Oficina Brasil


Melhores do Fórum Outubro 2013

Motor do Fiat Palio MPi não dava partida

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Motor do Fiat Palio MPi não dava partida
O reparador Ramos, da Ramos Auto Elétrica, postou a seguinte falha que presenciou em sua oficina e encontrou a solução através do nosso fórum:

Veículo: Fiat Palio 97 MPI 

Defeito: Não dava partida

Diagnóstico: o veículo chegou a minha oficina rebocado onde a luz de injeção e do Code permaneciam acesas. Conferindo o sistema de injeção percebi que não chegava positivo na bobina e também não chegava centelha e nem pulso aos bicos injetores. Substituí então o relé do módulo, revisei os chicotes, substituí a central, removido todo o sistema GNV, conferidos os fusíveis, mas o defeito persistia.

Solução: Substituindo o maxi fusível ao lado da bateria o defeito foi solucionado.

 
Volkswagen Fox 2010 também não dava partida
O reparador Dario Alves conseguiu encontrar a solução em nosso fórum:

Veículo: Volkswagen Fox 2010

Defeito: Motor não pegava

Diagnóstico: Primeiramente, conferi se a bomba de combustível acionava, e esta apresentava funcionamento normal. Em seguida conferi o sincronismo da correia, e esta também estava ok. Notei que não chegava centelha nas bobinas, mas havia alimentação destas. Coloquei uma nova para testar, mas o defeito persistiu. Nos bicos chegavam dois pulsos positivos no momento da partida normalmente, e decidi testar outro sensor de rotação, mas o defeito persistiu. O mesmo ocorreu com o sensor de fase quando o substituímos. Conferi ainda se haviam fusíveis danificados e chicotes falhos, mas nada constava que justificasse a falha.

Solução: Com o auxílio de um scanner, decidi conferir como estava o ajuste da ECU para leitura do combustível do tanque. Conforme estava abastecido, ajustei a referência para gasolina e efetuei uma nova partida, o defeito foi solucionado.

Volkswagen Parati 1.0 16V 
O reparador Leandro Silva publicou em nosso fórum a seguinte falha que o referido veículo apresentava e também encontrou a solução: 

Veículo: Volkswagen Parati 2002 1.0 16V

Defeito: Motor morre de repente

Diagnóstico: O veículo chegou à minha oficina proveniente de outra apresentando esta falha, lá efetuaram a troca das bobinas, cabos e velas, porém não solucionaram a falha. A reclamação era que o motor parava de funcionar de repente, fosse parado ou em movimento. Ao analisar o sistema com scanner, constaram defeitos em todos os injetores do motor e na válvula do cânister. Deduzi então que o defeito deveria ser falta de alimentação positiva, mas testei o relé, o chicote, a bateria e o alternador, e todos estavam ok.

Solução: O defeito estava na bobina que estava rachada e nos cabos de vela deteriorados. Ao substituir estes que eram paralelos por outros novos e originais, o defeito cessou.

Ford Focus apresentava corte de aceleração
O reparador Rubens postou em nosso fórum a seguinte falha que presenciou em sua oficina:

Veículo: Ford Focus 1.6 8V 2005/2006 gasolina

Defeito: Corte de aceleração

Diagnóstico: Ao acelerar o veículo, ele começava a perder pressão na linha de combustível até chegar a zero, onde a aceleração era cortada. No momento do defeito havia negativo no módulo e também o positivo 12V. Quando tentávamos novas partidas, a pressão voltava ao normal, só caindo quando acelerávamos. Testei ainda bicos injetores, flauta, regulador de pressão e módulo, mas o defeito persistia.

Solução: Substituí o copo da bomba, pois este secava, mas o defeito persistia. Decidi então trocar a bomba de pressão utilizando a do Focus 2.0 16V que possui regulador de pressão na própria bomba. Ao efetuar este reparo, o defeito foi solucionado.

Fiat Siena Tetrafuel apresentava falhas quando rodava no GNV
O reparador Antonio compartilhou em nosso fórum sobre a seguinte falha que presenciou em sua oficina e, com a ajuda de outros reparadores, encontrou a solução para seu trabalhoso caso. Confira:

Veículo: Fiat Siena 2007 1.4 Tetrafuel

Defeito: Motor falhava no GNV

Diagnóstico: O motor do veículo apresentava falhas quando estava funcionando no GNV. O cliente me relatou que havia passado já em várias oficinas para solucionar o caso, inclusive em concessionárias Fiat, mas o defeito persistia até então. Analisei o sistema com scanner, mas não constavam falhas. Decidi medir a compressão nos cilindros, examinei velas e cabos e tudo estava ok. Testei também as válvulas injetoras do GNV em um equipamento de teste de bicos e detectei que todos pulsavam normalmente. 

Solução: Como a flauta do GNV é blindada, não pude medir a equalização do sistema, assim, resolvi remover uma por uma todas as mangueiras que ligavam as válvulas de GNV ao coletor, assim detectei que um dos injetores estava entupido. Substituindo a válvula o defeito foi solucionado.

Comentários