Oficina Brasil


Renault Duster 2015 com problema no sistema de tração

O proprietário do veículo encaminhou o automóvel à oficina alegando não funcionamento da tração 4x4

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

 Diante da situação o técnico teve que mobilizar todo seu conhecimento acerca do sistema em questão, entretanto, sabia que uma das maiores dificuldades que iria ter para realizar o diagnóstico do inconveniente era a falta de acesso às informações técnicas com os procedimentos, valores de testes e por fim, os esquemas elétricos. 

Antes de colocar “a mão na massa”, tinha ciência que era de fundamental importância o planejamento de todo o processo, contendo o plano de ação com o passo a passo dos testes que deveriam ser executados a fim de verificar o bom funcionamento de cada componente que poderia estar causando a falha. 

A muito custo conseguiu as principais informações, bem como o diagrama elétrico do sistema, com essas valiosas informações decidiu que a primeira verificação seria utilizar o scanner para realizar a leitura dos parâmetros de funcionamento assim como os códigos de falhas. 

Seguindo criteriosamente o plano previamente traçado instalou o scanner no conector de diagnóstico e estabeleceu comunicação com o módulo de controle da transmissão.

Ao visualizar na tela do scanner que havia um código de falha referente a um mau funcionamento da bobina do diferencial, decidiu que iria começar os testes por este componente. Todavia para fazer o teste de forma conclusiva teria que medir o valor de resistência elétrica tanto no conector da bobina como no módulo, assim descobriu que o módulo de tração estava localizado atrás do porta-luvas. Ao medir a fiação até a bobina do diferencial observou que não havia valor de resistência. O reparador de forma rápida mediu a resistência da bobina e constatou que dava um valor diferente do medido no pino do módulo. 

Isso indicava que havia problemas no chicote ou conector. Dessa forma, o técnico iniciou a investigação e descobriu que a tomada por trás da bobina estava danificada, sem perda de tempo arrumou outro conector, instalou no local do danificado e imediatamente o módulo da transmissão parou de gerar o código de falhas referente à bobina. Após a troca do conector o reparador decidiu realizar o teste do sistema a fim de verificar se o 4X4 estava funcionando corretamente. Para sua tristeza, o sistema estava inoperante mesmo após a troca do conector que seria provavelmente o causador da anomalia.

SOLUÇÃO

O técnico, ao raciocinar sobre os testes que havia realizado, chegou a conclusão que a possível causadora da anomalia seria a bobina do acoplamento do 4X4, pois o chicote estava em perfeito estado. Decidiu sem perda de tempo substituir a bobina, porém, após uma intensa procura por esse componente no mercado de reposição concluiu que não se vendia essa peça de forma separada.

Assim, foi obrigado a indicar ao cliente a troca completa do diferencial. Realizada a substituição do diferencial o sistema 4X4 voltou a funcionar corretamente.  Após a realização deste incrível diagnóstico o técnico decidiu compartilhar essa situação com seus colegas do fórum Oficina Brasil, o maior e mais completo fórum do setor de reparação automotiva do Brasil, onde todos sem exceção entenderam toda a dinâmica da solução do inconveniente e agradeceram ao reparador que disponibilizou essa situação que servirá e muito para o reparador que se deparar com uma situação semelhante.

Mais uma vez, os reparadores do Fórum Oficina Brasil, ajudou um colega na solução de um problema!  

Comentários