Oficina Brasil


MANN+HUMMEL lança tecnologia para filtrar partículas finas e gases nocivos do ar

O Public Air Solutions filtra partículas finas com dimensões entre 2,5 e 10 microns, CO2 e NOX , nocivos ao sistema respiratório

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A MANN+HUMMEL está lançando no Brasil o projeto Public Air Solutions, tecnologia desenvolvida pela divisão Life Science & Environment da empresa, para realizar a filtragem de partículas finas em locais com grande concentração de poluentes.

A tecnologia realiza a filtragem de partículas com dimensões entre 2,5 e 10 microns, podendo filtrar também CO2 (Dióxido de Carbono) e NOX (Óxidos de Nitrogênio), nocivos ao sistema respiratório. A inovação já é utilizada em cidades da Alemanha, França Índia, China e Coreia do Sul.  

Segundo Bert Kempeneers, VP & general manager da MANN+HUMMEL, “Muitas cidades ao redor do mundo estão atentas às altas concentrações de poluição causadas pelas partículas finas em suspensão no ar. Há mais de 70 anos a MANN+HUMMEL é especialista em sistemas de filtragem e agora, estamos aplicando nosso know-how para limpar o ar ao nosso redor nas cidades, para proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população”.

O Public Air Solutions possui sistemas automatizados que detectam a necessidade de realizar a filtragem das partículas finas geradas pelo tráfego ou pela indústria, nocivos à saúde, especialmente para pessoas com doenças respiratórias, idosos e crianças.

A tecnologia desenvolvida pela MANN+HUMMEL trabalha em conjunto com a natureza no processo de filtragem do ar e pode ser utilizada em ambientes externos ou internos, como terminais rodoviários ou estações de metrô.

Segundo a fabricante, em Indaiatuba (SP), serão instaladas quatro torres de filtragem do ar na praça Dom Pedro, região central da cidade com grande concentração de ônibus e circulação de pessoas. Os equipamentos funcionarão no local por seis meses para testes e avaliações entre simulação e dados reais, assim como realizado pela matriz na cidade de Stuttgart, na Alemanha. 

Nesse período, os dados coletados serão analisados no laboratório da MANN+HUMMEL em conjunto com pesquisadores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, que apoiam o projeto, e usarão os dados para um estudo vinculado à universidade. Em frente à sede da empresa ficará uma torre fixa para filtrar o ar. O projeto também será levado para outras cidades e regiões metropolitanas, como cidade de São Paulo.

Para que o sistema de filtragem seja eficiente, a área a ser filtrada é analisada por equipamentos de medição de poluentes em conjunto com um software, determinando a quantidade de torres e a distância entre elas para atingir a expectativa de redução dos poluentes no ar. A manutenção dos equipamentos requer a troca dos filtros para partículas finas uma vez ao ano e os filtros para CO2, a cada três meses.

Comentários