Oficina Brasil


Pajero TR4 com trepidação no freio ao esterçar

O SUV da Mitsubishi chegou à oficina com a seguinte reclamação: ao esterçar para a esquerda, em baixa velocidade, o freio faz barulho como se não tivesse aderência, e o pedal trepida

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

O técnico, antes de fazer as verificações no veículo, realizou a entrevista consultiva a fim de obter alguma informação que o ajudaria a encontrar a causa do defeito do veículo.

Ao perguntar ao proprietário se o veículo havia passado por alguma manutenção recente o cliente lhe informou que o veículo havia sofrido uma colisão frontal, e que tinha sido trocado um sensor do ABS desta mesma roda.

Com essa valiosa informação, o reparador partiu para a elaboração do plano de ação, contendo a sequência de testes e verificações que iria realizar. Após a execução dessa importante etapa, partiu para os testes no veículo.

A primeira verificação consistia na verificação de folga excessiva no rolamento do lado que apresentava a anomalia, após a verificação constatou que o rolamento do cubo da roda dianteira esquerdo estava com folga e fazendo barulho ao esterçar.

Como não havia ainda se deparado com situação semelhante a essa o reparador decidiu pedir ajuda aos colegas do Fórum Oficina Brasil, espaço que se tornou o ambiente preferido dos reparadores.

Assim, o técnico entrou no fórum, abriu o tópico referente a seu caso e relatou tudo o que havia verificado até então, para que com a ajuda dos colegas reparadores chegasse a um diagnóstico.

Pouco tempo depois, as primeiras dicas e sugestões começaram a surgir.

O primeiro reparador a postar no tópico sugeriu ao técnico que verificasse se o flexível não estava passando errado no telescópio, ficando tracionado quando esterça.

Já o segundo colega a deixar sua contribuição sugeriu a verificação da presença de folga no cubo da roda

O terceiro, por sua vez, salientou que este defeito tinha cheiro de flexível enforcando!!

E, por fim, o último técnico a colaborar com sua experiência destacou que este problema era típico de direção fora de centro, estercando mais para um lado que para o outro.

SOLUÇÃO

Após ler com atenção todas as valiosas dicas e sugestões dos colegas reparadores, o técnico fez uma verificação mais criteriosa e constatou que havia tinha uma folga no cubo bem como o flexível estava enforcando no amortecedor direito.

Realizou um bom teste de rodagem e confirmou que o problema foi solucionado.

Agradeceu a ajuda dos colegas do fórum que mais uma vez foram fundamentais para o sucesso no procedimento de diagnóstico. 

Comentários