Oficina Brasil


O ar-condicionado parou de funcionar porque trocou a bateria da Mercedes Benz Kompressor

A troca da bateria sem os devidos cuidados gerou mais de vinte códigos de falhas e o sistema de climatização também parou de funcionar, mas tinha mais defeitos escondidos além dos causados pela falta de energia

Compartilhe
Por Antônio Gaspar


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Para um especialista em reparos de ar-condicionado é comum enfrentar desafios para fazer um sistema de climatização funcionar corretamente, mas há alguns defeitos ocasionados com ajuda de aventureiros  sem habilidade e conhecimento técnico. 

Como o carro chegou na oficina carregado de códigos de falhas. Foi importante ouvir o cliente sobre o que causou o problema, já que para ele que apareceu depois que a bateria foi trocada. A bateria deste modelo de carro fica no compartimento do motor do lado direito.

Utilizando um scanner, foi possível apagar a maioria dos códigos, mas alguns continuavam indicando defeito, exigindo o conhecimento técnico e muita experiência no setor de ar-condicionado. 

Fazendo as verificações básicas como estanqueidade, carga de gás e alimentação elétrica, foi possível identificar uma falha no pressostato. O componente defeituoso foi substituído, mas alguma coisa estava impedindo o compressor de gerar compressão suficiente para ativar o sistema.

Novamente, entra em cena a experiência e muito conhecimento técnico, que geraram uma desconfiança do funcionamento da polia magnética do compressor que poderia ser o defeito que ainda estava oculto. 

O compressor do Mercedes Benz Kompressor 2010 fica na parte de baixo, no lado dianteiro esquerdo do motor, o que dá um pouco mais de trabalho para fazer a remoção. Um indicador de defeito na polia do compressor é um ruído e a própria Mercedes já gerou um boletim técnico para este procedimento de troca da polia. Antes de remover o compressor é possível fazer um teste utilizando uma correia poli v mais curta que aciona todos os componentes, menos a polia do compressor. 

Este teste é mais utilizado para confirmar a origem do ruído. Se com a correia mais curta instalada e o motor funcionando, não fizer mais barulho, é preciso remover o compressor e trocar a polia. 

O boletim informa que é possível remover a polia com o compressor no local, mas, com ele na bancada, fica mais fácil realizar o serviço. É importante verificar o diâmetro da polia, que pode ser de 100mm ou 110mm. 

Com o carro levantado, remova o painel inferior do compartimento do motor para chegar no compressor. Antes, é preciso remover toda carga do gás. Com a retirada da correia e liberação dos parafusos do suporte do compressor, é só retirar a polia, levá-la para a bancada e descobrir o que aconteceu. Na bancada, é necessário prender a polia para soltar o parafuso de 7 mm, e isso pode ser feito na morsa com calço de plástico ou borracha. Também é possível travar com uma cinta de remoção de filtro de óleo de motor.

O defeito do compressor foi identificado. Era o cubo, que estava rompido e impedia o atracamento da polia, e, por isso, não comprimia o gás para circular no sistema. Compare a peça nova com a velha danificada.

 

Na sequência, remova o anel-trava com uma chave de fenda ou alicate de bico. 

Remova o anel de pressão para liberar o rolamento da polia.  Em seguida, remova a polia do compressor utilizando um extrator ou sacador.

Monte os amortecedores de borracha na nova polia e observe a direção da curvatura dos mesmos.

Quando instalar a nova polia no compressor, verifique se tem o mesmo diâmetro que o original, 100 mm ou 110 mm. 

Instale o anel de pressão do rolamento da polia com o lado plano voltado para o compressor. Certifique-se de que o anel de pressão esteja encaixado corretamente na ranhura. Use um alicate de pressão com pontas de 90 ° que tenha um alcance mínimo de 19 mm. 

Instale a arruela de pressão. Certifique-se de que esteja plano contra o ombro do eixo. (Fig.15) Instale o cubo novo (alguns chamam de espelho) para que nas garras da peça sejam inseridos os amortecedores de borracha. Rosqueie o cubo no eixo do compressor no sentido horário e aperte com torque de 35 Nm. O cubo continua a apertar quando o compressor está em operação. 

Instale a trava na polia da correia e confirme que esteja encaixada na ranhura da polia. 

Com a instalação de uma nova correia poli v e com o sistema abastecido com a carga de gás e óleo adequada, o motor foi ligado e o ar dentro do carro ficou gelado.

Comentários