Oficina Brasil


Spin 2013 1.8 8v luz de temperatura acendendo

O Veículo Chevrolet chegou à oficina com a luz do indicador de temperatura acendendo de forma intermitente, sempre que o cliente utilizava o veículo, independentemente do tipo de trajeto, ela acendia e em seguida apagava

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

O técnico sabia que estava diante de um problema que exigiria bastante atenção e pericia de sua parte, desta forma, após a conversa com o cliente decidiu realizar o planejamento com o passo a passo que iria realizar a fim de descobrir a causa do problema do veículo.

Sem perda de tempo partiu para a fase de execução, seguindo rigorosamente a sequência prevista em seu plano de ação.

O primeiro teste consistia na utilização do scanner para verificar os parâmetros de funcionamento do motor, em especial, o funcionamento do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento.

Vendo que o veículo não apresentava o problema no regime de marcha lenta, conectou o scanner na central e foi realizar um teste de rodagem, constatando que a temperatura chegava até os 120°C, e em seguida baixava para temperatura normal de trabalho.

Como o cliente havia informado que a bomba d’água e tampa do reservatório de expansão haviam sido trocados há pouco tempo, o reparador optou por trocar a válvula termostática, o que solucionou o defeito no momento, mas em poucos dias o cliente retornou.

Sem saber mais o que fazer para solucionar este caso, o técnico decidiu pedir ajudar aos colegas do Fórum Oficina Brasil.

Ao pedir auxílio aos colegas do fórum, fez questão de informar todos os detalhes, tomando cuidado para não esquecer nenhuma informação que poderia ajudá-los a compreender a situação e auxiliá-lo da melhor forma possível.

O primeiro colega do fórum aconselhou que o técnico verificasse a leitura da informação linear do sensor de temperatura, se existe boa circulação do sistema, bem como o estado do radiador e por fim realizasse o teste de compressão dos cilindros.

O segundo companheiro a deixar sua contribuição perguntou se o reparador já havia tentado observar a tensão de trabalho do sensor de temperatura por exemplo, assim como se o sistema de emergência atua quando está em circuito aberto.

O terceiro companheiro do fórum a contribuir chamou atenção para a verificação do sistema de escape quanto a entupimentos de catalisador e abafador, bem como todo o sistema de ignição, velas, cabos, bobina e bicos (estanqueidade, vazão correta, pressão da bomba).

O quarto reparador a tentar ajudar com sua experiência destacou a observação criteriosa se a temperatura aumenta no instante que a ventoinha liga, e se isso ocorresse o problema com certeza era deficiência de aterramento. 

SOLUÇÃO

O reparador, após ouvir atentamente as dicas e sugestões, partiu para uma análise mais detalhada do sistema de arrefecimento e constatou que em determinado momento não havia retorno de fluido para o reservatório de expansão, então resolveu remover a bomba d’água para averiguar (a mesma tinha sido substituída alguns meses antes em outra empresa). Ao realizar sua remoção comprovou que o problema era realmente a bomba d’água, pois o rotor da bomba se soltou do conjunto, sem perda de tempo substituiu a mesma e o problema foi resolvido. 

Comentários