Oficina Brasil


Novo Sentra: Um sedan feito do zero

Sedans são veículos pensados para oferecer mais conforto e espaço, especialmente no porta-malas

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Sedans são veículos pensados para oferecer mais conforto e espaço, especialmente no porta-malas. São veículos que normalmente marcam a ascensão profissional de uma pessoa, que entregam conforto, tecnologia e a opção de um carro urbano, mas que também possa servir para viagens sem abrir mão da praticidade no dia a dia. Com a evolução desse segmento pelo mundo nas últimas décadas, os consumidores passaram a exigir não apenas veículos que transportem a família e as bagagens de forma cômoda, mas também requinte, sofisticação e personalidade no design. A Nissan, ciente desses anseios, inicia as vendas no Brasil, a partir deste mês, de um modelo que atenderá essas expectativas: a sétima geração, do Novo Sentra.

Totalmente renovado, com nova plataforma e repensado a partir do zero, o Novo Sentra chega para disputar um segmento com muitas opções - que corresponde a 7% do total das vendas no Brasil -, mas que nem sempre entregam o que se deseja. O modelo da Nissan, que chegou ao mercado brasileiro em 2004 em sua quinta geração, vem agora para oferecer a diferenciação que o cliente de sedan médio procura e representando o que a marca tem de melhor em tecnologia.

Entre seus diferenciais estão o conforto acima do padrão do segmento, design marcante e de personalidade além de muitos itens que os consumidores de sedans médios nunca tiveram a oportunidade de usufruir. O modelo chega às 166 revendas da marca em todo o país recheado de equipamentos desde a versão de entrada, com preços muito interessantes; de R$ 60.990 a R$ 71.990.

O Novo Sentra é um produto diferenciado, que se posicionará de uma forma diferente no mercado nacional, tendo maior disponibilidade de unidades na rede e um pós-venda que garantirá a tranquilidade do custo de propriedade. Dentro dessa filosofia, essa sétima geração chega com linhas dinâmicas e harmoniosas, muito conforto e equipamentos e tecnologias encontrados somente em veículos de segmentos superiores. Tudo com a qualidade, durabilidade e confiança da tecnologia japonesa da Nissan. O Novo Sentra é um carro global da Nissan sendo vendido em mais de 120 países.

“Com o lançamento do Novo Sentra, a Nissan reforça sua filosofia de oferecer no Brasil produtos modernos e globais, que carregam conforto e muita tecnologia, por preços competitivos. Agora é a vez de mexermos com o segmento de sedans médios”, diz Carlos Murilo Moreno, diretor de marketing de produto da Nissan do Brasil.                         

PERSONALIDADE FORTE
As profundas mudanças da sétima geração do Sentra começam por fora. As linhas mais retas da carroceria e do interior deram espaço a um estilo que leva o modelo a uma nova era, deixando-o alinhado com a atual identidade visual da Nissan. O estilo reformulado não foi pensado somente para criar um sedã moderno e de classe superior, mas considerou também funcionalidade, espaço interno e melhora do consumo de combustível.

Dessa forma, as linhas da carroceria permitiram chegar a um coeficiente de arrasto  menor que o da geração anterior (de 0,34 para 0,29), e estender a traseira, solução que aumentou a capacidade do porta-malas para 503 litros (+ 61 litros), sem perder conforto ou espaço interno. A linha de cintura mais pronunciada e contínua une farois e lanternas. Os vincos marcantes também estão presentes em áreas como o capô, onde claramente fazem a separação entre a grade e os farois dando ao Novo Sentra uma personalidade forte. A linha do teto mais baixa e um pouco mais à frente melhora a visibilidade frontal, criando uma grande área envidraçada.

A aparência refinada do estilo é valorizada em detalhes desde a versão de entrada como as maçanetas cromadas, farois de neblina no parachoque e retrovisores externos com luzes indicadoras integradas na cor do veículo e rebatíveis (com acionamento elétrico por botão na SL). Visto de frente ou de traseira, o sedã médio da Nissan exibe a quem olha para ele um diferencial no segmento: farois e lanternas de LED. Essa solução moderna, além de ressaltar a elegância do design, oferece maior visibilidade, longa durabilidade, menor consumo de energia e mais confiabilidade. Outro diferencial do Novo Sentra são as rodas de alumínio como item de série desde a versão de entrada (aro 16 com pneus 205/55 R16 para 2.0 S e 2.0 SV e aro 17 com pneus 205/50 R17 para a topo de linha 2.0 SL).

