Oficina Brasil


PSA Peugeot Citroën e grandes escolas francesas de design inovam a mobilidade do futuro no "OpenLab Design"

No horizonte de 2025, os veículos serão autônomos e conectados. A comunicação homem-máquina, a bordo do veículo ou remota, será feita através de interações multimodais intuitivas e de um assistente de mobilidade.

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A PSA Peugeot Citroën, a Escola Nacional Superior de Criação Industrial, a STRATE Escola de Design, a Escola de Design de Nantes e o Master de Design Sonoro TALM Le Mans compartilham o resultado de 3 anos de pesquisa criativa no OpenLab Design sobre o carro autônomo e conectado, um dos eixos estratégicos de inovação do Grupo PSA.

Criado em 2012, o “OpenLab Design reúne engenheiros do Grupo e estudantes de design nas oficinas de “open innovation” realizadas nas escolas. O objetivo é integrar a dimensão ”design” já nas primeiras fases de reflexão sobre as interfaces homem-máquina, antecipando assim os novos usos da mobilidade.

Em 2014, essa reflexão comum focou três projetos principais:
- A internet dos ”Robjets®“, os robôs-objetos comunicantes
- “Avacar®”: o assistente de mobilidade
- “Os robôs sociais®”: o dialogar de um veículo com outro

O design, uma alavanca estratégica de inovação

No OpenLab Design, o objetivo das grandes escolas francesas de design é contribuir para a emergência da atividade de Designer-Pesquisador, que integrará as equipes multidisciplinares de pesquisa e desenvolvimento nos próximos anos.

Comentários