Oficina Brasil


Como diagnosticar o TPS da Yamaha XT 660 sem o auxílio do scanner - Parte final

Na edição anterior iniciamos as principais análises do sensor de posição da borboleta do acelerador da Yamaha XT 660. Neste mês vamos finalizar os diagnósticos focando as funções do painel e a aplicação do multímetro

Compartilhe
Por José Paulo de Sousa


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Concluído os procedimentos de diagnósticos inciais (descritos na edição anterior), proceder os seguintes passos munido de  um multímetro: 

DIAGNÓSTICOS COM AUXÍLIO DE UM MULTÍMETRO

Teste 1 – Resistência

(sensor desconectado da fiação e removido do corpo)

Com um multímetro na escala de resistência (kΩ) 

Conexão: azul e preto/azul (pinos da extremidade do sensor)

Gire lentamente a parte interna do sensor e meça a resistência máxima do sensor;

Valores referência para diagnóstico:

resistência máxima do sensor:  4 a 6 kΩ  a 20°C

Falhas na leitura ou valores fora do especificado - troque o sensor

Teste 2 - Resistência

(Sensor conectado no corpo e o ângulo ajustado)

Com um multímetro na escala de resistência (kΩ) 

Conexão:amarelo e preto/azul 

Gire lentamente o acelerador e meça a resistência do sensor;

Valores referência para diagnóstico:

resistência do sensor:  0,5 a 1 kΩ a 20°C

Falhas na leitura ou valores fora do especificado - troque o sensor.

DIAGNÓSTICOS VIA DISPLAY DO PAINEL DA MOTOCICLETA

Na XT 660 todas as funções de um scanner são feitas diretamente no painel da moto, nos botões “RESET” e “SELECT” e também no interruptor do “ENGINE STOP”. A regra vale para a maioria das motocicletas da marca.

Passos para os diagnósticos:

• Por uma questão de cautela desligue o conector da bomba de combustível;

• Com o contato da ignição desligado, deixe o interruptor “engine stop” ligado.

• Acione e segure simultaneamente os botões do painel “RESET” e “SELECT”;

• Ligue a chave de ignição e mantenha os botões “RESET” e “SELECT”. acionados por aproximadamente 10 segundos. 

Atenção: no modo diagnósticos as demais funções do painel serão desativadas momentaneamente e aparecerá a mensagem “DIAG” no display do painel,  para a confirmação de acesso ao modo.  Nesta opção a ECU não permite o funcionamento do motor.

Na opção “DIAG” todas as funções de diagnósticos oferecidas normalmente por um scanner estão disponíveis e podem ser elaboradas diretamente no painel da moto.

Pressionando o botão “SELECT” aparecem as opções “CO” ou “DIAG”

Advertência: quanto à manipulação das funções do painel, na opção “CO” só é recomendável efetuar alterações se houver necessidade e seguindo todos os procedimentos do fabricante da motocicleta, mudanças no volume de gases podem provocar a quebra do motor ou aumento nas emissões de poluentes

Após optar pelo “DIAG”, que significa diagnósticos, confirme a operação pressionando ao mesmo tempo os botões “RESET” e “SELECT” cerca de 4 segundos.

Um menu de diagnósticos  será exibido no painel seguindo a ordem crescente,  iniciando pelo diagnóstico “D:01”, finalizando no “D:70” , são opções para análise de sensores e atuadores. Toda avaliação deve ser acompanhada por uma tabela com os dados padrões do fabricante da motocicleta. Por hora vamos avaliar apenas as opções relacionadas ao TPS “D:01” grau de leitura de abertura da borboleta fornecido pelo sensor, “D:61” 

histórico de defeitos memorizados e por último o “D:62” que é o responsável pela limpeza do código gravado.

DIAGNÓSTICO DO TPS

Após acessar a sequência“D:01” serão exibidas no painel da moto as informações de ângulo da borboleta, inicialmente para o acelerador fechado, acione o acelerador até o máximo de sua abertura e observe novamente a informação e compare com dos dados abaixo . 

Valores referência para os diagnósticos:

Acelerador fechado: 15 a 17 graus

Acelerador aberto no máximo: 97 a 100 graus

Se os valores obtidos forem diferentes do padrão reposicione o sensor nocorpo de borboleta, elimine outras causas já apontadas nos diagnósticos preliminares. Caso os valores permaneçam diferentes substitua o “TPS” e siga os procedimentos de montagem, posicionamento e diagnóstico via painel.

Para finalizar o serviço pressione o botão “SELECT” até aparecer o “D:61 indicando o código de defeito correspondente ao sensor defeituoso memorizado na ECU.

Siga para o “D:62”, nesta opção deverá aparecer o defeito dado em  quantidade  “1”, no caso somente o TPS,  acione o interruptor “engine stop” e o registro de defeitos será apagado.

Se o defeito memorizado não desaparecer do histórico significa que há defeito presente. Para sair do modo diagnóstico desligue a chave de ignição.

 

Comentários