“Detalhes que reforçam a elegância do design estão disponíveis de série desde a versão de entrada, em itens que normalmente encontramos nas versões mais completas e caras dos concorrentes. Maçanetas cromadas, LED nos farois e lanternas, entre outros, dão ao Novo Sentra aspectos de inovação e de ser de categoria superior. É um carro muito bem pensado em todos os detalhes, para agradar aos que já o conhecem e aqueles que vão ainda descobri-lo”, afirma Alexandre Clemes, gerente de marketing de produto da Nissan.

SOFISTICAÇÃO E CONFORTO POR DENTRO
Quem já conhece a linha Sentra notará que o interior também foi completamente renovado. E quem não o conhece, irá se surpreender com seu espaço, acabamento primoroso e estilo moderno. Elevar o padrão de conforto para os ocupantes foi uma das principais preocupações da Nissan para esta geração.

Ao entrar no Novo Sentra, é nítida a percepção de amplitude. Afinal, o Novo Sentra ficou maior, superando os principais rivais nas principais medidas internas de conforto. As comodidades começam no fácil acesso ao interior por conta do excelente grau de abertura das portas, de quase de 90º, característica comum dos produtos Nissan. O entreeixos de 2,70 m, medida próxima à do sedã grande Altima, permite aos passageiros altos, com mais de 1,80, por exemplo, acomodar-se com muito conforto, sem encostar os joelhos nos bancos dianteiros mesmo quando estão totalmente recuados.

Para uma condução agradável, o condutor conta ainda com ajuste de altura do assento e também da coluna da direção, que ainda pode ser regulada na profundidade. Tudo isso desde a versão de entrada. As portas e o painel trazem materiais de alta qualidade, macios ao toque e que dão sofisticação ao acabamento da cabine, percepção ampliada na versão 2.0 SL com a inclusão dos bancos de couro, que reforçam ainda mais a sofisticação do veículo.

Outra novidade é a introdução do ar-condicionado digital de duas zonas a partir da versão intermediária 2.0 SV, que permite a escolha da temperatura mais adequada individualmente para motorista e para passageiro da frente. O conforto acústico também foi aprimorado com utilização de material fonoabsorvente mais robusto, desenvolvido especialmente para o Novo Sentra, que torna ainda mais silencioso o interior do modelo.

Para deixar a condução e o passeio no Novo Sentra muito mais agradáveis, a Nissan incluiu diversos equipamentos que oferecem praticidade e conforto a todos os ocupantes. Assim, desde a versão de entrada 2.0 S, ele traz aberturas internas da tampa do combustível e do porta-malas (esta última por meio de botão no painel); retrovisores externos com regulagem elétrica; porta-óculos; vidros dianteiros e traseiros elétricos com função um toque para o motorista; para-sol com espelhos cortesia e iluminação para motorista e passageiro; iluminação do porta-malas e porta-luvas e computador de bordo com consumo médio, tempo de viagem, velocidade média, autonomia, temperatura externa e aviso de abertura das portas. A versão 2.0 SL traz ainda teto solar com controle elétrico e sistema antiesmagamento, retrovisor interno eletrocrômico e controlador automático de velocidade de cruzeiro (também disponível para a intermediária 2.0 SV).

Uma comodidade mantida para a linha Sentra é a chave presencial I-Key. Disponível desde a versão de entrada 2.0 S, dispensa a chave convencional para abrir as portas e dar a partida no motor. Basta mantê-la no bolso ou bolsa, aproximar-se das maçanetas ou do volante e apertar levemente os botões.

Presente em todos os veículos de passeio da Nissan no Brasil, a direção com assistência elétrica foi aperfeiçoada, deixando  as manobras, especialmente as de estacionamento, muito mais leves, sem que isso prejudique a segurança e a sensação de condução em estradas. Uma nova central eletrônica gerencia o esforço demandado para deixar a direção mais firme em relação à velocidade de cruzeiro.

O Novo Sentra é um carro completo desde a versão de entrada. O modelo traz de série a partir da 2.0 S os comandos do sistema de áudio no volante; faróis de neblina; alarme perimétrico; três alças de teto retráteis para os passageiros; travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento; bloqueio de ignição através de imobilizador do motor; freios ABS de quatro canais e quatro sensores com controle eletrônico de distribuição de força (EBD), com discos ventilados dianteiros e discos sólidos traseiros; fixadores traseiros para cadeiras de bebês sistema ISOFIX e limpador de pára-brisa com duas velocidades e controle intermitente variável.

A topo de linha 2.0 SL traz ainda acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular), airbags laterais e de cortina (6 no total) e sensor de estacionamento que atua em conjunto com a câmera de ré, facilitando as manobras e evitando colisões ou atropelamentos com alertas sonoros.

