Oficina Brasil


Hyundai HB20 corte na aceleração em primeira marcha

O hatch da montadora sul coreana, equipado com o motor Kappa de 80cv quando abastecido, com etanol apresenta corte na aceleração em primeira marcha.

Compartilhe
Por Da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

O carro chegou na oficina apresentando um sintoma de corte na aceleração durante a primeira marcha, porém esse corte não é observado em outras marchas. 

No entanto, ao realizar a leitura no scanner, não são identificados códigos de falha relevantes. 

O reparador realizou a limpeza do corpo de borboleta e fez a aprendizagem através do scanner, porém, o sintoma persistia.

Diante dessa situação o reparador buscou ajuda no Forum OB para tentar solucionar o caso.

• A primeira orientação indicou a aplicação de um teste no sensor MAP (Manifold Absolute Pressure) para monitorar os valores atuais durante o momento de ocorrência do corte na aceleração, com o objetivo de identificar quaisquer parâmetros que possam estar divergentes do esperado.

• Proceder à observação dos valores disponibilizados pelo scanner, relativos aos sistemas de injeção e ignição, com o propósito de efetuar uma análise aprofundada do comportamento desses sistemas durante o episódio de corte na aceleração.

• Conduzir uma análise minuciosa dos sistemas de injeção e ignição, visando detectar e avaliar possíveis anomalias que possam estar contribuindo para o surgimento do problema em questão.

Com base nessas sugestões, o reparador iniciou novos testes no veículo, e deu uma atenção especial aos parâmetros do funcionamento do motor durante a falha, conforme foi indicado. 

SOLUÇÃO

Após uma investigação aprofundada dos parâmetros de funcionamento, foi constatado que o problema residia no corpo de borboleta do sistema. 

Mais especificamente, o drive do corpo de borboleta apresentava defeito, o qual foi identificado como resultado da bateria do veículo estar com uma tensão inadequada.

O valor medido na bateria revelou uma leitura de 12,9 volts, em oposição à carga nominal correta. 

É plausível que algum pico de tensão tenha afetado negativamente esse componente, resultando na ocorrência da falha identificada.

Após realizar os devidos reparos, o reparador retornou ao fórum para agradecer as sugestões fornecidas pelos colegas, as quais foram de suma importância para a solução do problema. 

Comentários