Oficina Brasil


Sprinter apaga motor

Problema na válvula reguladora de pressão do circuito de alta pressão, e o autor confirmou que, após a substituição da mesma, o problema foi sanado

Compartilhe
Por Murillo Miranda


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Continuando nosso ranking mensal de tópicos mais comentados no fórum “Dúvidas e Soluções”, durante o mês de Março o tópico campeão foi “Sprinter apaga motor”, em que, após reparo na bomba de alta pressão do sistema common rail, o motor funcionava perfeitamente, exceto em desacelerações, em que o motor desligava.

Os usuários “CASAdoDIESEL” e “maguineto” alertaram sobre problema na válvula reguladora de pressão do circuito de alta pressão, e o autor confirmou que, após a substituição da mesma, o problema foi sanado.

Em segundo lugar, o tópico “Gol 1.0 8V sistema 7.5.30” apresentava um veículo em que, logo após a partida, o motor desligava. O usuário “Canal” alertou sobre problemas no imobilizador, e o autor confirmou que o problema foi resolvido após a troca do módulo do imobilizador.

Em terceiro lugar, “Ajuda sobre o uno fire”, o motor apresentava funcionamento contínuo dos injetores 1 e 3. O usuário “mbo2010” alertou sobre problema no chicote elétrico ou na ECU e o autor confirmou que, após a troca do módulo, o defeito desapareceu.

“Palio 1.4 oscilando” foi o quarto colocado e apresentava um veículo com funcionamento irregular, principalmente em acelerações. O usuário alertou sobre um possível corpo de borboleta danificado, porém bastou que o autor fizesse a limpeza do TBI que o problema acabou.

“Citroen C3: Falha P0341” foi o quinto colocado e apresentava aceleração irregular e um código de falha intrigante: falha no sensor de posição do eixo comando de válvulas. O usuário “jukaoliver” informou que, como este motor (no caso, a versão 1.4 8V) não utiliza este sensor, uma possível falha de ignição poderia “enganar” a ECU, gerando este código. O autor informou que substituiu a bobina de ignição e o problema foi resolvido.

Um problema bastante comum durante o mês de Março foi o motor apresentar dificuldade de partida. Quando o reparador se deparar com este tipo de falha, especialmente nos veículos com injeção eletrônica, é quanto ao sinal do sensor de rotação e PMS.

Através de um osciloscópio, é possível analisar a forma da onda e verificar o correto sincronismo do motor, agilizando o diagnóstico, pois uma das causas mais comuns para este problema é justamente a modificação nos sinais enviados por este sensor. Então fique atento!

 

Comentários