Oficina Brasil


Mercedes-Benz Sprinter CDI 2007 rotação limitada

A Van da marca alemã, equipada com motor OM611 2.2 16v Turbo Diesel de 129cv, chegou à oficina com a reclamação de falhar em momentos esporádicos, e com a rotação limitada.

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO: O reparador sabia que estava diante de um problema que exigiria muita atenção e critério por se tratar de um defeito intermitente, e por isso para iniciar seu diagnóstico, decidiu antes de mais nada elaborar um plano de ação com os testes que iria realizar. O primeiro item presente em sua sequência era acessar a memória de avarias via scanner, a fim de verificar possívels DTCs gravados, e assim nortear seu diagnóstico.

Com este primeiro teste constatou a falha P1482 vigente (falha no circuito elétrico), e os códigos P1192 (falha no sensor de óleo) e P1481 (falha na vela aquecedora) no histórico do módulo.
O profissional realizou uma limpeza nos conectores dos sensores que acusavam códigos de falha, o cliente informou que outra oficina havia substituído os filtros, e diagnosticado que a turbina estava com defeito, porém em seus testes os parâmetros estavam todos em ordem.

Por não possuir muita experiência em injeção eletrônica Diesel, o reparador acessou o Fórum Oficina Brasil e abriu um tópico de forma detalhada para receber ajuda dos colegas de profissão. O primeiro colega a deixar sua contribuição perguntou ao reparador se os códigos gravados eram realmente o que ele havia informado. E indagou se os parâmetros de débito da bomba, pressão de turbo e temperatura do ar, combustível e arrefecimento estavam dentro do especificado. Continuou perguntando se o técnico havia feito a troca dos filtros e se o combustível que estava no tanque era de qualidade. E finalizou destacando que esses modelos geralmente só apresentam defeito no turbo, injetores e bombas (com alta quilometragem).

Após ler atentamente as perguntas do colega do fórum, o reparador prontamente respondeu, informando que o veículo já havia chegado na oficina com filtros novos, e com alegação de defeito na turbina, e que apresentava todas as medidas nos parâmetros corretos. Afirmou que também tinha um defeito na luz de óleo às vezes acendia andando, informou que fez uma limpeza no sensor e que após isso fazia alguns dias que a luz de óleo não acendia mais.

O segundo colega do fórum chamou atenção para que o reparador pesquisasse por literaturas e manuais técnicos deste veículo.

Afirmou ainda que achava muito complexo passar tantas informações destes carros a diesel. Destacou que o técnico não deve confiar em nada que fizeram no passado, mas sim checar tudo e saber a quilometragem dos filtros que foram trocados. 

SOLUÇÃO

Após ler todas as dicas dos colegas, o reparador retornou informando que achou o defeito. Disse que o dono afirmava que tinha colocado os filtros novos há uns 2 meses, então decidiu removê-los e constatou que esta-vam todos entupidos, ao substitui-los o veículo não entrou mais em funcionamento, então desmontou a bomba de baixa pressão, a qual acusava falta de pressão e identificou a causa do problema, pois a bomba estava com as engrenagens desgastadas por sujeira.

Sem perda de tempo substituiu a bomba de baixa, mas o veículo continuou sem entrar em funcionamento, assim, removeu o coletor de admissão e revisou novamente todos sensores e chicote, por fim, removeu a bomba de alta pressão e enviou para teste, pois estava dando muito retorno e não dava pressão no Rail. Assim foi feita a troca das válvulas de retorno da bomba de alta e o defeito foi resolvido. 

Comentários