Oficina Brasil


Transmissão Automática, um dos temas mais atuais do setor, com uma sessão exclusiva

Domine a manutenção preventiva da transmissão automática e triplique seu conhecimento dentro da oficina com quem realmente entende do assunto e seja um ninja quando o assunto é transmissão!

Compartilhe
Por Claudio Curty


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Meu nome é Claudio Curty e sou apaixonado pelo mundo da mecânica e, em especial, pela transmissão automática. Ao longo dos meus 26 anos de carreira, me tornei um especialista nessa área tão desafiadora e promissora. Hoje, olhando para trás, posso dizer com orgulho que conquistei meu espaço no mercado, mas nem sempre foi assim.

Minha jornada começou aos 14 anos, quando decidi seguir os passos de minha querida mãe, Sonia, que me incentivou a explorar minha paixão pela mecânica. Foi um professor muito especial, o professor Caçulê, que despertou em mim um amor incondicional por essa profissão. A partir desse momento, mergulhei de cabeça no mundo dos carros, desvendando cada detalhe, desde a parte elétrica até a suspensão.

Mas a estrada que eu percorri não foi fácil. Vindo de uma família humilde, não tive muitos recursos para investir em minha formação. No entanto, isso nunca me desanimou. Enquanto muitos duvidavam de minhas habilidades e não acreditavam que eu pudesse abrir meu próprio negócio, eu tinha uma crença inabalável em minha profissão e em seu potencial.

Aos poucos, comecei a trabalhar em oficinas mecânicas, aprendendo tudo o que podia sobre reparação automotiva. Mas sempre sentia que era subvalorizado, como se meu trabalho não fosse reconhecido. Lembro-me de momentos em que precisava levar meu próprio sabão em pó para lavar as mãos, pois não havia condições adequadas. Foi essa sensação de subvalorização que me impulsionou a querer mudar o cenário da reparação automotiva. Eu sabia que precisava abrir meu próprio negócio para mostrar o potencial que essa área tinha.

Assim, com muita determinação, abri minha primeira oficina em um terreno coberto de barro. Apesar das dificuldades iniciais, nunca desisti de buscar a valorização e dignidade que tanto desejava. A cada passo que dava, melhorava o ambiente da oficina e a qualidade de meus serviços.

Foi nesse período de evolução como mecânico e empreendedor que enxerguei uma oportunidade que poderia mudar minha vida: as transmissões automáticas. Há 16 anos, percebi que esse era um mercado em ascensão e decidi me especializar nessa área. Percorri o país em busca de conhecimento, investi em ferramentas e adquiri experiência, destacando-me como um especialista em transmissão automática.

No entanto, mesmo com todo o conhecimento adquirido, enfrentei desafios para encontrar as informações necessárias e entregar um serviço de excelência aos meus clientes. A remoção e instalação das transmissões exigiam soluções específicas, mas nem sempre as informações disponíveis eram suficientes. Foi então que decidi tomar o controle da situação.

Com a determinação de trazer inovação e valorização ao setor, comprei um carro e o desmontei meticulosamente. Criei minha própria sequência de análises e anotações, desenvolvendo técnicas avançadas de reparo de transmissões automáticas. Foi assim que me tornei um profissional independente, confiante em meu trabalho e capaz de oferecer soluções inovadoras.

Hoje, olho para trás e vejo o quanto percorri para chegar onde estou. Pude palestrar em diversos estados, representando grandes empresas como SENAI, SEBRAI, MOTUL e AUTEL, e participando de eventos importantes, como Doutor IE, Câmbio Automático do Brasil e RIOMEC. Minha história é a prova de que, mesmo enfrentando obstáculos e sendo subvalorizado, é possível superar tudo e se tornar uma referência em sua área de atuação.

Compartilho minha jornada e meu conhecimento, buscando elevar o setor de reparação automotiva. Cada desafio que enfrentei fortaleceu minha determinação e me fez acreditar ainda mais no potencial da profissão que escolhi. Hoje, tenho a satisfação de ter duas oficinas especializadas em transmissão automática, um laboratório que recebe transmissões de várias fontes e um centro de treinamento onde formo centenas de alunos.

Minha história é a prova de que, quando se acredita em si mesmo e no potencial de sua profissão, é possível superar todas as adversidades e se tornar um exemplo de sucesso. A estrada pode ter sido difícil, mas valeu a pena cada obstáculo enfrentado para chegar onde estou hoje. E contínuo empenhado em trazer valorização e inovação ao mercado automotivo, mostrando o potencial da reparação automotiva para todos aqueles que duvidaram de seu valor.

Hoje, começa uma nova jornada junto ao jornal Oficina Brasil, e estou entusiasmado com as oportunidades que surgirão. Tenho certeza de que essa parceria renderá frutos importantes e será fundamental para o desenvolvimento contínuo do setor da reparação automotiva.

Compartilharei minhas experiências, conhecimentos e aventuras sobre o mundo da transmissão automática, trazendo insights valiosos para os leitores. Acredito que é através do compartilhamento de informações e da colaboração mútua que podemos impulsionar ainda mais essa área e elevar a qualidade dos serviços oferecidos.

Agradeço ao jornal Oficina Brasil pela oportunidade de contar minha história e espero que os leitores do jornal se sintam inspirados por minha jornada pessoal e profissional, percebendo que é possível superar desafios e alcançar o sucesso, mesmo diante das adversidades.
Estou ansioso para compartilhar muitas aventuras e conhecimentos sobre o mundo da transmissão automática, levando-os a uma viagem de descobertas e aprendizado.

Até breve, com muitas histórias empolgantes e insights valiosos sobre a transmissão automática. Juntos, estaremos construindo um futuro ainda mais promissor para a reparação automotiva

Comentários