Oficina Brasil


A crise chegou nas oficinas: essa afirmação será mito ou verdade ?

Sentimos a crise econômica do país todos os dias. Por conta disso, é muito importante investir em gestão e administraçãona sua oficina. Sem isso não há solução

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Não há como negar. O Brasil está em crise. Todos já sabemos disso e estamos sentindo no dia a dia de nossas vidas. Também sabemos que nos últimos dois anos mais de 1.8 milhões de veículos foram fabricados e despejados no mercado e que, em algum momento estes carros, mais os que já haviam sido vendidos até final de 2012 estariam chegando ás oficinas mecânicas e centros automotivos, afinal o dono do carro continua preferindo a oficina independente na hora da manutenção.

Diante deste cenário, como está o movimento de sua oficina nos últimos meses?

Mais serviço para alguns e menos trabalho para outros.

Alguns ganhando dinheiro, outros com várias dificuldades financeiras e questionando a viabilidade de seus negócios.

Acredito que com este começo de conversa podemos responder que a crise chegou para algumas oficinas e para outras não, ou seja, Verdade para muitas oficinas e Mito para muitas outras.

E porque existe, nos dias de hoje, esta grande distorção na avaliação dos proprietários de oficinas? Porque para muitos a crise está afetando diretamente na diminuição de serviços e no faturamento e porque para muitos outros a crise está sendo boa e a oficina está cheia, número de passagens aumentando, muito serviço e o faturamento só crescendo?

Não consigo ver outra explicação a não ser a forma como cada proprietário conduz sua empresa. 

É como uma plantação, se não adubamos e irrigamos, o resultado da colheita não será bom. 

Nos últimos dois anos como você cuidou de sua oficina? Você se preocupou em administrar e gerenciar bem o seu negócio, ou simplesmente tocou sua oficina conforme as coisas iam acontecendo? Você cuidou de seus funcionários, trabalhando incansavelmente para transformá-los em equipe? Você cuidou dos equipamentos eletrônicos / elétricos / injeção fazendo as atualizações necessárias conforme orientação do fornecedor? Criou um plano de manutenção das ferramentas e linha de ar? Você cuidou de seus clientes, conversando pessoalmente com cada um, enviando e-mail de aniversário, mandando e-mail marketing sobre manutenção preventiva com preços promocionais, chamando ele em sua oficina porque já estava na hora de trocar o óleo? Você organizou os procedimentos do setor financeiro de sua oficina, estudando os números do contas a pagar, contas a receber e bancário? Teve oportunidade de implantar o fluxo de caixa e fez os fechamentos mensais para poder analisar como estão caminhando os números de sua oficina?

Verdade: se você não trabalhou os itens acima a crise está chegando forte e refletindo na sua vida pessoal e profissional.

Verdade: não se consegue sair da crise num curto espaço de tempo.

Verdade: é necessário rever seus conceitos e sua forma de conduzir sua oficina

O caminho do sucesso e da estabilidade é um só:

Gerenciar melhor sua oficina;

Administrar melhor sua oficina;

Cuidar melhor de sua oficina.

Se você não sabe como, peça ajuda.

Converse com outros proprietários de oficinas que estão bem equilibrados.

Encontre empresas ou pessoas que vivem no meio automotivo e têm experiência para ajudar sua oficina e você.

Pode parecer impossível, ou pelas dificuldades você pode achar que não existe mais alternativa, mas sempre existe uma saída. O que precisamos entender é que esta saída, este caminho, não vai trazer resultados a curtíssimo prazo, mas se você tiver persistência e vontade de querer que aconteça, então o equilíbrio financeiro, operacional e pessoal, virá.

Por isso é fundamental sabermos a grande diferença entre “mito” e “verdade”.

Mito: não existe mais nenhuma condição de resolver os problemas de minha oficina

Mito: estou usando cheque especial da empresa e o meu pessoal. Agora não tem como reverter esta situação.

Mito: minha oficina está com pouco movimento e nunca mais vou ter a mesma quantidade de carros que tinha no passado

Mito: vou ter que encerrar as atividades de minha oficina

Verdade: tudo isso vai acontecer se você, proprietário, não mudar a forma de administrar sua oficina. Se você não entender que a sua mudança cultural é o ponto de partida para reverter toda e qualquer situação negativa que sua oficina está passando.

Acreditem. Para tudo existe uma saída.

É fato que as vendas de carros novos diminuíram.

É fato também que os proprietários de carros vão procurar as oficinas com mais frequência, pois precisam manter o carro em boas condições de uso.

Para nós, isso é chamado de “O P O R T U N I D A D E”

Mito ou Verdade, só depende de como vamos encarar as oportunidades.

Crise, só para aqueles que ainda não entenderam que é necessário gerenciar e administrar melhor o dia a dia da oficina, prestando atenção a todos os detalhes, inclusive os pequenos (todos os dias). Sempre!!!!!

A VERDADE

O resultados desta pesquisa, realizada com mais de 1.000 oficinas, compara o período de maio de 2014 com maio de 2015 e confiram o resultado. Assim, é um mito dizer que o serviço caiu nas oficinas. 

Sem Gestão não há Solução!!!

Fábio Moraes: Diretor da Ultracar, proprietária do Software de Gestão Ultracar (parceira da Universidade Newton Paiva e do curso de GNA), auditor do IQA, consultor do IAA e consultor de várias oficinas no Brasil. Dúvidas e informações: (fabio@ultracar.com.br).

Comentários