Oficina Brasil


Polo 2011 corta ignição na mudança de marcha em fase fria

O hatch da montadora alemã, equipado com o motor EA111 1.6 de 104cv, quando abastecido com etanol, apresentou um buraco na aceleração na mudança de marcha quando em fase fria

Compartilhe
Por Da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

O veículo chegou na oficina com o sintoma descrito acima, e por questão preventiva foi substituído o cabo de vela

O sintoma persistia em vários momentos na fase fria: quando proprietário do veículo ia tirar o carro da garagem (carro em fase fria), o veículo funcionava sem falhas, porém quando  no momento de passar para a segunda  marcha e progredir a aceleração do carro, o veículo apresenta uma falha de combustão chegando a ponto de dar um solavanco, após a falha o veículo progredia normalmente.

Diante desse problema, o reparador optou por obter auxílio na plataforma do Fórum oficina Brasil, então ele acessou sua conta e relatou todo o problema com máximo de detalhes possíveis para ajudar os colegas com as sugestões sobre o caso. 

Em pouco tempo as primeiras dicas e sugestões começaram a surgir:

A primeira dica postada, na verdade foi um questionamento sobre o uso do scanner no veículo, a fim de analisar alguns parâmetros de funcionamento anormal. No caso foi respondido que foi usado, mas não havia apresentado nenhuma avaria.

Outra dica feita foi analisar chicote e situação dos coxins, pois parecia que esta falha se apresentava ao ter o motor deslocado.

Outro colega reparador orientou a utilização do osciloscópio para detectar alguma anomalia que não aparece no scanner. Disse também que é de suma importância ter  precisão no diagnóstico.

Orientou também testar vazão de bomba, pressão, injetores e sistema de ignição completo. 

O próximo colega indicou uma revisão de injeção. Orientou atenção ao teste de injetores e limpeza e ajuste do corpo de aceleração. 

O próximo a deixar sua contribuição indicou que esse tipo de falha é muito comum na bobina.

SOLUÇÃO

Após ler todas as dicas dos colegas do fórum e iniciada a investigação no veículo, o reparador havia esquecido de mencionar que esse veículo tinha instalação de GNV, após uma criteriosa vistoria na instalação e no motor, com auxílio de scanner e osciloscópio foi encontrada uma falsa entrada de ar por trás do coletor de admissão. Foi então vedada essa entrada e o problema foi sanado. 

 

Comentários