Para os passageiros do banco traseiro, o Novo Sentra traz o terceiro apoio de cabeça, que é item de série desde a versão de entrada e exclusivo do modelo vendido no mercado brasileiro, e três cintos de segurança de três pontos. Na versão 2.0 SL, o sistema de retenção conta com pré-tensionadores.

A Nissan também adicionou ao sistema de airbag sensores para colisões laterais, que melhoram o tempo de detecção do impacto. Estão posicionados na área inferior da coluna C, complementando os existentes nas zonas de deformação da carroceria.

TREM DE FORÇA E SUSPENSÃO
Como exclusividade para o consumidor brasileiro, o Novo Sentra traz o motor MR20DE (variação do MR18DE utilizado na família Tiida e Livina), de 2 litros, quatro cilindros e 16 válvulas, com melhorias e que será o único 2.0 flex fuel para o modelo em todo o mundo. Além de ser admirado pelos proprietários do Sentra, essa cilindrada atende à demanda do mercado de sedãs médios e oferece maior confiabilidade e baixo custo de manutenção.

Desenvolvendo 140 cavalos de potência a 5.100 rpm e entregando torque de 20 kgfm a 4.800 rpm, o motor do Novo Sentra está mais econômico. Ele recebeu alterações na calibração do sistema de injeção para aprimorar os desempenhos dinâmico e de consumo. O câmbio XTRONIC CVT® utilizado no Novo Sentra é de última geração e carrega duas décadas de liderança da Nissan em inovação em transmissões continuamente variáveis. As mudanças levaram o câmbio a um outro patamar de eficiência em consumo e de funcionamento suave. Com cerca de 60% ??dos componentes novos, o novo CVT está 13% mais leve e produzindo 30% menos atritos em comparação à geração anterior. Essa redução vem também da diminuição do diâmetro das polias, da adoção de uma bomba de óleo mais compacta, que necessita de baixa viscosidade para lubrificação, e da redução das perdas de lubrificante e de pressão. Além disso, conta com um novo controle lógico do sistema e o acoplamento antecipado do conversor de torque. A relação está mais ampla (7.3:1) que os CVTs convencionais e que as transmissões automáticas de sete velocidades.

Com motor e câmbio repaginados, a linha do Novo Sentra recebeu nota “A” na categoria dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do INMETRO, tanto nas versões equipadas com o câmbio manual de seis velocidades (2.0 S) como nas com câmbio XTRONIC CVT® (2.0 SV e 2.0 SL). O Sentra com transmissão manual recebeu ainda o selo “Conpet” de Eficiência Energética Veicular, concedido pela Petrobras aos veículos mais eficientes que participam voluntariamente do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).

Outra exclusividade do Novo Sentra vendido no mercado brasileiro é a suspensão, adaptada para atender aos padrões de conforto dos exigentes consumidores de sedãs médios. A engenharia da Nissan adicionou um reforço na barra estabilizadora da suspensão traseira e melhorou o embuchamento de rolamentos e dos amortecedores para aperfeiçoar a dirigibilidade e reduzir muito o efeito de ressonância/trepidação no interior.

Os amortecedores são da ZF Sachs, os mesmos fornecidos para modelos de segmentos superiores da Nissan. Utilizam válvulas para controlar a aspereza e ressaltos das rodas ao mesmo tempo em que oferecem suavidade. Assim, vibrações da transmissão para o interior do carro são minimizadas e o controle e a resposta da carroceria são ressaltados. Têm diâmetro maior e reforço na haste. Intervenções pontuais que acrescentaram mais conforto, estabilidade e robustez ao sistema independente do tipo McPherson com barra estabilizadora na dianteira e com eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais.

TECNOLOGIAS
Um dos pilares da Nissan no mundo é a democratização das tecnologias. Isso significa equipar seus modelos com o máximo de equipamentos disponíveis apenas para veículos de categorias superiores e mais caros. O Novo Sentra é um bom exemplo desse mote, já que vários itens que lhe conferem exclusividade no segmento de sedãs médios brasileiro, dando-lhe um aspecto de carro premium. 

A nova plataforma do Novo Sentra (B17), por exemplo, evoluiu bastante e se transformou em uma outra base. O que ficou da geração anterior foi praticamente o trem de força. Para construir uma carroceria mais segura e leve, que colabora para a redução do consumo de combustível, a Nissan aplicou na estrutura do corpo o Aço Avançado de Alta Resistência (Advanced High Tensile Strength Steel - AHTSS), patente da empresa e que será levado a cada vez mais modelos da linha da marca.

