Oficina Brasil


GM Cruze 1.8 2014 com a luz de injeção / controle tração acesa

O sedan da montadora norte-americana, equipado com o motor Ecotec 1.8 N18XF, de 144cv quando abastecido com etanol, apresenta defeito de oscilar a marcha lenta além de acender a luz de controle de tração e a luz da injeção.

Compartilhe
Por Da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

O técnico automotivo foi apresentado a um veículo Chevrolet Cruze em sua oficina, com queixa de oscilação na marcha lenta e o acionamento das luzes de controle de tração e injeção.
Como resultado da ocorrência das luzes de advertência durante a condução, foi observado um aumento repentino de potência no veículo quando a luz de injeção é ativada, enquanto a ativação da luz de controle de tração resulta em uma perda gradual de potência.
Uma observação adicional que chamou a atenção do técnico foi a natureza intermitente da falha, na qual o veículo volta ao funcionamento normal ao ser desligado e ligado novamente, até que a falha se manifeste mais uma vez.
Inicialmente, ao realizar a varredura do veículo com o scanner, foi identificada uma falha de ignição e verificou-se que a bobina estava defeituosa e as velas não apresentavam eletrodos. Como parte dos procedimentos de revisão, foram efetuadas a troca da correia de comando, da bateria e conduzidos inúmeros testes, no entanto, sem sucesso na resolução do problema.
Diante da falta de alternativas para investigar no veículo, o técnico decidiu compartilhar o caso no Fórum, buscando orientações de outros profissionais que possam ter enfrentado uma situação semelhante e possam fornecer uma solução.Um colega sugeriu  realizar testes no sistema de carga para assegurar que a bateria seja adequada para o modelo em questão.
Outra sugestão destacou a importância de examinar o diafragma da tampa de válvulas, mencionando que a pressão negativa no cárter durante a marcha lenta e um possível dano na membrana podem levar a esse tipo de falha. Isso pode fazer com que o sistema intérprete a situação como falta de torque do motor, acionando as luzes de controle de estabilidade e tração. 

SOLUÇÃO:

Após ler todas as sugestões dos colegas o técnico partiu para novas verificações no veículo, e após muita analise, finalmente o problema foi resolvido no último momento. As velas novas foram removidas para uma nova avaliação, revelando uma diferença de cor entre elas. Em seguida, os bicos injetores foram submetidos a um processo de limpeza e reparos, revelando que estavam desregulados em termos de dosagem. Após a limpeza e substituição dos componentes necessários, o veículo voltou ao seu desempenho adequado.
O técnico agradeceu a colaboração de todos os colegas que contribuíram com suas sugestões. 

Comentários