Oficina Brasil


GM S10 2.4 2014 falhando de forma intermitente

A camionete média da montadora norte americana, equipada com o tradicional motor GM familia ll de 147 cv, abastecido com etanol, chegou à oficina com a reclamação de eventual falha do motor que ocorre de forma intermitente.

Compartilhe
Por Reda


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

O reparador e proprietário do veículo utilizou o Scanner para analisar os parâmetros de funcionamento do veículo, e mesmo com a luz de anomalia não acendendo durante a falha, o profissional notou que a tensão da sonda lambda 2 (pós-catalisadores) fornecia um valor de tensão baixo.

O reparador conseguiu também analisar os parâmetros durante o momento específico da falha, uma vez que esta ocorre de forma intermitente.

Ele constatou que os valores de tensão ficavam dentro dos parâmetros até dar a falha, e quando ela aparece a sonda lambda 2 fica com baixa tensão, e a sonda lambda 1 fica com o valor normal (oscilando).

O veículo apresentava que a manutenção preventiva estava em dia como troca de velas de ignição originais e também da correia dentada. Todavia, o reparador optou por fazer a aprendizagem do sensor de rotação a fim de verificar se havia algum problema de sincronismo, ou se a falha tinha origem nesse sensor.

Dando prosseguimento, o profissional conferiu a parte elétrica utilizando como base o esquema elétrico do veículo.

Sem mais ideias do que poderia ser este problema, o reparador então decidiu pedir ajuda aos colegas do Fórum Oficina Brasil. O profissional fez questão de informar todos os detalhes referente ao caso, tomando cuidado para não esquecer nenhuma informação que poderia ajudá-los a compreender a situação e auxiliá-lo da melhor forma possível.

Em pouco tempo as primeiras dicas e sugestões começaram a surgir. O primeiro colega a deixar sua contribuição orientou verificar os valores de sensor MAP e manômetro adequado pra ver se o catalisador não estaria entupido ou danificado

Um outro colega do fórum, utilizando-se de sua experiência, indicou que o defeito poderia estar na sonda lambda 1.

SOLUÇÃO

O reparador, após ler as sugestões dos colegas de profissão, o atentou à sonda lambda primaria, pois como seu scanner só acusava sonda 2 e a sonda primária estava com parâmetros perfeitos foi focado apenas na sonda secundária.

O reparador substituiu a sonda primária e o defeito foi sanado. Logo, ele retornou ao Fórum Oficina Brasil para agradecer todos os profissionais que ajudaram a resolver esse caso, onde ele não via mais saída.

Comentários