Oficina Brasil


Sistema de aquecimento do ar-condicionado utiliza energia térmica do motor e gera conforto 

A maior parte da energia gerada no motor de combustão interna é descartada na forma de calor e o aquecimento do ar-condicionado otimiza o aproveitamento da energia térmica que seria descartada pelo radiador

Compartilhe
Por Antônio Gaspar de Oliveira


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

É comum alguém perguntar quantos quilômetros um carro percorre com um litro de combustível, mas é muito raro surgir um questionamento sobre a eficiência térmica do motor, e isso está relacionado com o desempenho, com aproveitamento da energia e com a autonomia. 

Para refrigerar a cabine do veículo, o sistema de climatização retira energia do motor para acionar o compressor do ar-condicionado, mas para o aquecimento, o sistema de climatização utiliza a energia que seria descartada e contribui com o aproveitamento da energia produzida pelo motor de combustão interna, sem comprometer o desempenho do veículo. 

Para quem já dirigiu um carro equipado com o motor de um litro, sabe muito bem o que acontece quando o ar-condicionado é ligado, mas quando apenas o aquecimento é ativado, o motor mantém o seu desempenho sem ser comprometido pelo conforto na cabine. 

O motorista que está em regiões mais frias sempre usa o sistema de aquecimento do veículo e isso não acontece nas regiões de clima mais quente, mas o sistema está pronto para ser utilizado. 

O funcionamento do aquecimento do ar-condicionado depende do sistema de arrefecimento do motor e a maioria dos especialistas em ar-condicionado não tem conhecimento deste sistema e prefere não fazer serviços relacionados a este sistema. 

Vamos entender como o ar quente chega nas janelas de ventilação do painel dos veículos e quais componentes estão envolvidos. 

Existem alguns componentes básicos para o sistema de aquecimento como o núcleo do aquecedor, também conhecido como radiador do ar quente, ventilador, mangueiras do aquecedor, válvula de controle do aquecedor e o painel de controle dentro do carro para ajustar a temperatura e a ventilação.  

Informações de cada componente e a função. 

Radiador 

Transfere o calor do líquido refrigerante para o ar externo. 

Construído em alumínio, cobre, aço ou plástico composto. 

Mangueiras do radiador e aquecedor 

Fornece transferência necessária para a circulação do líquido refrigerante para o núcleo do aquecedor e para o radiador. 

Construído de compostos de borracha reforçados com tramas de lona. 

Ventoinha 

Movimenta o ar dentro do veículo através do evaporador e/ou núcleo do aquecedor. 

Utiliza motor elétrico controlado através do painel de controle do ar-condicionado. 

O ventilador puxa o ar externo que passa pelo filtro de cabine (se equipado), cria o fluxo de ar que flui através do evaporador e então através do núcleo do aquecedor, passando por vários dutos e portas dentro da caixa de ar e distribui o ar climatizado conforme a temperatura desejada para o interior da cabine do veículo 

Válvula termostática 

Regula o fluxo do líquido refrigerante. 

Permite que o veículo atinja e mantenha a temperatura operacional adequada, permitindo calor suficiente para o conforto na cabine do veículo. 

Núcleo do aquecedor e válvula de controle do aquecedor 

Trocador de calor localizado dentro da caixa de ar. 

Contém líquido de arrefecimento aquecido pelo motor que permite manter as temperaturas adequadas no habitáculo. 

Construção semelhante ao radiador principal. 

A válvula de controle regula o fluxo do líquido refrigerante para o núcleo do aquecedor. 

O sistema que utiliza válvula é comum em carros mais antigos e possui uma válvula que permite que mais ou menos líquido refrigerante quente entre no núcleo do aquecedor, dependendo da temperatura interna desejada. Os sistemas de mistura de ar mantêm o núcleo do aquecedor em operação total, mas mantêm a temperatura dentro de uma faixa desejada usando abas que podem deixar entrar o ar frio externo para se misturar com o ar aquecido. 

