Oficina Brasil


Conheça as características do sistema de ar-condicionado de modelo da Land Rover Discovery3 Diesel 2008

Apresentamos, neste mês, o sistema de ventilação e ar-condicionado do Discovery 3 do ano de 2008, com motor 2.7 movido a diesel. Há diferença entre os modelos, pois uns têm apenas um evaporador e outros apresentam dois

Compartilhe
Por Mario Meier Ishiguro


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

O sistema de ar condicionado da Land Rover Discovery 2.7 diesel pode ser equipado com um ou dois evaporadores.

A carga de fluido refrigerante R134a recomendada é de 600g para modelos com apenas um evaporador (dianteiro), e 900g com dois evaporadores (dianteiro e traseiro).

Quantidade de R134a / Acesso às válvulas de serviço

O acesso às conexões de serviço de alta e baixa pressão ficam do lado da vareta de óleo do motor no vão do motor. Ali também fica localizado o transdutor de pressão, que comunica na forma de tensão (de 0,1 á 4,9V) a equivalência de pressão da linha de alta.

O compressor é de fluxo variável eletrônico, fabricante DENSO e modelo 7SEU, (7 cilindros e cerca de 170 cm³, utiliza óleo PAG 46 - ND8).

Compressor

Este modelo de compressor não possui embreagem eletromagnética, por isso o acoplamento do compressor também é um fusível mecânico e pode romper em caso de travamento do compressor.

Em caso de troca do compressor, é necessário além da limpeza interna dos dutos com o fluido R141b sob pressão, também deve ser substituído o filtro secador que fica ao lado da saída do condensador.

Filtro secador e condensador

Para acessar o compressor, é recomendado separar o chassi da carroceria, pois o acesso é muito restrito. Este serviço deve ser feito por oficinas especializadas e tem um valor agregado elevado.

Visão geral do cofre do motor / Remoção da carroceria

Esta separação também é necessária para a manutenção em outros componentes do motor, como a troca de correias dentadas, etc.

Ventoinha EletroviscosaA ventoinha do radiador e condensador tem um acionamento eletrohidráulico, com um “chicote” de 5 fios, onde 2 fios são para acionar o solenoide e 3 fios para o sensor Hall, que monitora a rotação desta ventoinha.

O acesso ao filtro de cabine é atrás do porta-luvas, deve-se utilizar preferencialmente filtros com carvão ativado, para a redução de odores, sua troca pode ser semestral ou anual, dependendo das condições de utilização do veículo.

É um excelente veículo, mas requer mão de obra especializada e as peças do sistema de ar condicionado não são encontradas com facilidade nos distribuidores especializados.

Comentários