Oficina Brasil


Realizar reparos em módulos eletrônicos depende de profissionais especializados nesta área - Parte 1

A eletrônica embarcada nos veículos não é mais novidade, mas a manutenção adequada ainda precisa de boa formação de especialistas que possam garantir que a frota de veículos esteja em condições de uso

Compartilhe
Por André Miura


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Análise de uma ECU (Eletronic Control Unity) - Muitos que reparam uma ECU ou Módulos automotivos, ainda fazem diagnósticos por “tentativa e erro”. Isso representa gasto desnecessário de tempo e muitas vezes não é o suficiente para localizar um defeito que não seja comum, o que pode ser muito frustrante. 

Para se tornar um reparador de módulos realmente eficaz, será necessário adquirir conhecimento e técnicas. Por isso, nesta série falaremos um pouco mais sobre módulos da linha diesel. O sistema em si é muito parecido com os da linha leve, só que mais complexo. Assim, mesmo que você seja um reparador da linha leve, poderá tirar muito proveito e quem sabe, abrir os olhos para um campo muito mais carente e rendoso.  

A partir deste artigo te ajudaremos a compreender a estrutura de um módulo da linha diesel e quais equipamentos utilizar em cada situação - o que facilitará bastante a sua vida e te levará ao segundo passo importante, dominar técnicas em reparo. É claro que você não se tornará um reparador de módulos apenas por ler esses artigos, um curso em reparo de módulos da linha diesel te dará mais profundidade no assunto.

No entanto, esperamos que essa série de artigos te ajude a ter um bom início nesse mercado em ascensão e a descobrir o caminho para se tornar uma referência no mercado. O módulo que usaremos como base de nossas explicações será o EDC-7 (Bosch). 

Acompanhe essa série e confira algumas técnicas e conhecimentos importantes a se adquirir para se tornar uma referência em reparo de módulos eletrônicos automotivos. 

Conhecendo um Módulo da linha Diesel:

De modo geral, um módulo é composto por circuitos e componentes distintos que são fundamentais para o seu bom funcionamento. Veja a seguir os principais circuitos que você encontrará em um módulo EDC-7 (Bosch): 

• Circuito de Alimentação;

• Circuito de entrada e processamento de sinais;

• Circuito para comando de atuadores;

• Circuito de amplificação e armazenamento de tensões;

• Circuito de comunicação (Rede CAN e K).

Neste artigo focaremos no circuito de Alimentação e seus componentes principais. Também veremos um dos testes feitos neste circuito, durante uma rotina de trabalho de um reparador de módulos. 

Como identificar o circuito de Alimentação

Primeiramente tenha em mente que o objetivo desse circuito é: (1) proteger; (2) controlar e (3) distribuir energia para o módulo. Com isso em mente, observe como os componentes desse circuito cumprem essa função importante no circuito de alimentação.  

Diodos (Retificador e Zener) - São componentes semicondutores que exigem certas características da energia para poder permitir a passagem de corrente em apenas um sentido, resultando na alimentação de outros componentes do circuito. Os Diodos, em um módulo automotivo, têm características bastante interessantes.

Por exemplo, no caso do Diodo Retificador se a corrente de energia vier em um sentido contrário ao que ele foi programado, ele serve como um bloqueador, e o Diodo Zener quando recebe um pico de tensão acima do que foi programado suportar, ele absorve esse excesso e aterra. Assim, esses componentes, em um módulo automotivo, têm a importante função de proteger os outros componentes do módulo.

Capacitores (Eletrolítico, Tântalo e de Cerâmica) - Os Capacitores Eletrolíticos e de Tântalo tem polaridade positiva e negativa e são basicamente, “armazenadores de energia”, sendo que o eletrolítico trabalha em alta tensão na linha de +30 e o de Tântalo, com baixas tensões, geralmente na linha interna de 5v. Esses capacitores podem tanto suprir o módulo, quando há quedas de tensão, quanto proteger em casos de picos de tensão, por absorver a energia excedente. Já os Capacitores de Cerâmica podem ser encontrados em todos os circuitos de um módulo, geralmente são usados de modo paralelo apenas filtrando interferências e ruídos, mantendo o sinal o mais estabilizado possível. Por isso, tais componentes são bastante utilizados para controlar a energia em um módulo.

Reguladores (CIs - Circuito integrado) - A função desses componentes é fazer uma queda de tensão e distribuir apenas a tensão que os componentes internos podem suportar. Sem esses componentes, a energia vinda da fonte de alimentação provavelmente queimaria alguns componentes que foram projetados para trabalharem com até 5v. Um ponto importante é que esses componentes só terão suas funções plenamente ativadas, depois de ligarmos a ignição, com a linha +15 (pós-chave) acionada. 

Testes durante uma rotina de trabalho

A rotina de trabalho de um reparador envolve fazer diversos testes. Como já mencionamos, fazer testes aleatórios, sem uma coerência lógica, pode ser uma grande perda de tempo. 

Suponhamos que você receba uma ECU que não tem funcionamento e não comunica com scaner de diagnóstico. Você chegou à conclusão de que o defeito é no Circuito de Alimentação. Como fazer os testes? Vamos ver um dos testes importantes, ao verificar a “linha de 5v”. É bom ter em mente que esse não é o único circuito que recebe alimentação e, portanto, precisa ser verificado, no entanto é um bom ponto de partida. O objetivo desse teste é encontrar se há alimentação na linha de 5v. Para esse teste utilizaremos o multímetro na escala de Tensão 20 V.

O capacitor de Tântalo é um componente armazenador de energia da linha de baixa tensão (5v). Por ser um dos primeiros componentes desse circuito a ser alimentado e por ser um estabilizador da linha, é um bom componente para se verificar primeiro. Se ele tiver 5v, você elimina a possibilidade de ter um problema no Regulador de Tensão (componente responsável por distribuir a alimentação). Assim, a probabilidade de o restante da linha estar alimentado é grande. Caso o Capacitor de Tântalo não tenha os 5v, verifique o Regulador de Tensão. Não encontrando 5v o problema pode estar no Regulador.

Caso não encontre as tensões de 5V em nenhum dos componentes e tiver alguns aparentando curto-circuito, não se precipite em concluir que todos estão em curto. Às vezes, um componente da linha de 5v, como por exemplo, um Capacitor de

Cerâmica está em curto e “roubando” a alimentação de vários componentes, dando a impressão de que todos também estão em curto.  Assim, o ideal é encontrar o único o componente em curto, e fazer troca apenas desse.

Invista em conhecimento

Sem conhecimentos específicos é impossível efetuar reparos de módulos de injeção com sucesso. Portanto, invista em você profissional reparador! Especialize-se nessa área que talvez ainda não conheça - a eletrônica embarcada automotiva voltada ao reparo de módulos. Para isso, procure cursos específicos e mantenha-se sempre atualizado nas inovações da área automotiva.

Além disso, é imprescindível a aquisição de equipamentos voltados para o auxílio ao reparador de módulos, como por exemplo simuladores, ferramentas de medição e de soldagem para que tenha um laboratório completo e especializado.

Dessa forma, com certeza poderá se destacar em sua região como um profissional completo e moderno. 

 

Comentários