Na maioria dos veículos que possuem sistema integrado de ar-condicionado e aquecimento, este conjunto é geralmente referido como aquecedor/evaporador porque  estes dois componentes estão montados dentro da caixa de ar.  

As mangueiras fornecem líquido de arrefecimento do motor ao núcleo do aquecedor e o transportam de volta ao motor pela mangueira de retorno. No caso de o aquecedor estar equipado com uma válvula de controle, ela fica localizada na linha na mangueira do aquecedor.

  

O núcleo do aquecedor é como um pequeno radiador, é um trocador de calor que elimina o calor do motor transportado pelo líquido de arrefecimento. Assim como o radiador, o núcleo do aquecedor realmente ajuda a resfriar o motor, mas em vez de irradiar o calor para fora, o núcleo do aquecedor irradia para dentro do veículo. 

Os componentes do sistema de arrefecimento do motor que interagem com o sistema de ar quente são o líquido refrigerante que não é apenas água, a válvula termostática, a bomba de água e o radiador. 

O sistema de aquecimento está conectado ao sistema de arrefecimento do motor e usa o calor do motor para aquecer a cabine do veículo através do núcleo do aquecedor, que atua como um pequeno radiador, o ar soprado pelo ventilador passa por ele, aquece a cabine e até contribui com o controle de temperatura do motor. 

O sistema de arrefecimento é abastecido com líquido refrigerante composto por água desmineralizada e mais um componente que é o aditivo.

A função do aditivo é proteger as partes metálicas e os elastômeros, além de reduzir a condutividade elétrica. O líquido refrigerante circula entre o motor e o radiador principal do veículo, passando pela válvula termostática que bloqueia a circulação pelo radiador principal quando o motor está frio, abrindo quando o motor atinge a temperatura ideal de funcionamento. 

Assim que o veículo atinge a temperatura operacional, a válvula termostática se abre e permite que o líquido refrigerante do sistema de arrefecimento circule pelas galerias removendo o calor do motor enviando para o radiador principal e uma parte vai para o radiador do ar quente do ar-condicionado.

Alguns sistemas possuem válvulas que controlam o fluxo de água quente para o núcleo aquecedor, mas nos demais sistemas a água quente circula pelos dois radiadores e a passagem do ar quente vai depender da ventilação interna e a temperatura escolhida no painel de controle. 

Defeitos no radiador de ar quente podem aparecer, mas o pior pode acontecer quando surge perda de líquido de arrefecimento e o carpete do veículo fica umedecido. Em muitos casos o serviço é demorado e com um custo mais elevado pela mão de obra para a remoção e instalação do painel de instrumentos, pois a caixa de ar fica posicionada entre o painel e o console.

Para o especialista em ar-condicionado é um bom serviço, mas para o cliente é quase um pesadelo ao descobrir que o painel do carro será removido e que a mão de obra vai ficar mais cara do que a peça. 

Como o conforto exige cuidados e tem um preço, geralmente o orçamento é aprovado e o serviço será executado, mas é bom orientar sobre as manutenções de componentes e sistemas que influenciam no funcionamento da climatização do veículo. 

Trocar o líquido refrigerante pelo menos uma vez por ano para garantir que os inibidores de ferrugem do aditivo não se esgotem. Sem a ação do aditivo pode começar a formar ferrugem e incrustações nas passagens de resfriamento do bloco do motor, no radiador e no núcleo do aquecedor.

Obviamente, trocar o líquido de arrefecimento do motor uma vez por ano ajudará bastante a evitar o acúmulo de ferrugem ou depósitos de calcário no sistema de aquecimento, mas não há como ter certeza de que um programa de manutenção preventiva foi realizado em um veículo usado. Se o carro usado foi comprado recentemente ou se o desempenho do sistema de aquecimento é insatisfatório, é provável que o núcleo do aquecedor ou as mangueiras do aquecedor estejam bloqueados.

Comentários