador sem perda de tempo realizou juntamente com o proprietário do veículo o teste de rodagem a fim de confirmar a presença da falha, trafegando a cerca de 80km/h com rotação a 3000RPM, o scanner acusava os códigos P0300, P0301, P0304, P0302, P0303, referentes a falha de ignição nos quatro cilindros, e de forma aleatória.

Após a confirmação da falha, o reparador, ao voltar para a oficina, sabia que deveria inicialmente planejar com cuidado o passo a passo com as verificações em cada sistema ou componente que poderia estar causando a anomalia do veículo.

Assim, após concluir esta importante etapa o profissional realizou testes nos sistemas de ignição, teste dos injetores quanto a estanqueidade e vazão, sincronismo, aterramento, alimentação da bobina e módulo de controle do motor, compressão e vazão de cilindros, entretanto, não detectou nada fora de padrão no veículo. Assim resolveu acessar o Fórum Oficina Brasil, buscando ajuda de outros reparadores. 

O primeiro técnico, a fim de entender melhor o caso, pediu a confirmação sobre a troca do módulo de controle do motor e finalizou indagando sobre o estado do sensor de detonação.

O segundo reparador afirmou ter vivenciado essa mesma situação, ou seja, com o veículo apresentando os mesmos códigos de falhas, com uma única diferença, os códigos apareceram após a troca do retentor do volante do motor.

Relatou que resolveu a situação entrando com o scanner e apagando as falhas por 30 segundos seguidos sem parar, quando apagava as falhas na primeira tentativa continuou apagando mesmo sem ter mais falhas presentes na memória da central do motor, sempre respeitando o tempo de 30 segundos, desta forma resolveu definitivamente o problema, finalizou afirmando que essa dica foi obtida de um técnico que trabalha em uma concessionária da fabricante do veículo.

Outro colega detalhou a informação passada pelo técnico anterior, informando que os códigos são disparados devido a falha de sincronização entre unidade de comando do motor e o sensor de rotação. Assim, informou que para resolver tal problemática deve-se utilizar o equipamento homologado pela fabricante, eliminando da memória de avarias da central os códigos relatados, por 03 vezes consecutivas em 30 segundos, o sistema automaticamente faz o aprendizado.

E concluiu, informando que normalmente ocorre essa deficiência na substituição do sensor de rotação ou unidade de comando do motor.

Por fim, o último colega deixou algumas dicas como a verificação do sincronismo do motor com osciloscópio, para verificar se a roda fônica não estava fora de posição, ou o comando de válvulas torcido.

SOLUÇÃO: O técnico, após ouvir as dicas e sugestões dos colegas, fez o procedimento indicado por eles e fez o teste de rodagem com o veículo, afirmou que trafegou aproximadamente 80km a uma velocidade média de 100km/h em rotações que variavam entre 3000 a 5000rpm, e até o momento a falha não retornou.  

Comentários