Oficina Brasil


Melhores do Fórum - Novembro 2013

Toyota Hilux apresentou falha na bomba de alta pressão do combustível

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Toyota Hilux apresentou falha na bomba de alta pressão do combustível
O reparador Robério Pessoa Pereira teve um problema com essa picape e solucionou a falha:

Veículo: Toyota Hilux 3.0 diesel

Defeito: Quebra do eixo da bomba de alta pressão do common rail

Diagnóstico: Procurei o motivo da quebra e não encontrei, instalei outra bomba e tornou a quebrar. Este motor foi reparado por inteiro e aparentemente o diesel que estava no tanque não apresentava adulterações, mas mesmo assim, o eixo fundia na bucha de bronze e acabava quebrando.

Solução: Aconselhado por outro reparador do fórum, decidi substituir o diesel presente no tanque mesmo não aparentando qualquer tipo de alteração.

Junto a isso, efetuei a substituição da bomba defeituosa e refiz o teste com o veículo. Rodando com esta picape, o defeito deixou de existir. Agradeço aos companheiros do fórum na ajuda da solução deste problema.

Ford Fiesta 1.6 apresentava falhas no sistema de injeção eletrônica
O reparador Washington Gomes Vieira, através de nosso fórum também encontrou a solução para uma falha que presenciou em sua oficina:

Veículo: Ford Fiesta 1.6 2011

Defeito: Sistema de injeção apontava falhas registradas

Diagnóstico: O veículo chegou em minha oficina para uma revisão básica. Assim, ao realizar o diagnóstico do sistema de injeção do veículo com scanner, constaram 2 códigos de falhas registrados na memória da ECU. Eram eles o P 0135 e P 2195. Infelizmente meu scanner não detectava qual era o significado de tais códigos e, sem saber seu significado, não tinha como concluir o diagnóstico.

Solução: Com a ajuda de outros reparadores do fórum, descobri que o código P 0135 era referente ao aquecedor da sonda lambda 1 do banco 1. E o código P 2195 também era referente a sonda lambda. Baseado nessas informações, fui conferir o estado da sonda e detectei que esta estava com um fio quebrado dentro da capa de isolamento. Substituindo a peça o defeito foi solucionado.

Motor do Mercedes-Benz 2423K não desligava
O reparador Fabio Leonardo postou a seguinte falha em nosso fórum sobre este caminhão:

Veículo: Mercedes-Benz 2423K

Defeito: Motor não desligava e ficava acelerado

Diagnóstico: O caminhão chegou em nossa oficina com rotação muito alta, e, além de não permanecer na marcha lenta, o motor não desligava. Desconectei então o pedal eletrônico do veículo, mas este permanecia apresentando a mesma falha. Então lembrei que no cabeçote do motor há um botão “Stop”, ao apertá-lo o motor desligou. Decidi então conferir o sistema de injeção deste caminhão com scanner, para assim verificar se havia algum código de falha registrado, porém não havia nenhum. Depois de alguns testes efetuados, decidi desligar a bateria, e, ao religá-la, testei o caminhão e o defeito cessou. Porém, este trabalhou por volta de cinco dias e retornou apresentando o mesmo defeito.

Solução: Graças à ajuda do reparador “Casa do Diesel”, conferi o aterramento da cabine e este apresentava defeito. Corrigindo essa falha o defeito foi solucionado.

Motor do Fiat Punto saía de ponto com frequência
O reparador Leonardo teve um problema com este veículo e encontrou a solução:

Veículo: Fiat Punto 1.4

Defeito: Motor saía do ponto várias vezes

Diagnóstico: O veículo estava com 36.000km rodados e apresentava falhas no motor. Ao realizar o diagnóstico da falha, descobri que o motor estava fora de ponto. Corrigi a falha, porém pouco tempo depois o motor tornou a falhar. Conversando com o proprietário do veículo, este me informou que já era a segunda vez que este problema acontecia. Ao conferir novamente a causa da falha, pude notar que o problema era novamente causado pelo motor fora do ponto.

Solução: Com a ajuda de outros reparadores do fórum, conferi as condições da polia do comando de válvulas e nesta, notei que a chaveta havia quebrado e a polia se deslocava. Ao substituí-la e colocar o motor no ponto novamente, o defeito foi solucionado.

Fiat Uno Mille tinha dificuldade em dar partida e motor falhando
O reparador Marcos esteve com um veículo em sua oficina que apresentou um defeito curioso:

Veículo: Fiat Uno Mille 1.0 8V 1995

Defeito: Motor morrendo e difícil de pegar

Diagnóstico: A partir deste defeito apresentado, realizei limpeza completa do sistema de injeção monoponto do veículo. Ao testá-lo, o defeito diminuiu, porém não foi solucionado totalmente. Decidi então retirar o sensor da mangueira da pressão do ar e, dessa forma, a falha se solucionou não dando falta de combustível, deixou de morrer e tinha desempenho ótimo, porém, ao colocar um sensor novo, o defeito tornava a ocorrer, como se este cortasse  o combustível.

Solução: Depois de tudo o que já havia feito, decidi analisar as condições da mangueira do sensor e notei que ela possuía um pequeno furo.  Ao substituí-la o defeito foi sanado.

Motor da GM S10 2.8 desligava sozinho
O reparador Rodrigo Siqueira Calliari teve um problema com este veículo e encontrou a solução desta falha:

Veículo: S10 2.8 eletrônica

Defeito: Motor desligava sozinho e às vezes nem funcionava

Diagnóstico: Vindo de outra oficina, o veículo já apresentava este problema e substituíram a bomba de combustível, mas não conseguiram resolver o problema. Retirei a bomba de alta e os injetores para teste e troquei a válvula de pressão, mas o defeito persistia. Verifiquei ainda a bomba do tanque e notei que esta não estava mandando diesel do tanque, cheguei a inverter os relés, mas nada solucionou. Analisando o sistema de injeção do veículo com scanner, não constavam falhas registradas.

Solução: Comecei a revisar desde o tanque de combustível para solucionar o caso. Como já tinha trocado a bomba elétrica em outra oficina, retirei-a para conferir. Ao retirá-la, constatei que a bomba não correspondia com a aplicação daquela caminhonete, ao invés de uma válvula de borracha no retorno do desborbulhador, havia uma mangueira sem restrição alguma.

Outro defeito que talvez foi o que mais dificultou o processo de diagnóstico foi um mau contato no conector da bomba que oras acionava, ora não e acabava cortando o funcionamento da mesma. Além de o tanque estar recém tirado, havia sujeira no copo da bomba, o que deve ter ocasionado o engripamento da válvula reguladora de pressão da bomba (m-promn).  Substituímos então a bomba de combustível pela de aplicação correta, substituí o conector desta e revisei a linha de pressão do motor.

Após todas essas manutenções, o defeito foi solucionado.

Comentários