Oficina Brasil


Transmissões de 10 marchas – novos lubrificantes de viscosidade ultrabaixa – ULV

Montadoras investem em tecnologias aplicadas nas transmissões automáticas aumentando as opções de marchas mais escalonadas, que tornam a condução mais suave e ainda permitem trocas de marchas mais rápidas

Compartilhe
Por Carlos Napoletano Neto


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

No passado, todos os fluidos utilizados para transmissão automática eram vermelhos e possuíam características semelhantes. Isto indica que eles poderiam ser utilizados para qualquer fabricante.

O que dizer dos ATFs atuais?

Qual a razão dos câmbios multimarchas, especialmente os de 10 velocidades atuais, terem sido desenvolvidos?

As montadoras estão investindo no desenvolvimento de novas transmissões de 10 marchas:

Ford - 10R80 para F150, Ranger, Mustang;

GM -  10L90 para a Silverado e Camaro;

Toyota - AWR10L65 para o Lexus modelos LC e LS.

A montadora Honda também desenvolveu o câmbio de 10 marchas para o modelo Odyssey 2018 com sistema planetário ao invés da configuração convencional Honda que conhecemos, de engrenagens normais.

Todas possuem 4 conjuntos planetários.

NOVAS TECNOLOGIAS

• Eliminação de arruelas de encosto com metal patente e substituição por rolamentos planos de agulhas, que suportam mais carga radial.

• Eliminação das buchas convencionais por roletes.

• Utilização de fluido ATF especial de viscosidade ultrabaixa para diminuição do atrito interno e arrasto mecânico.

• Eliminação de componentes de ferro fundido e adoção de materiais de baixo peso e alta resistência.

• Novos materiais de fricção para discos e cintas mais resistentes.

LUBRIFICANTES ESPECIAIS

A adoção de lubrificantes especiais para estas novas transmissões é exigência dos fabricantes de automóveis, que por alguma razão alegam “politica corporativa” e dizem que são “fill for life” ou seja, não necessitam de troca.

Estes novos lubrificantes ATFs são conhecidos por ULV ou Ultra Low Viscosity, (viscosidade ultrabaixa).
As empresas têm adotado a seguinte política:

1. Possuem um “fluido corporativo” que serve para a maioria das transmissões mais antigas.

2. Possuem um ou dois fluidos “especiais” para transmissões com tecnologia mais recente. Isto ajuda a vender ATF e aumentar os lucros da empresa. 

O problema é que esta política tem sido utilizada também para negar garantia do veículo caso o fluido tenha sido substituído por outro “similar”, porém sem aprovação da empresa. 

Analisando apenas os dois fabricantes americanos (FORD/GM) notamos que embora os dois tenham cor vermelha e sejam parecidos em muitos aspectos, eles não devem ser confundidos.

A GM chama seu novo fluido de DEXRON HP e a FORD o chama de MERCON ULV.

A diferença está na cinemática do fluido, ou seja, na capacidade de escoamento dele em termos de centistokes ou cst, que é a medida de viscosidade utilizada para determinar o tempo que leva para um fluido percorrer uma determinada distância por um tubo calibrado a uma temperatura específica, digamos a 40ºC e 100ºC.

As transmissões de 4 e 5 velocidades utilizam um fluido que possui viscosidade de 7,5 cst a 100º C.

As transmissões de 6 velocidades já utilizam um fluido que possui viscosidade de 6,0 cst a 100ºC (ver tabela a seguir).

Estes padrões no passado foram usados para determinar se uma empresa dava garantia de seus produtos ou não.

A nova categoria de fluido ULV utiliza viscosidades bem menores. A FORD usa um fluido MERCON ULV com viscosidade de 4,5 cst a 100ºC enquanto que o fluido da GM DEXRON HP possui viscosidade de 5,95 cst a 100ºC, embora os dois sejam vermelhos. 

Notamos que, embora as transmissões sejam essencialmente as mesmas, o fluido é diferente e não pode ser intercambiável sob risco de danificar as mesmas. Não somente isto, mas esta diferença de viscosidade de 1,45 cst pode invalidar a garantia do fabricante.

Isto quer dizer que, se eu colocar DEXRON HP no meu FORD equipado com uma transmissão 10R80 eu perco a garantia?

Isto mesmo!

No passado, um fluido tão fino como os atuais ULV seria considerado destrutivo para transmissões que não foram projetadas para ele. Pode ser que o fluido mais espesso da GM foi criado para favorecer o desempenho dos veículos enquanto que o da FORD foi pensado em termos de economia e máxima eficiência energética.

Objetivos diferentes levam a resultados diferentes.Isto sem contar com os outros dois fabricantes, Toyota e Honda. Não sabemos qual a coloração e especificação de seus próprios fluidos, e se serão diferentes ou não. Será que serão idênticos, ou diferentes entre si, levando a mais gastos e confusão?

Problemas de transmissão 10R80 

Mudanças bruscas ou atrasadas podem gerar o código de falha P0711.

A solução pode estar na atualização do software do módulo de controle do trem de força, com a nova atualização concluída, o programa de estratégia de mudança de marchas adaptável, precisará de algum tempo para se adaptar ao estilo de direção do proprietário do carro. 

A luz da transmissão pode ficara acesa no painel do carro indicando avaria no câmbio, gerando códigos de falhas P0741 e P1744.

Este problema na transmissão 10R80 pode ser causado por uma válvula de embreagem do conversor de torque / válvula TCC, que pode estar travada dentro do corpo da válvula. Se for este o caso, o corpo da válvula de controle principal terá que ser substituído (foto abaixo).

Bem-vindos à era dos câmbios de 10 velocidades. Vamos esperar para ver. 

 

Comentários