O AHSS é um aço avançado ultra resistente de até 1,2 GPa (Gigapascal - unidade padrão de medição da resistência à tensão), com alta capacidade de moldagem. Foi desenvolvido pela Nissan em parceria com a Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation e a Kobe Steel, Ltd., e traz como principais diferenciais o alto índice de elasticidade e maiores resistência e maleabilidade. Esses atributos permitem que ele seja utilizado na produção de componentes com formatos complexos, algo difícil de ser realizado até então, principal motivo para sua criação. Seu desenvolvimento é parte do plano ambiental “Nissan Green Program 2016”, que visa a redução, até o final do ano-fiscal 2016, de até 35% nos níveis de consumo de combustível de seus modelos, em relação aos valores de 2005. A empresa pretende ampliar, a partir de 2017, para até 25% do peso total por produto o nível de aplicação desse tipo de material em seus novos lançamentos.

Com esse metal diferenciado, o Novo Sentra perdeu 33 quilos em relação à geração anterior mesmo com mais equipamentos. O uso do AHTSS na carroceria,colaborou muito também para aumentar a segurança e reduzir os efeitos de um impacto lateral, de capotamentos e do efeito chicote para os ocupantes.

A tecnologia avançada também está presente em itens que farão a diferença na relação do consumidor com o Novo Sentra no dia a dia. Todos de utilização simples, prática e intuitiva. Entre eles, os faróis e as lanternas de LED - o modelo da Nissan será o primeiro no segmento de sedãs médios a contar com essa combinação para iluminação dianteira e traseira. Oferecem confiabilidade, alta durabilidade, menor consumo de energia, maior visibilidade do veículo para outros motoristas, além de valorizar o design.

Entrar no Novo Sentra continua muito fácil graças à chave presencial I-Key, um conforto ampliado agora para todas as versões da linha. Com ela, destravar as portas é uma ação muito simples, que coloca o ato de inserir uma chave de ferro no miolo das maçanetas no passado. Sensores no corpo da chave comunicam-se com os instalados nas portas para, com um leve toque nos botões das maçanetas, liberar a trava central e acessar o carro.

A I-Key agora está associada a um outro diferencial do Novo Sentra no segmento: o botão de ignição do motor “Start/Stop”. Basta ter a chave presencial próxima da à região da ignição, mesmo que esteja no bolso ou em uma pasta, pisar no pedal (na embreagem para o câmbio manual e no freio no CVT) e apertar o botão.

O Novo Sentra também será o primeiro sedã médio a eliminar o tanquinho auxiliar da partida a frio em todas as versões com a introdução do sistema Flex Start® Bosch. Essa avançada tecnologia traz muito conforto, pois dispensa o motorista de lembrar de abastecer o recepiente com gasolina. O Flex Start® Bosch conta com um sistema de gerenciamento eletrônico que controla toda operação de aquecimento do combustível, que entra em operação na partida e também na fase fria de funcionamento do motor, permitindo a ignição em temperaturas baixas quando o tanque está abastecido com uma proporção mesmo com 100% de etanol.              

O novo sistema conta com velas aquecedoras na galeria do combustível, acima dos bicos injetores, que elevam a temperatura do etanol em câmaras independentes. A unidade de controle de aquecimento do sistema monitora a potência enviada às velas, acionando individualmente cada uma para evitar sobrecarga no sistema elétrico. Assim, o combustível é injetado de forma pulverizada e não liquefeita (abaixo de 18º C o etanol tende a não vaporizar), melhorando a combustão, e assegurando uma pronta resposta na partida em baixas temperaturas.

Além de tornar mais eficiente a partida a frio em carros abastecidos com proporação maior de etanol, a tecnologia Flex Start® Bosch colabora na redução das emissões de poluentes. Afinal, é no momento de ligar o motor que ocorre a maior liberação de gases poluentes.

Outra recurso com o objetivo de diminuir o consumo é o ECO Pedal, que exibe no painel os hábitos de condução para se dirigir de forma eficiente. Se está usando mais combustível do que o necessário, ele tende e soltar o acelerador um pouco para ficar dentro da melhor faixa.

CONECTIVIDADE
Com todos e tudo cada vez mais interconectados, o Novo Sentra não deixaria de oferecer recursos que mantém os ocupantes ligados ao mundo com segurança. Por isso, desde a versão de entrada 2.0 S, o sedã médio traz o sistema Bluetooth com comandos no volante. Com ele, o telefone celular interage com o sistema de som do veículo, minimizando a distração por manter as mãos livres para dirigir, evitando acidentes ou multas.

A versão topo de linha 2.0 SL permite ainda o acesso ao sistema Bluetooth (que sincroniza agenda telefônica e músicas) por meio da tela de 5.3’ no painel, que reúne também as informações do sistema de áudio e do sistema de navegação, outra novidade do Novo Sentra. Com comandos e voz em português, o GPS é o mesmo sistema usado pela Nissan em modelos do mercado norteamericano.

Comentários