Oficina Brasil


Melhores do Fórum - Fevereiro 2014

Fórum do Jornal Oficina Brasil se consagra entre os reparadores como o maior sistema de troca de informações entre profissionais do país! São mais de 100 mil profissionais cadastrados debatendo, dando dicas e sugestões para resolver os problemas mais complicados

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Participe você também! Para tanto, basta  cadastrar-se em nosso site (www.oficinabrasil.com.br). Um dia você ajuda um colega e no outro é ajudado! Confira abaixo os casos que mais se destacaram neste mês de janeiro.

Citröen Xsara Picasso 2.0 16v não mantém marcha  lenta

O reparador Mario Junior, com a ajuda de outros reparadores do fórum, encontrou a solução para a falha:

Defeito: Motor não mantinha a marcha lenta e ainda apresentava consumo de combustível elevado, em torno de 3km/l de gasolina.


Diagnóstico: Iniciei os testes efetuando a leitura do sistema com um scanner, e este indicava falhas no sensor da direção hidráulica, sensor MAP com tensão elevada, borboleta alta e temperatura elevada. Troquei o atuador de marcha lenta, mas o defeito persistia. Percebi também que o veículo apresentava alguma pane elétrica, pois os indicadores do painel (temperatura e nível do tanque), hodômetro e computador de bordo não funcionavam. Conferi também o ponto de ignição, a compressão do motor e a pressão da bomba de combustível, além de testar a continuidade nos sensores, e tudo apresentava características normais. Perguntei ao proprietário se recentemente o veículo tinha sido submetido a  algum serviço em componentes elétricos. O mesmo me confirmou essa informação e disse que um eletricista realizou uma manutenção onde precisou retirar o painel para tal, além de necessitar substituir a bateria.

Solução: Realizamos a troca do sensor MAP do veículo, e nova aferição do ponto de ignição do motor. Ao testá-lo, o defeito foi solucionado.

Após lavar o motor, Marea não pegava mais

O reparador Ivanelio enviou este problema através do nosso fórum, o qual encontrou a solução:

Defeito: Após efetuar uma lavagem no motor do Marea 2.0 20v, o motor funcionou por aproximadamente trinta segundos, “morreu” e não pegou mais.

Diagnóstico: Com este problema em mãos, realizei a troca do sensor de fase e do sensor de rotação para ver se resolvia o caso. Então, tentei então dar uma nova partida, onde o motor quase pegava, mas não saía. Retirei então o conector do sensor MAF e realizei a limpeza dos contatos, em seguida, tentei dar partida novamente. Continuei não obtendo sucesso. Posteriormente, verifiquei se havia centelha e combustível no sistema e tudo estava correto. A análise que pude ter é que quando parafusava a bobina no seu local de fixação, esta cortava a centelha. Assim, verifiquei a fiação do veículo e, embora houvessem alguns fios ressecados, testei todos e nenhum apresentava curto ou falta de continuidade. Verifiquei então que as velas ficavam encharcadas após as consecutivas partidas sem sucesso. Conferi a compressão do motor, o sensor de detonação e as condições do relé da bomba de combustível, e tudo estava dentro dos padrões.

Solução: Ao analisar as bobinas de ignição, três das cinco presentes apresentavam trincas e, ao lavar o motor, a água penetrou nestas. Assim, as bobinas sem o aterramento apresentavam centelha normal, mas quando instalava e aterrava, falhava. Por isso, ao retirar as bobinas e aterrar somente as velas, ocorria à centelha normalmente. Substituindo as bobinas, o motor voltou a funcionar normalmente.

GM Prisma apresentava falha de difícil detecção da causa

O reparador Antonio esteve com este veículo apresentando problemas em sua oficina e, através de nosso fórum, contou como solucionou o caso.

Veículo: GM Prisma 1.4 Flex 2009

Defeito: Pré-ignição no momento da partida e escapamento incandescente.



Diagnóstico: Após realizarmos retifica completa deste motor e termos resetado todas as memórias de falha existentes no módulo, ao dar partida no veículo, ele apresenta sintomas de pré-ignição na partida, mas depois normalizava. Porém, quando testávamos o veículo a uma velocidade de 100km/h, este aquecia de tal forma que o sistema de escape e o catalisador ficavam incandescentes. Troquei o sensor de temperatura, velas e ainda conferi a pressão da bomba, dos bicos e condições da roda fônica, mas tudo estava ok. Conferi se a bomba de óleo estava fora de ponto, mas também estava dentro da normalidade. O veículo possuía kit GNV instalado, mas o proprietário havia pedido para retirá-lo e não havia nenhum componente do mesmo ainda no veículo.

