Oficina Brasil


Shell Eco-marathon 2015: maior disputa de eficiência energética estudantil contará com quatro equipes brasileiras

Quatro times brasileiros estão na disputa este ano, que terá a participação de quase 150 equipes

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

De 10 a 12 de abril, mais de 1.000 estudantes do ensino médio e universitários de todas as Américas (Brasil, Canadá, Guatemala, México e Estados Unidos) vão invadir as ruas de Detroit (EUA) com uma frota de carros feitos sob medida para competir na Shell Eco-marathon Americas 2015. Esta é a maior disputa de eficiência energética estudantil ao redor do mundo.

“A competição tem o objetivo de fomentar nos futuros engenheiros a capacidade de colocar em prática tudo o que estão aprendendo na universidade. Além disso, a Eco-marathon incentiva os jovens talentos a desafiar os limites de eficiência de combustível. É muito bom ver estudantes brasileiros competindo a nível global e perceber que o tema de pesquisa energética está presente no cotidiano deles. Nós, da Shell, ficamos muito orgulhosos em proporcionar essa experiência”, comenta Leíse Duarte, gerente de Investimentos Sociais da Shell Brasil.

Das 144 equipes que vão disputar com seus protótipos nas pistas de Detroit, quatro representam o Brasil. São estudantes de engenharia da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Histórico brasileiro na competição

A Shell tem desafiado futuros engenheiros automotivos e cientistas a ampliar limites por meio desta competição que tem como objetivo dirigir a maior distância usando o mínimo de energia. Na Europa, a disputa acontece há trinta anos. Nas Américas, esta será a nona edição e a primeira na capital da indústria automotiva.

Em 2014, quando a competição ainda era disputada em Houston (EUA), o time da UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá (MG) - conquistou o terceiro lugar na categoria protótipo e bateria elétrica com o projeto ‘EcoVeículo’ e a marca de 264,44 quilômetros percorridos por kilowatt/hora – o que equivale a percorrer a distância entre Curitiba (PR) e Florianópolis (SC) com uma única bateria.

Comentários