Oficina Brasil


Certificação IQA é um diferencial para reparadores automotivos no mercado de trabalho

Reconhecimento do Instituto da Qualidade Automotiva reconhece conhecimentos e habilidades de profissionais que atuam em oficinas ou concessionárias de todo o país

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Profissionais que trabalham em centros de reparação automotiva têm a oportunidade de se destacar diante da concorrência ao obterem a Certificação de Reparador Automotivo concedida pelo Instituto da Qualidade Automotiva. Esse reconhecimento do IQA, desenvolvido com o apoio institucional do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa), busca identificar e reconhecer habilidades através da avaliação rigorosa de conhecimentos e competências, aderindo estritamente às Normas da ABNT como padrão de referência.

De acordo com informações fornecidas pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), profissionais que obtêm certificações têm 43% mais chances de progredir em suas carreiras. A certificação oferecida pelo IQA, de natureza voluntária, proporciona uma série de benefícios aos profissionais, incluindo um currículo mais atrativo, a oportunidade de se manterem atualizados, uma melhora em sua imagem e maior credibilidade. 

Esses benefícios abrangem não apenas os técnicos que trabalham em oficinas independentes e concessionárias, mas também as próprias empresas, que passam a contar com funcionários mais capacitados. Isso, por sua vez, resulta em um aumento da produtividade e na redução do retrabalho. 

“Os consumidores finais também colhem vantagens a partir dessa certificação, já que poderão confiar em serviços de qualidade, respaldados por uma certificação emitida por um órgão altamente especializado no segmento automotivo. Essa certificação representa uma garantia adicional de excelência na prestação de serviços”, explica o superintendente do IQA, Alexandre Xavier. 

Como funciona

O Certificado IQA para reparadores pode ser obtido por qualquer profissional da área, independente de diploma ou formação acadêmica específica. A inscrição para prova pode ser feita pelo site www.cpiqa.iq.org.br. A avaliação é realizada online e dependendo do resultado o profissional é certificado.

A certificação é um investimento, com validade de três anos inicialmente. “Após esse período o profissional deve passar por recertificação, e por isso é imprescindível que nesse tempo mantenha seus conhecimentos atualizados, uma vez que surgem novas tecnologias todos os dias”, afirma Sergio Ricardo Fabiano, gerente de Serviços do IQA.

A certificação é baseada no modelo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e utiliza as normas ABNT atuais e existentes como Qualificação de Mecânico de Manutenção (ABNT NBR 15681), Inspeção, diagnóstico, reparação e/ou substituição em Sistema de Freios (ABNT NBR 14778), Direção (ABNT NBR 14779), Suspensão (ABNT NBR 14780), Exaustão (ABNT NBR 14781), Regulagem de Motores Ciclo Diesel (ABNT NBR 14889), e Retífica de Motores Alternativos de Combustão Interna (ABNT NBR 13032).

“Uma vantagem desse modelo é que é possível incorporar novas normas ABNT ao longo do tempo, assim que elas são publicadas”, afirma Fabiano ao comentar ainda que o certificado fica disponível digitalmente em um banco de dados online para consulta de empresas interessadas na contratação de profissionais.

Comentários