Solução: Seguindo uma dica publicada pelo reparador wgneto, conferi as condições do chicote de saída do módulo. Lá, pude me certificar que todos os fios haviam sido cortados para instalação do GNV e as emendas realizadas não estavam boas. Substitui o chicote do veículo por outro e o defeito acabou.

Polo não andava mesmo com a marcha engatada

O reparador Cidney publicou em nosso fórum o seguinte caso e como conseguiu resolvê-lo.

Veículo: VW Polo 1.6 2010 I-Motion

Defeito: Veículo não andava, mesmo com a marcha engatada



Diagnóstico: O veículo chegou até minha oficina em um guincho. O cliente reclamou que, ao entrar em sua garagem, engatou primeira e o veículo não andou. Logo depois, quando engatou a ré, o câmbio entrou em neutro e não engatou mais nenhuma marcha. Conferi então os fusíveis e fiz reset do sistema de controle das marchas, mas o defeito persistiu.

Solução: Com o auxílio de um esquema elétrico, vi que perto do positivo da bateria existe um fusível de 30A que é a proteção da bomba elétrica do câmbio. Assim, em uma análise mais detalhada, verifiquei que a corrente consumida pela bomba eletro hidráulica estava muito alta e ao retirá-la, notei que esta estava trincada. Assim substituí a mesma e o defeito foi sanado.

Volkswagen Saveiro apresentava sintoma semelhante à ‘batida de pino’

O reparador Edmarcos Cristiano Silva, através do nosso fórum, publicou a seguinte solução deste caso.

Veículo: Saveiro 1.6 2003

Defeito: Motor apresentava sintoma semelhante à “batida de pino”.



Diagnóstico: Chegou à minha oficina uma VW Saveiro 1.6 2003 movida à gasolina, com injeção do tipo IAW 1AVP, apresentando ’batida de pino’. Após constatarmos a falha, comecei a analisar o que poderia ser a causa do defeito, como a bobina de ignição, velas, cabos e o avanço, onde este estava em 23°. Regulei para 9° e, através da utilização do scanner, zerei os parâmetros autoadaptativos, mas mesmo após isso, o defeito continuava. Conferi ainda o ponto de sincronismo com a correia e se havia danos na junta do cabeçote externamente, pois caso o cabeçote já tivesse sido removido e essa estivesse amassada, poderia ser esta a causadora da falha, porém, pelo menos visualmente ambos estavam dentro dos parâmetros.

Solução: Após estas análises, decidi medir a compressão dos cilindros com o motor frio. O cilindro 4 apresentava 220psi, o 3 estava com 200psi e os cilindros 1 e 2 apresentavam 140psi, indicando que a junta do cabeçote estava avariada, causando interligação entre os cilindros e provocando a falha no motor. Retirando o cabeçote e substituindo a junta, o defeito foi solucionado.

Motor do Gol perdia a referência da marcha lenta

O reparador Fabio Junior Vieira teve um problema com este veículo e compartilhou com os colegas reparadores a solução em nosso fórum.

Veículo: Gol 1996 CFI

Defeito: Motor perdia a referência da marcha lenta

Diagnóstico: O veículo chegou a minha oficina com o seguinte sintoma: quando ligado, a marcha lenta mantinha-se estável, porém, quando eu desligava o motor e em seguida dava uma nova partida, não conseguia estabilizar a marcha-lenta. Depois de muito tempo, o motor conseguia regularizá-la, como se o mesmo perdesse a referência. Quando conferi o motor de passo, notei que os pinos 37 e 57 ficavam com 12V por alguns segundos, mas quando ligava o contato da chave, o positivo destes era cortado imediatamente, não permitindo assim que o motor de passo se reposicionasse para uma nova partida. Conferi a ligação do sistema através do esquema elétrico do veículo que possuo e tudo estava correto, com os dois fios saindo do relé verde. Troquei este relé para testar se o mesmo apresentava avaria, mas não obtive resultado. Testei ainda a bomba de combustível, e essa também estava com funcionamento normal.

Solução: Continuando com a análise do veículo, notei que este deveria ter passado por algum tipo de reparo anteriormente nos suportes do relé, pois o 15 estava invertido com o 30, assim, como ambos têm funcionamento diferente, ocorria a falha do veículo, não permitindo a energização do motor de passo por mais ou menos 8 segundos para que então se reposicionasse em uma nova partida.

Comentários