Oficina Brasil


Boletim Técnico elaborado pelo CESVI Brasil

Nesta semana, os especialistas do CESVI explicam os tipos de manutenção que podemos realizar em um veículo

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

São realizados três tipos de manutenção em veículos: manutenção preventiva, preditiva e corretiva. Vamos então ver o que é cada uma delas.

Preventiva
Essa manutenção segue um calendário pré-determinado segundo o manual do proprietário. As intervenções no veiculo envolvem a troca de componentes, de fluidos e óleos em geral, ajustes, inspeções e verificações. O objetivo é evitar que ocorram falhas, aumentando a vida útil dos componentes de diversos sistemas do automóvel – além de reduzir os custos operacionais.

Preditiva
Muitos confundem a manutenção preventiva (programada) com a preditiva. Quando se trata desta ultima, estamos nos referindo à substituição de peças com problemas identificados por sensores ou por uma análise prévia do componente.

Corretiva
A manutenção corretiva de um veículo ocorre quando um componente apresenta falha e necessita ser substituído, não havendo um prazo determinado para que a falha ocorra. Geralmente, custa mais caro.

A recomendação geral é de que o plano de manutenção seja realizado dentro dos intervalos estabelecidos pelas montadoras, que podem ser determinados em termos de tempo ou de quilometragem.

Comentários