Oficina Brasil


Corsa 1.4 Econoflex – Scanner acusando sensor de detonação

O hatch da montadora norte-americana, equipado com o motor 1.4 EconoFlex família I de 105cv, quando abastecido com etanol, apresentou luz de anomalia no painel indicando falha no sensor de detonação

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

 O reparador recebeu em sua oficina este Corsa 1.4 Econoflex 2011, que já havia passado em várias outras oficinas, mas ninguém conseguiu solucionar o caso. 
Ao consultar com o scanner para saber o motivo da luz de anomalia estar acesa no painel, viu-se que ele apresentava uma falha no sensor de detonação, porém o mesmo foi testado em bancada e também foi medida a continuidade do sensor até a ECU, além da cablagem estar íntegra. 
Seguindo o diagnóstico, é possível apagar a luz de anomalia, e o carro funciona normalmente, porém após algum período, a luz volta a acender. Sem solução para o caso, o reparador optou por usar o fórum Oficina Brasil, e consultar os colegas de profissão. 

A primeira contribuição postada sugeriu que se o scanner insiste em apontar problema na peça, o ideal seria trocar ela para ver o que acontece. Outra sugestão seria passar outro scanner de marca diferente para uma verificação, pois pode acontecer ser alguma interpretação errada do aparelho. 

Outro colega, tomando como base os sintomas que o veículo apresenta, indicou a verificação das bobinas de ignição se não há fugas de centelha, se não há vibrações excessivas por conta dos coxins, o que pode afetar conexões e aperto correto do sensor no bloco.

Uma sugestão interessante que apareceu foi uma dica informando que na linha Fiat é muito comum aparecer o código de falha acusando sensor de detonação e o defeito não estar relacionado com a peça em si, pois se há alguma falha no sistema de ignição, o sensor identifica detonação fora dos seus parâmetros e a central gera um código de falha, dessa forma o colega reparador orientou que antes de trocar o sensor, é importante dar uma verificada nos bicos, velas cabos e filtros, além de um limpeza no TBI.
Outro ponto importante que foi ressaltado no Fórum foi a verificação no sistema de alternador (rolamentos folgados na carcaça), pois a vibração pode dar interferência no sensor de detonação. 

SOLUÇÃO

 Após ponderar as sugestões dos colegas através do Fórum OB, o reparador partiu para uma verificação mais profunda no veículo.

O primeiro ponto descoberto foi que a mangueira de combustível estava dobrada em um ponto, o que possivelmente restringia a vazão. Foi então desdobrada e o carro funcionou por muito mais tempo sem apresentar a falha, mas dentro de 15 km percorridos, a luz de anomalia acendeu novamente (antes, com menos de 300 metros percorridos, a luz MIL acendia).

Seguindo as verificações no chicote a cablagem parecia estar perfeita, porém o reparador desconfiou do conduíte que recobria o cabo, pois ele possuía uma fita isolante bem incomum. Abrindo o conduíte e a fita isolante, foi identificado que o cabo do sensor estava com uma emenda mal feita, o que fazia com que a vibração natural do motor ocasionasse perda do sinal em alguns momentos. Foi feito o reparo no cabo, utilizando de ferro de solda e estanho e o problema foi encerrado.

Logo nem seguida o reparador acessou o Fórum e agradeceu as dicas dos amigos reparadores. 

Comentários