Oficina Brasil


Sistema de logística da Nakata avança em tecnologia e gera ganho de produtividade no CD de Extrema

Para atender as demandas mais exigentes como fracionamento de carga e agilidade na entrega, a eficiência na gestão, distribuição e tecnologia são fatores determinantes.Entre as inovações, tem a substituição de Coletores por Ring Scanner, que permite os trabalhadores operarem com as mãos livres

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A Nakata vem adotando uma série de mudanças para modernização na área de logística a fim de se tornar ainda mais eficiente no atendimento aos clientes. No início deste ano, a empresa concluiu todo o processo de otimização das suas operações de warehouse e fretes, em busca de soluções autônomas, ágeis e econômicas, sempre pautado no serviço aos clientes e suas respectivas necessidades.

Além de dobrar a área do centro de distribuição, foram adotadas novas soluções em sistemas, pessoas e processos para operar diretamente o warehouse e fretes. Este movimento foi planejado e executado de modo que, o nível de serviço de entrega fosse mantido, sem prejudicar os clientes seja pela suspensão do faturamento ou desabastecimento do mercado. 

Para tanto, melhorou os processos já existentes na operação e contratou 100 novos funcionários para buscar os resultados estabelecidos pela empresa.  “Os novos desafios serão buscar diferentes modelos de entregas, atendendo as necessidades específicas de cada cliente e com ações e decisões mais ágeis. Este é um dos principais benefícios da nova operação”, revela Alexandro Barbosa, gerente de logística da Nakata.

O executivo conta também sobre a mudança do sistema da operação. Substitui 100% dos coletores de dados, método de comunicação utilizado pelos operários nas tarefas controladas pelo WMS (Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazém), para Ring Scanner, que também é uma ferramenta de comunicação usada pelos colaboradores e que se informam com o WMS, porém, com anatomia mais moderna, permitindo no conceito da operação com mãos livres. 

Segundo Alexandro, com esta medida houve ganho substancial na produtividade, intensificando a interação do operador com outras ferramentas da empresa, processo mais limpo e com maior velocidade, fazendo a mercadoria girar rapidamente pelo armazém, consequentemente resultando em ganho de espaço.  “Consideramos a implantação um grande sucesso, normalmente no mercado uma mudança deste porte requer 90 dias para ramp-up, curva de aprendizado e estabilização e a Nakata obteve os números de capacidade projetados já nas duas primeiras semanas”.

A implantação de novas tecnologias e sistemas para facilitar ainda mais a operação chegarão, em breve, no centro de distribuição da Nakata, localizado em Extrema/MG, com drones para realizar o inventário e outras novidades na automação do armazém, entre elas, esteiras e transelevadores. “São contínuos os investimentos da Nakata em logística sempre com o objetivo de garantir mais eficiência na gestão e distribuição, assim atendendo com excelência a demanda dos clientes e do mercado”, comenta.

Recentemente, o centro de distribuição da Nakata dobrou a capacidade de armazenagem em Extrema e hoje conta com 23,4 mil m² e capacidade de armazenagem de produtos de 25 mil posições de pallets podendo chegar a 32 mil posições.  Desde maio de 2017, a Nakata mantinha um centro de distribuição em Santo André/SP, mas, em março, as operações serão encerradas e consolidadas em Extrema.

Comentários