Oficina Brasil


RAM e-Torque tem sistema hibrido leve substituindo o alternador pelo motor/gerador robusto

A picape RAM é sinônimo de potência através do uso dos seus motores de combustão interna, que receberam um aliado para reduzir o consumo de combustível, que tem a função de gerar energia e também ajudar na tração

Compartilhe
Por Gaspar


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Instalado no mesmo lugar do alternador convencional de 12 V, o novo componente tem a função de gerador e motor, que funciona com 48 volts. 

Acionado por uma correia de transmissão entre as polias do virabrequim e do gerador/motor, permite transmitir torque ao virabrequim do motor quando ele está operando como um motor de acionamento híbrido.  

Ao retirar o pé do acelerador, o virabrequim transmite o torque de volta para o gerador/motor que muda para o modo gerador, convertendo a energia cinética do carro em eletricidade, funcionando exatamente como um gerador de energia.

Quando o motor está em funcionamento, a unidade geradora do motor RAM e-Torque fornece uma tensão de 48 volts para uma bateria de íon-lítio-níquel-manganês-cobalto (NMC)-grafite de 430 watts/hora e inclui um conversor DC/DC de 3 quilowatts, que converte 48 volts em 12 volts para que a energia possa ser usada para alimentar os acessórios da picape RAM 1500 e carregar a bateria de chumbo-ácido convencional de 12 volts. 

A bateria de 48 volts não substitui a bateria de 12 volts, porque a bateria convencional funciona com maior eficiência em temperaturas extremas para partidas a frio e também simplifica o sistema elétrico que alimenta os componentes e acessórios de 12 volts. 

A energia elétrica no sistema e-Torque é armazenada em uma bateria instalada na parede traseira da cabine da picape e isolada para abafar o ruido dos ventiladores de resfriamento. O sistema aproveita o ar interno da cabine, que é refrigerado pelo sistema de ar-condicionado da picape. 

As picapes RAM e-Torque equipadas com o motor HEMI V-8 são equipadas com um motor/gerador Magneti Marelli, montado convencionalmente próximo ao topo do motor, onde o resfriamento a ar funciona bem, já no motor V-6, o motor/gerador Continental é refrigerado a água.  

O motor/gerador também gera eletricidade durante a desaceleração e frenagem através do sistema de regeneração. Esse processo captura energia que, de outra forma, se dissiparia como calor residual. Essa energia flui para a bateria de 48 volts para armazenamento e mantém a bateria em um nível de carga adequado. 

Ao tirar o pé do acelerador com a picape em alta velocidade, o motor/gerador do e-Torque começa a gerar energia elétrica que realimenta a bateria e ao mesmo tempo suaviza as reduções da transmissão.  

Ao desacelerar ou utilizar o freio levemente, como uma parada gradual, o motor/gerador e-Torque da picape RAM muda para o modo de regeneração pura, que desativa os freios a disco tradicionais e aplica os regenerativos. O veículo ainda é desacelerado na taxa pretendida, mas o atrito gerado é transformado em energia para ser armazenada e utilizada nas retomadas de acelerações.  

Nas frenagens mais fortes, como uma parada de emergência, os freios a disco tradicionais são utilizados e também há um estágio intermediário entre a regeneração pura e a parada com freio a disco puro. Este sistema de três estágios é chamado de regeneração mista. 

A frenagem regenerativa combinada ajuda a aliviar o estresse dos componentes do sistema de freios, permitindo que eles durem mais. 

Mecanicamente os motores/geradores do e-Torque usam uma correia de transmissão de acessórios de 8 estrias para desacelerar e acelerar, portanto, a correia deve ser maior e mais forte e também requer um tensor em ambos os lados para manter as correias apertadas enquanto o motor/gerador passa de geração para motorização.

O e-Torque Hemi V-8 também recebe uma polia do virabrequim maior que melhora a alavancagem do motor/gerador.

A combinação do motor/gerador e da bateria de 48 volts oferece benefícios que incluem maior economia de combustível, melhor capacidade de reboque e transporte. O sistema "inteligente" controlado eletronicamente tem seis modos de operação separados, sendo que o mais importante deles é a função automática de parada e partida do motor, que é quase imperceptível. 

O sistema híbrido leve alterna automaticamente entre as fontes de energia a gasolina e elétrica, dependendo das condições de direção. Por exemplo, quando o carro está parado em um sinal vermelho, o motor elétrico acionará o veículo. Quando o motorista acelera, o motor a gasolina assume o controle.

O sistema e-Torque reinicia o motor e retoma o movimento de avanço em 70 milissegundos após uma parada automática. 

A razão pela qual funciona tão bem é sua potência adicional em comparação com uma bateria de partida típica. Para reinicializações do motor, o e-Torque envia até 176Nm de torque suplementar ao virabrequim do motor para ligar o motor novamente. O torque para as rodas viaja em 400 milissegundos, mais de duas vezes mais rápido do que nos sistemas típicos de parada e partida do motor que usam uma bateria de partida convencional.  

Além de girar o virabrequim do motor para ajudar no momento da partida, o e-Torque também recaptura a energia durante a desaceleração e a frenagem para carregar a bateria. O sistema usa a energia recapturada para ajudar na economia de combustível e melhorar a dirigibilidade geral.  

O sistema e-Torque usa a função do motor/gerador para adicionar torque extra ao virabrequim durante as mudanças de marcha para minimizar ruído, vibração e aspereza.  

Da mesma forma, o motor/gerador pode usar a bateria de 48 volts para fornecer torque adicional para ajudar na aceleração na estrada e em situações como rebocar um trailer de barco por uma rampa em um local de desembarque. 

O motor HEMI V-8 tem a função de anular metade dos cilindros quando a picape RAM está em rodovias planas e em velocidade de cruzeiro e é neste momento que o motor/gerador é ativado para ajudar a manter a velocidade, reduzindo ainda mais o consumo de combustível utilizado pelo motor de combustão. 

O sistema faz mais do que reiniciar o motor rapidamente nos semáforos; ele aproveita a capacidade dos componentes do motor/gerador para amortecer ativamente a vibração ao desligar o motor, fornecendo torque para contrapor a rotação em pulsos, esses pulsos correspondem ao tremor da compressão dos cilindros do motor e à massa rotativa. 

Ele faz exatamente o oposto na partida, empurrando o torque para o motor de forma pulsante, combinando os ciclos de compressão para suavizar todo o processo para cancelar as vibrações do motor ao ligar e desligar.  

Na desaceleração, o motor realmente aciona o motor/gerador para ajudar a igualar as rotações e suavizar as reduções de marcha. O motor elétrico e os sistemas de energia podem mudar de tração total para regeneração total em apenas 60 milissegundos, mas a limitação é o sistema de correia. 

Comentários